Rio de Janeiro

Rio Coffee Nation: Maior evento de café do Brasil chega ao Pier Mauá

Publicado por
Leonardo Marchetti

Atenção amantes de café! Pela primeira vez, o maior evento de café do Brasil estará no Armazém 1B, do Pier Mauá, nos dias 20, 21 e 22 de outubro. O Rio Coffee Nation, que reúne cafés especiais e orgânicos, promete levar mais de 50 produtores de diversas regiões do país, com o objetivo de promover o mercado de grãos na cidade. Portanto, não só para os apaixonados, mas certamente este é um ótimo programa no Rio para quem trabalha com a bebida e pretende conhecer mais sobre a produção, conservação e métodos.

Aliás, aproveite para ler também mais dicas do Rio:

Aliás, se você tem planos de ir para o Rio de Janeiro, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro!

60 balcões espalhados pelo maior evento de café do Brasil

Na área interna, com 60 balcões individuais, o Rio Coffee Nation terá salas de competição e de cursos, auditório, um palco e, claro, muita degustação de café! Já a parte externa, além de uma vista deslumbrante para a Baía da Guanabara, o evento contará com foodtrucks e uma praça com mesas e bancos. Comandada pela executiva de Marketing, Martina Barth d’Avila, a 4ª edição do maior evento de café do Brasil traz algumas novidades para o Pier Mauá, como cursos, oficinas, workshops com certificados e uma competição de melhor barista do Rio Coffee Nation. Já para quem gosta de música, a programação também inclui um Happy Hour com Bossa Nova ao vivo, nos dias 20 e 21, com direito a drinques à base de café. Veja a programação completa aqui!

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Serão 60 balcões com muita degustação de café

Entre os convidados do evento, estão, por exemplo, Veda Viraswami, diretor de torrefação e chef do Le Café Alain Ducasse, em Paris; o campeão francês de mixologia, Carlos José Alves Ramos, que apresentará receitas de incríveis coquetéis com café; e o chef pâtissier francês, Mohamed, do programa Le Meilleur Pâtissier, dará uma oficina de 1h30 no Palco Coffee Experience.

Pela primeira vez, o Rio Coffee Nation será no Pier Mauá

Cafés especiais

Segundo a Metodologia de Avaliação Sensorial da Specialty Coffee Association (SCA), o café especial é aquele que atinge, no mínimo, 80 pontos na escala de uma pontuação que vai até 100. Atualmente, esta categoria representa cerca de 12% do mercado internacional, de acordo com a Brazilian Specialty Coffee Association (BSCA). Saiba quais são os atributos de avaliação:

  • Fragrância/Aroma
  • Uniformidade (cada xícara representa 20% do lote avaliado)
  • Ausência de Defeitos
  • Doçura
  • Sabor
  • Acidez
  • Corpo
  • Finalização
  • Harmonia
  • Conceito Final (impressão geral sobre o café: única parcela de subjetividade do classificador na avaliação)

Cafés orgânicos

O que diferencia o café orgânico de outros tipos de cafés? Todo produto orgânico é natural, ou seja, ele não sofre nenhuma influência de outros componentes, além de nada ser utilizado para o seu desenvolvimento. Por exemplo, para que uma plantação de morango seja orgânica, nada poderá ser utilizado no crescimento ou para controlar pragas. Tudo precisa acontecer naturalmente.

Rio Coffee Nation 2023

Assim acontece com o café orgânico. Mas não se engane! Ao comprar o fruto de café convencional, você não notará diferenças visuais em relação aos orgânicos. Um café de qualidade pode ser orgânico ou não: tudo depende do manejo na lavoura e como o grão é conservado.

No Pier Mauá, o que não vai faltar no maior evento de café do Brasil é degustação. Portanto, você deve ir para conhecer todas as nuances dessa bebida, que de fato é uma paixão nacional!

Uma breve história do café

Nos idos de 1727, o café chegou em Belém, trazido da Guiana Francesa. Foi no início do século XX, que o produto se tornou a principal exportação da economia brasileira. O grão passou pelo Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Assim, a cultura da bebida ocupou vales e montanhas, possibilitou o surgimento de cidades e a dinamização de importantes centros urbanos. Portanto, não há dúvidas de que o café é super importante na história do nosso país.

O evento reúne cafés especiais e orgânicos

Mesmo tendo suas mudas plantadas pela primeira vez em Belém, o café não conseguiu se fixar na região amazônica, devido às condições naturais. Tampouco teve sucesso no Nordeste. Chegou ao Rio de Janeiro em 1760, espalhando-se pela região e transformando o estado na Capital do Café Brasileiro. Já em 1973, com o deslocamento dos cafezais para o Cerrado Mineiro, houve uma forte renovação na cafeicultura nacional, com utilização de tecnologia na produção. Com isso, até hoje, os produtores mineiros possuem propriedades de pequenas dimensões.

Portanto, por essas e outras que você, amante dessa bebida, não pode perder o maior evento de café do Brasil, no Pier Mauá!

End: Armazém 1B, do Pier Mauá: Avenida Rodrigues Alves, 10 – Praça Mauá, Rio de Janeiro.
Horários de funcionamento: Sexta-feira (20), a partir de 12h; Sábado (21), a partir das 10h; Domingo (22), a partir das 10h.
Ingressos ficarão à venda neste site até o dia 19 de outubro (quinta-feira).

Outubro de 2023.
Fotos: Divulgação
Texto: Leonardo Marchetti

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Leonardo Marchetti

Posts recentes

Pendry, o melhor hotel de Newport Beach -destino de luxo na Califórnia

O novo Pendry certamente é o melhor hotel de Newport Beach, destino de luxo na…

8 horas atrás

Um dia em Santiago de Compostela, na Galícia: atrações, restaurantes e hotéis

Roteiro de um dia em Santiago de Compostela, Patrimônio Mundial da UNESCO, capital da Galícia…

2 dias atrás

18 Restaurantes para o Dia dos Namorados em São Paulo

A vibrante metrópole brasileira oferece uma vasta oferta gastronômica para casais em busca de momentos…

3 dias atrás

Loire Bistrô: restaurante francês na Barra da Tijuca

Inspirado na região do Vale do Loire, restaurante francês na Barra da Tijuca tem menu…

4 dias atrás

Restaurantes românticos no Rio para comemorar o Dia dos Namorados

Restaurantes românticos no Rio para comemorar o Dia dos Namorados. O Dia dos Namorados está…

6 dias atrás

Melhores restaurantes do mundo: 50 Best 2024 em Las Vegas

Na lista dos melhores restaurantes do mundo, o vencedor é o Espanhol Disfrutar! E tem…

6 dias atrás