retomada em Salvador

Após quatro meses de medidas restritivas, diversas cidades brasileiras começaram a flexibilizar o isolamento social e, aos poucos, estão retornando as atividades. É o caso de Salvador, que está na primeira fase da reabertura. Nessa etapa, shoppings, centros comerciais e templos religiosos foram autorizados a operarem novamente. Além disso, alguns hotéis estão funcionando. Certamente, seguindo todos os protocolos de higiene e distanciamento social, com capacidade reduzida. Portanto, neste post, saiba como está a retomada em Salvador e o que está funcionando. Aproveite para ler também sobre a reabertura de parques e áreas de lazer no Rio e dicas de hotéis na natureza, tendência pós Covid-19.

+Reserve aqui o seu hotel pelo melhor preço.

Retomada em Salvador, na Bahia

Ao todo serão três fases de reabertura da cidade que dependem da capacidade de ocupação dos leitos de UTI. No primeiro estágio da retomada, shopping, centros comerciais e semelhantes podem voltar a operar. Além disso, comércios de rua acima de 200 m², templos religiosos, igrejas e drive-in estão liberados. Entretanto, assim como as medidas de higiene são necessárias, esses estabelecimentos adotaram novos horários de funcionamento e reduziram a capacidade.

+Guia digital sobre o Brasil

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Praias, por exemplo, ainda não estão liberadas

Na segunda fase, academias de ginástica, barbearias e salões de beleza poderão reabrir seguindo os protocolos necessários. Assim como, centros culturais, museus, galerias de artes, bares e restaurantes que também voltarão a operar. Já na terceira etapa, parque de diversões e temáticos, teatros, cinemas, demais casas de espetáculos, clubes sociais e esportivos e centros de eventos e de convenções abrirão.

+Origem: o melhor restaurante de Salvador

Farol da Barra

Pontos turísticos

Autorizada pela prefeitura, a famosa e importante Basílica do Senhor do Bonfim, situada na Colina Sagrada, está aberta. Seguindo as medidas de distanciamento, a Igreja vai dividir as missas em participação restrita e limitada. Na restrita, a missa acontecerá com a Igreja fechada e com, no máximo, 20 pessoas inscritas antecipadamente. Já na limitada, em torno de 50 fiéis poderão assistir ao culto e a Igreja estará aberta. Idosos e pessoas com deficiências terão prioridade de entrada. Além da alteração dos horários das missas, a Igreja está seguindo rigorosamente os protocolos de higiene. Sendo assim, há tapetes de higienização, dispensadores de álcool em gel e, nos intervalos dos cultos, os bancos e cadeiras estão sendo higienizados.

Basílica

Assim como a Basílica, o Mercado Modelo, para reabrir, também teve que se adequar à nova realidade. Por isso, a máscara é de uso obrigatório para funcionários e clientes e haverá lavatório público para a higienização das mãos. Para evitar aglomerações, a entrada e a saída de pessoas foram separadas e cada boxe só pode receber um cliente por vez.

+Top 5 atrações em Salvador

retomada em Salvador

Mercado Modelo visto de cima

Entretanto, não são todos os pontos turísticos que estão autorizados a voltarem a funcionar. O Elevador Lacerda, por exemplo, ainda não está operando. Como também, as praias da capital, já que elas só devem ser liberadas a partir da terceira fase de retomada da cidade.

+Origem: o melhor restaurante de Salvador

Os hotéis na retomada em Salvador

Como alguns pontos turísticos ainda não foram abertos nesta retomada em Salvador e há poucos turistas na cidade, alguns hotéis continuam fechados. Localizado no Centro Histórico de Salvador, o Fera Palace Hotel, de quatro estrelas, está fechado temporariamente por conta da pandemia de covid-19. A equipe espera receber os hóspedes a partir de dezembro.

Rooftop e piscina do Fera

O Hotel Fasano Salvador, de cinco estrelas, situado na Praça Castro Alves, também está com sua operação provisoriamente suspensa. Porém, ainda não há uma definição de data para reabertura. Esse também é o caso do La Villa Bahia, hotel de quatro estrelas, no Pelourinho. A princípio, a reabertura do local será em janeiro, mas dependerá do desenvolvimento do coronavírus no Brasil.

Fachada do hotel La Villa Bahia

Entretanto, alguns hotéis estão funcionando. Um deles é o cinco estrelas Zank by Toque Hotel, e o Mercure Salvador Rio Vermelho Hotel, ambos situados no Rio Vermelho, bairro boêmio da cidade. Para funcionarem, os hotéis precisaram se adaptar à pandemia fazendo algumas alterações. Entre as mudanças, há o uso obrigatório de máscara nas dependências. Além disso, tanto o Zank quanto o Mercure estão oferecendo, preferencialmente, o café da manhã nos quartos para preservar o distanciamento.

Piscina do Zank

Por Renata Araújo e Manuella Cavalcanti, Agosto 2020.

Fotos: Renata Araújo

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.