Gastronomia

Guia Michelin em Buenos Aires e Mendoza: 71 restaurantes premiados na Argentina

Publicado por
Leonardo Marchetti

Boas notícias para quem gosta de comer bem! O Guia Michelin chegou à Argentina e anunciou os 71 restaurantes premiados de Buenos Aires e Mendoza. Dentre os estabelecimentos avaliados, 52 estão em Buenos Aires e 19 em Mendoza. O único restaurante contemplado com duas estrelas foi o Aramburu, em Buenos Aires, que já tivemos a oportunidade de conhecer! Já o tradicional Don Julio, eleito o melhor restaurante da Argentina pelo Latin America’s 50 Best Restaurants (3º lugar na lista geral), ganhou uma estrela Michelin. Aliás, as cidades são as duas primeiras regiões hispânicas da América do Sul a ter a avaliação do Guia Michelin. Portanto, venha conhecer mais os restaurantes premiados da Argentina, neste Guia Michelin em Buenos Aires e Mendoza, para já incluir no seu roteiro.

Aproveite para ler mais dicas sobre a Argentina:

Aliás, se você tem planos de viajar para Argentina, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro! Não muda nada e desta maneira você consegue nos ajudar a monetizar nosso trabalho.

O premiado restaurante com duas estrelas Michelin, em Buenos Aires

O primeiro restaurante premiado da Argentina é o Aramburu, em Buenos Aires, comandado pelo chef-proprietário Gonzalo Aramburu, que oferece uma cozinha criativa que celebra o melhor dos produtos argentinos da temporada. O menu degustação (18 serviços) mistura inovação, técnica apurada e estética requintada, com deliciosas iguarias marinhas. Assim, a cozinha aberta permite que os comensais vejam o balé virtuoso que o chef e sua equipe apresentam.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Ambiente do Aramburu

Seis restaurantes premiados pelo Guia Michelin em Buenos Aires e Mendoza

No Don Julio, restaurante de churrasco renomado em Buenos Aires, o chef Guido Tassi assina um menu que demonstra sua paixão pelas melhores carnes argentinas. A princípio, os clientes fazem uma imersão na culinária local que, graças ao talento do chef, atinge um nível gastronômico de alto nível. Aliás, o sommelier Martín Bruno também foi premiado pelo guia. O Trescha, também em Buenos Aires, dirigido pelo jovem chef Tomás Treschanski, pretende ser um verdadeiro laboratório gastronômico. No entanto, o menu degustação – que muda a cada três meses – apresenta 15 etapas de pequenas porções, cada uma mais criativa que a outra.

A fachada do Don Julio
As deliciosas carnes
Parte interna do Don Julio

Em Mendoza, o restaurante premiado na Argentina, Azafrán, também recebeu uma estrela Michelin. Os três menus degustação, que combinam receitas clássicas e toques criativos, conquistaram os inspetores do guia. Por isso, apegado aos produtos de qualidade da região, o chef Sebastián Weigandt acrescenta um toque patrimonial às suas propostas, pois elas se inscrevem em um documento sobre a alimentação dos primeiros habitantes dali. No Brindillas, o chef Mariano Gallego elabora propostas que respiram imaginação e modernidade. Asim, o menu degustação é delicado e demonstra um cuidado com as texturas, como o prato de berinjela grelhada, servido com molho romesco e acompanhado de cubos de anchovas.

Estrelados em Buenos Aires

A Casa Vigil, também em Mendoza, surpreendeu as equipes de seleção com sua abordagem única, lúdica e orquestrada pelo chef Ivan Azar. Mais do que um restaurante, este local oferece visitas guiadas pelos vinhedos e pomares da propriedade, enquanto na mesa, os menus contemporâneos exaltam os produtos sazonais da região. Para fechar, o Zonda Cocina de Paisaje também recebeu uma estrela. O chef Augusto Garcia eleva ao nível gastronômico com uma cozinha simples e essencial.

Sete restaurantes reconhecidos pela Estrela Verde Michelin 

Nesta primeira seleção de restaurantes, sete estabelecimentos receberam a Estrela Verde Michelin, sendo quatro em Buenos Aires e três em Mendoza. A Estrela Verde, mais nova das distinções do guia, destaca os restaurantes modelos da seleção em termos de gastronomia sustentável. Esses estabelecimentos, portanto, desenvolvem suas próprias iniciativas e têm em comum a conciliação de excelência culinária e compromissos sustentáveis.

Mendoza é conhecida por suas vinícolas
Buenos Aires tem excelentes restaurantes

Entre os escolhidos, estão, por exemplo, o premiado Don Julio, Casa Vigil, Zonda Cocina de Paisaje, Anchoíta, Crizia, El Preferido de Palermo e Riccitelli Bistró. Estes locais são avaliados por suas iniciativas sobre a origem dos produtos, a redução da cadeia de suprimentos e a composição de seu cardápio.

O Bib Gourmand 

Como parte da seleção do guia, o Bib Gourmand destaca os restaurantes que se distinguem por seu excelente custo-benefício. Assim, os restaurantes da categoria são particularmente apreciados pelos gourmets que procuram endereços acessíveis, sem abrir mão da qualidade dos produtos e da cozinha. Nesta primeira seleção, sete estabelecimentos, todos em Buenos Aires, são premiados com um Bib Gourmand. Entre eles, por exemplo, estão o Anafe, Bis Bistró, Mengano, Caseros, La Alacrna Trattoria, Reliquia e Republica del Fuego.

A seleção completa do Guia Michelin Buenos Aires e Mendoza 2024 está disponível gratuitamente no site e no aplicativo. Ela se junta à seleção de hotéis do guia, que destaca os lugares de hospedagem mais originais na Argentina e em todo o mundo. O Guia Michelin é uma referência no mundo da gastronomia e define um padrão de qualidade para os restaurantes.

Novembro de 2023
Texto: Leonardo Marchetti
Fotos: Renata Araújo e divulgação

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Leonardo Marchetti

Posts recentes

Pato com Laranja: sofisticado restaurante asiático na Dias Ferreira

A casa chega à badalada Dias Ferreira com ambiente elegante, balcão no sushibar e dj's…

1 dia atrás

Bistrô carioca Guimas chega em Cascais

O novo bistrô carioca Guimas em Cascais. O bistrô carioca, que existe desde 1981 na…

2 dias atrás

Magnólia, novo bar em Ipanema resgata a boemia carioca

Na esquina das ruas Redentor e Garcia D’Avila, o Magnólia traz um novo sabor ao…

3 dias atrás

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

5 dias atrás

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

1 semana atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

1 semana atrás