Argentina

Roteiro pelo Valle do Uco, em Mendoza

Publicado por
Duda Vetere

As viagens enogastronômicas estão cada vez mais em alta. Afinal, o que não faltam são destinos para os amantes de vinhos, desde aqui mesmo no Brasil, na América do Sul e Europa. Recentemente, fizemos uma viagem para a Argentina, mais precisamente Mendoza, responsável por 70% da produção de vinhos do país. Além disso, um lugar belíssimo, aos pés da Cordilheira dos Andes, que vale a pena ser visitado. Perto dali, a 100 km do centro, fica o Valle de Uco, com hotéis boutique vinícolas super charmosos! Veja como foi o nosso roteiro pelo Valle do Uco, em Mendoza:

? Reserve aqui o seu hotel em Valle de Uco pelo melhor preço.

Roteiro pelo Valle do Uco, em Mendoza

A estrada é lindíssima, e quem vai até a primavera, ou seja, início de dezembro, ainda consegue ver os picos nevados da Cordilheira. Certamente um visual de cair o queixo! Recomendo dormir uma noite por lá, assim você consegue aproveitar o dia com mais calma. Aliás, o que não faltam são ótimas opções wine lodges com bons restaurantes, e visitas guiadas com direito a degustação. No Vale, encontramos muitas vinícolas que, depois de alguns anos, se tornaram também hotéis boutique, a maioria exclusivos e com poucos quartos.

+Três vinícolas imperdíveis em Mendoza

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Os vinhedos do Valle do Uco

Al Pasión

O lodge tem apenas 5 quartos duplos de luxo e 1 para a família, e cada um tem uma decoração única, baseada nos elementos metal, madeira, terra, ar, água e fogo. As acomodações possuem adega, sala, biblioteca com lareira, e varanda com rede. Além disso, o Al Pasión tem um terraço super agradável, com vista para os vinhedos e as montanhas. Há também uma piscina com espreguiçadeiras para os meses mais quentes.

+Conheça o Arakur, hotel de luxo no Ushuaia

Lobby do lodge
A piscina no meio das vinhas

O Restaurante Alpasión está aberto também para não hóspedes, em um ambiente aconchegante e intimista, super agradável. Foi onde almoçamos durante o nosso dia pelo Valle de Uco. No cardápio, pratos da tradicional culinária argentina com o toque do chef Hector Ordenes. É necessário fazer reserva!

+Dicas de 5 restaurantes em Buenos Aires

O Al Pasión tem o seu próprio vinho, produzido ali mesmo, com o enólogo Karim Mussi. São 6 rótulos que apresentam as impressões digitais e nomes de todos os proprietários, como, por exemplo, o Grand Malbeccerca de 80% da produção, e o WhatAboutMe? Sauvignon Blanc.

Um dos vinhos do Al Pasión

Casa Petrini

Aberta há apenas seis meses, a Casa Petrini é um projeto enoturístico que envolve adega, acomodações e restaurante. Aliás, foi lá que passei a minha noite, e adorei! Com uma decoração luxo rústico, é também super privado, afinal, são apenas 8 suítes com ótimo tamanho. O meu quarto tinha uma varanda com vista incrível para a Cordilheira! Certamente é o lugar ideal para quem quer descansar, tomar um vinho e comer bem.

+Saiba o que fazer no Ushuaia

A propriedade
O quarto

Os vinhedos, situados a 1.170 metros acima do nível do mar, e junto ao Rio Las Tunas, tem 35 hectares plantados em 2013 com as variedades de Chardonnay, Malbec, Tannat, Petit Verdot e Cabernet Franc. As visitas acontecem todos os dias, às 11h, 15h e 16h, mediante reserva.

+Melhor Hotel de Bordeaux|Spa do vinho na França

Vista para a Cordilheira

O restaurante Enrico, é uma homenagem a Don Enrico Petrini, o mais velho de oito irmãos, que desembarcou da Itália na Argentina em 1919. A cozinha traz uma gastronomia nativa e mediterrânea harmonizada com os vinhos da casa, é claro. Assim como toda a propriedade, tem uma vista belíssima para os Andes.

Casa de Uco Vineyards & Wine Resort

No coração do Valle de Uco, fica em uma fazenda de 320 hectares com vinhedos privados, vilas entre as vinhas, adega e um hotel de vinho. O projeto arquitetônico é moderno e sofisticado, feito com materiais nobres e muita madeira. Há um wine bar & lounge logo na entrada, sala de estar com lareira a lenha, sala de jogos e um exclusivo restaurante. O destaque é a cave subterrânea, que guarda uma seleção dos melhores vinhos da região. Além disso, tem um spa super completo com piscina externa, jacuzzi e solarium.

+Marques de Riscal, hotel de vinho na Espanha

A Casa de Uco

O restaurante utiliza ingredientes locais e da estação, de preferência orgânicos, junto com produtores da região. Os vinhos são produzidos ali, a 1250 metros acima do nível do mar, no clima semidesértico. Ao todo são seis rótulos, começando pelo El Salvaje Blend de Blancs, com 66% Sauvignon Blanc, 17% Torrontés e 17% Chardonnay. Há também vinhos orgânicos, como o El Salvaje Orgánico Pinot Noir 2017.

The Vines of Mendoza

O The Vines fica em um terreno de 650 acres e começou como um projeto de vinhedos privados, onde os donos podiam comprar um pedaço de terra e produzir seu próprio vinho. Atualmente, são mais de 213 de todas as partes do mundo. Na bodega, são produzidos mais de 300 safras exclusivas por ano, onde há também uma sala de degustação que oferece diversas atividades para os hóspedes do The Vines Resort & Spa, inaugurado em 2014, que leva o selo Leading Hotels of the World.

O The Vines é belíssimo
Um lugar lindo!

O hotel tem apenas 21 vilas, decoradas com pedras e madeira clara, bem rústico e elegante. Com muita luz natural, tem um lobby com pé direito altíssimo e janelas de vidro com vista para a área da piscina e as Cordilheiras. Além disso, é lá que fica um dos melhores restaurantes de Mendoza, o Siete Fuegos, do consagrado chef argentino Francis Mallmann.

Um dos quartos de uma vila
Cozinha aberta com os 7 fogos

Leva este nome pois utiliza sete formas de usar o fogo inspiradas pelos gaúchos argentinos e imigrantes europeus. Portanto, espere carnes saborosíssimas! Mesmo não sendo hóspede do hotel, vale a pena reservar um almoço ou jantar por lá.

Ojo de bife divino!

Então, estas foram algumas das nossas dicas para o seu roteiro pelo Valle do Uco, em Mendoza! Se você é fã de vinho, certamente precisa conhecer esta região.

A jornalista viajou a convite da Beyond Destinations e Destino Argentina e conectada com o chip da Easysim4u.

Por Duda Vétere em Novembro 2018

Fotos: Duda Vétere e Marcella Perolli

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Bistrô carioca Guimas chega em Cascais

O novo bistrô carioca Guimas em Cascais. O bistrô carioca, que existe desde 1981 na…

9 horas atrás

Magnólia, novo bar em Ipanema resgata a boemia carioca

Na esquina das ruas Redentor e Garcia D’Avila, o Magnólia traz um novo sabor ao…

1 dia atrás

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

4 dias atrás

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

7 dias atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

1 semana atrás

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas. Fomos conhecer o…

1 semana atrás