Roteiro de férias em Trancoso

Reduto dos paulistas e mineiros, como maioria entre os turistas presentes, Trancoso se tornou a capital hippie-chic do Brasil. Então, é o destino de um público seleto, que gosta do mix natureza com gastronomia sofisticada. Além disso, a cidade tem as mais belas paisagens da Bahia. Sem dúvida, vale a pena fazer um roteiro de férias em Trancoso, claro, com todos os cuidados possíveis por conta da pandemia.

+10 Cuidados nos hotéis em tempos de pandemia

+Melhor hotel de Santa Teresa: Mc Gallery

Roteiro de férias em Trancoso

Logo na primeira noite fomos ao Quadrado, o centrinho gastronômico, onde fica a charmosa e pequena igreja da cidade. É lá também que estão as galerias de arte, lojas de roupa, bares e barracas de artesanato, caipirinhas, acarajé e tapioca. Aliás, é fácil se deparar com as cantoras Vanessa da Mata e Elba Ramalho andando por ali.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Roteiro de férias em Trancoso
Igreja da cidade
Barraquinha de tapioca em Trancoso
Barraquinha de Tapioca no Quadrado]
artesanato em Trancoso
Artesanato nas ruas do Quadrado

Na primeira semana de janeiro, em tempos de Covid, não se ouvia falar em festas, beach parties com DJ e outros agitos do gênero. As pessoas circulavam de máscara pela cidade, mas os restaurantes viviam lotados e só trabalhavam mediante reserva. Sendo assim, turistas que frequentam o balneário foram pegos de surpresa com as novas regras.

+Refúgio da Vila: a melhor pousada da Praia do Forte, na Bahia

Entre os beach clubs, destaque para as Pousadas Bahia Bonita e Espelho D’Agua. Os hóspedes da Bahia Bonita contavam com camas em bangalôs para banho de sol, em um ambiente altamente instagramável. Não à toa que foi a escolha de Luan Santana para o Ano Novo 2021. Além de massagem pé na areia e um exército de garçons para servir aos hóspedes, a seleção musical embalava as manhãs e tardes na praia. Drinques diversos, ceviche e porção de mini acarajé estão entre as delícias mais pedidas. Outro ponto alto da pousada é o café da manhã, servido em caixas individuais por quarto. O menu, então, é enviado sempre na véspera à noite por WhatsApp.

Roteiro de férias em Trancoso
Pousada Bahia Bonita
Café da manhã Bahia Bonita
O café da manhã vinha em caixas

+7 restaurantes com a cara do verão no Rio

Outros hotéis – roteiro de férias em Trancoso

Além das duas pousadas, outra opção para quem quer ter uma boa estadia em Trancoso é a Casa La Torre, localizada no Quadrado. A Etnia Trancoso e a Segredos de Trancoso também são pousadas bem legais.

Porém, o melhor hotel de Trancoso é o UXUA. Ele é discreto, elegante, sustentável e totalmente integrado com a natureza. Certamente, um dos nossos favoritos. Aliás, o restaurante do hotel também está na nossa lista de lugares para jantar.

UXUA – Trancoso – Bahia
O uxua é um charme

Onde jantar

O Uxuá conta com o melhor prato de polvo com arroz negro, de fato. Além disso, a entrada de camarões picantes ao molho rústico de tomate é outra delícia da casa.

Para quem prefere os clássicos, o Capim Santo é uma excelente pedida para a hora do jantar. Afinal, o restaurante de comida brasileira é impecável.

O Cacau segue a mesma pegada. As especialidades são, por exemplo, pecados, acarajé e carne seca. Tudo isso em meio à natureza.

+Os melhores hotéis do Brasil pelo You Must Go!

Há também os restaurantes frequentados por famosos, que valem a pena ir. Entre eles, o Cantinho Doce que conta com uma excelente moqueca da camarão e a Elba Ramalho parece gostar de lá. Já para os fãs de pizza, a Maritaca é uma ótima escolha

Com comida caseira, o restaurante Floresta fica em um seringal. Aliás, é do mesmo dono do Jacaré que serve um incrível risotto de lagosta.

O Silvana tem como especialidade os frutos do mar. Então, para quem curte essa culinária, é imperdível!

Já a Casa da Glória promete agradar aos fãs de feijoada, servida aos domingos no lugar que é bem rústico. Aliás, não deixe de pedir a caipirinha de siriguela para acompanhar.

+12 piscinas deslumbrantes de hotéis no Brasil e no mundo

Alguns passeios – roteiro de férias em Trancoso

A Bahia é um lugar onde o artesanato e a arte são bem fortes. Para quem gosta de lojas de decoração a dica é visitar a Divinos, no Quadrado. Já para os amantes da arte local, não deixe de ir na Galeria Joana Vieira.

Galeria da Joana
Galeria Joana Vieira
Divinos

Há também alguns passeios pelos arredores à venda, como por exemplo, Caraíva. Nossa recomendação é a empresa Meio Kilo Trancoso Adventure.

Tati Datz em Trancoso
Tati Datz curtindo Trancoso

+Top destinos de praia no Brasil para as férias

E se você adora fazer boas fotos quando viaja, o Fred Pontes é um fotógrafo badalado que conhece tudo sobre a cidade. Ou seja, ele pode te fotografar nos melhores locais.

Texto por Tati Datz, Marina Moraes e Renata Araújo.

Fotos por Tati Datz.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.