Na minha última viagem a Salvador, me hospedei no La Villa Bahia, o melhor hotel do Pelourinho. Com o selo Roteiros de Charme, o hotel é uma graça, além de ser muito bem localizado. São dois antigos casarões dos séculos 17 e 18, em frente à belíssima Igreja e Convento de São Francisco, no centro histórico de Salvador. Os quartos são confortáveis, o restaurante é ótimo e o staff, simpático.

👉Reserve seu hotel em Salvador pelo melhor preço.

melhor hotel do Pelourinho

A fachada do hotel

A belíssima igreja

 

La Villa Bahia, o melhor hotel do Pelourinho

A Localização

Foi a primeira vez que fiquei hospedada em pleno Pelourinho e adorei! O centro histórico de Salvador está bem mais limpo, organizado e seguro. Há uma delegacia bem próxima ao hotel, além de vários guardas circulando. Claro que há muitos vendedores ambulantes, já que se trata de um lugar extremamente turístico, mas gostei de ver que eles estão cadastrados pela prefeitura. Além disso, há um série de lindas igrejas barrocas por perto, e, finalmente, uma infinita variedade de lojas, bares e restaurantes.

+5 praias para as férias no Brasil

melhor hotel do Pelourinho

O pelourinho e suas casinhas coloridas

melhor hotel do Pelourinho 6

As cores de Salvador

Aliás, indico ir almoçar no restaurante Maria Matamouro, a três minutos caminhando do hotel. Provavelmente uma das melhores moquecas que já comi!

+Hotel pé na areia em Maraú, na Bahia

melhor hotel do Pelourinho

Delícia de moqueca!

Ali perto também está a escola de música do Olodum. Portanto, certamente você vai se deparar com grupos tocando aquela percussão deliciosa. Mais Bahia, impossível! Já dá vontade de sair dançando…

+Hotel na Bahia: Iberostar Praia do Forte

melhor hotel do Pelourinho

Olodum, certamente um símbolo da Bahia!

As atrações

Bem pertinho do hotel fica a Casa do Carnaval da Bahia. Um novo museu, com curadoria do cenógrafo Gringo Cardia. Ele é interativo, moderno e conta a história de um dos Carnavais mais famosos do Brasil. Vale a visita!

+UXUA Casa Hotel, luxo em Trancoso

melhor hotel do Pelourinho

Certamente um ótimo passeio em Salvador

O hotel

O La Villa Bahia, o melhor hotel no Pelourinho é aconchegante e confortável. O hotel boutique foi aberto em 2006 por um francês que se mudou para a Bahia há mais de 30 anos. O hotel apresenta um luxo rústico que combina totalmente com o lugar onde está. Então, a impressão é que entramos em uma acolhedora casa de fazenda.

+Hotel Campo Bahia, onde a seleção alemã se hospedou

melhor hotel do Pelourinho

Na entrada do hotel

Os quartos

Os quartos tem tamanhos entre 19 e 40 m² e estão divididas em três andares, acessíveis por elevador e por antigas escadarias de madeira. Eles estão equipadas com telefone com linha direta, ar condicionado, TV e DVD, acesso grátis á Internet por Wifi, cofre e secador de cabelos.

+Clique aqui para dicas de Fernando de Noronha

Entre os quartos

A vista pode ser para o Largo de São Francisco, Igrejas ou para os verdejantes pátios internos. Os quartos de frente tem um pouquinho de barulho, já que trata-se de um lugar sempre com muita gente passando. Além disso, dá pra escutar um pouco de música ao vivo dos bares. Nada que atrapalhe o sono, já que eles param de tocar cedo, mas umas 17h, 18h, o barulho chega a incomodar um pouco. Peça um quarto de fundos, se for o caso.

+O melhor resort 5 estrelas de Natal: SERHS Natal

melhor hotel do Pelourinho

A decoração

Cada quarto tem uma decoração diferente. Além disso, são batizados com nomes de regiões e estados africanos, como Goa, São Tomé, Príncipe e Angola. Algumas suítes contam com cama dossel, outras com banheira. Enquanto algumas possuem um alto pé direito, outras belos tabuados antigos. Portanto, há certamente suítes para todos os gostos embora o toque comum a todas seja o charme rústico, mobiliário antigo e muita madeira.

+Carmel Charme Resort, hotel de luxo perto de Fortaleza

melhor hotel do Pelourinho

Minha experiência

Fiquei na suíte Goa, com 35m² e de frente para o Largo de São Francisco. Ela era bem confortável, com cama King Size com mosquiteiro. O quarto também tinha duas poltronas, mesa e um bom armário. O banheiro tinha um espaço razoável e o chuveiro era ótimo. As amenities eram do próprio hotel em recipientes de barro, bem charmosos.

O quarto bem no estilo colonial, enfim, um charme

melhor hotel do Pelourinho

Detalhes do quarto e banheiro

Os ambientes do Villa Bahia

Como um típico casarão histórico, o melhor hotel do Pelourinho é dividido em vários espaços bem aconchegantes. O lobby tem uma aura de sala de estar, assim como o salão de dentro, perto da piscina. Ali batia um ventinho e o ambiente convidava o hóspede a sentar-se para ler um livro ou quem sabe trabalhar um pouco com seu laptop, olhando pra piscina e para o jardim. Aliás, o hotel boutique dispõe de livros sobre Salvador, arte barroca, vegetação tropical e outros temas de interesse informativo e cultural.

melhor hotel do Pelourinho 14

O lobby parece a casa de alguém

Veja, então, se não é um charme?

Do lado de fora, as mesinhas na calçada também são bem simpáticas. Dá vontade de ficar ali bebendo alguma coisa e observando o movimento do centro histórico de Salvador. 

melhor hotel do Pelourinho

As mesinhas do lado de fora, certamente um charme à parte

Um refúgio no Pelourinho

Dois belos pátios completam o interior do Villa Bahia. Enquanto um é a extensão do salão do restaurante, onde é servido o café da manhã – bucólico e com o barulhinho gostoso de uma fonte de água – o outro é onde fica a pequena piscina, coberto por abundante vegetação. No terceiro andar, um terraço com vista para algumas fachadas e campanários. Um visual mágico do famoso centro histórico de Salvador.

O terraço do melhor hotel do Pelourinho

Mais um pouco do terraço

O terraço com vista para toda a história de Salvador

O Restaurante

O premiado restaurante Villa Bahia apresenta uma gastronomia baiana contemporânea com toques franceses. Os pratos são feitos com ingredientes locais, provenientes de pequenos produtores da região. O bar oferece variadas opções das safras de café do Brasil, dos mais tradicionais aos mais exóticos, servidos quente ou frios! Além disso, conta com caipirinhas de frutas diversas.

Ambiente do restaurante

O bar

O café da manhã do melhor hotel do Pelourinho é bem servido com uma variedade de frutas, pães, ovos e bolos caseiros.

Afinal, quem resiste a café da manhã de hotel?

Roteiros de Charme

A Associação de Hotéis Roteiros de Charme reúne 70 Hotéis, Pousadas e Refúgios Ecológicos de Norte ao Sul do Brasil, em 16 estados e 64 destinos turísticos. Para pesquisar outros hotéis que fazem parte dos Roteiros de Charme, acesse o site.

melhor hotel do Pelourinho 23

Agradecimentos: Villa Bahia, Roteiros de Charme, Casa da Alessa e Maklan.

Texto e fotos por Renata Araújo

Agosto de 2018

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.