Estivemos em um almoço para conhecer a campanha “Abra seu Paladar”, que reúne receitas com Queijos da Europa para as Olimpíadas. A ideia é de que sejam receitas fáceis para fazer em casa durante os jogos para receber os amigos.

receitas com queijos

No Bistrot Du Cuisinier, restaurante em Ipanema, o chef David Jobert (que é o responsável por todas as receitas), nos apresentou alguns pratos feitos por ele para a campanha. Começamos com o cromesqui de Camembert com geleia de jabuticaba sob uma saladinha verde, tomate assado com Brillat-Savarin e chips de Copa e as bolinhas de Roquefort com farinha de caju e goiabada.

Receitas com Queijos da Europa para as Olimpíadas 4

Para o prato principal, escolhi o medalhão de filé com ”sauce bourguignonne”, batata gratinada au Pont l’Eveque e azeite trufado. Uma delícia e realmente bem simples de se fazer em casa. É claro que não poderia faltar a clássica tábua de queijos com algumas variedades, como Roquefort e Comté.

Receitas com Queijos da Europa para as Olimpíadas 2

Receitas com Queijos da Europa para as Olimpíadas

A campanha é uma parceria entre a CNIEL (Centro Nacional da Economia Leiteira) e a União Europeia, e procura impulsionar o consumo dos queijos no Brasil.

Receitas

  • Bolinhas de Roquefort com farinha de caju e goiabada (serve 4 pessoas)

Receitas com Queijos da Europa para as Olimpíadas 5

Ingredientes:

• 260 gr de Roquefort

• 150 gr de castanha-de-caju torrada e picada

• Goiabada cremosa a vontade

Modo de fazer:

1. Cortar o Roquefort em cubos e fazer pequenas bolinhas com as mãos. Reserve na geladeira até a hora de montar para servir.

2. Em uma tigelinha, coloque a castanha-de-caju torrada e picada e deixe ao lado do prato com as bolinhas de queijo.

3. Passe as bolinhas de queijo pela tigelinha com castanha-de-caju, envolvendo cada uma muito bem. Em seguida, coloque as bolinhas em um prato decorado com goiabada cremosa. Sirva em seguida.

  • Cromesqui de Camembert com geleia de jabuticaba (serve 4 pessoas)

Ingredientes: 

• 2 unidades de queijo Camembert

• 4 ovos inteiros

• 60 gr de farinha de trigo

• 150 gr de farinha de rosca fresca

• 400 ml de óleo de soja

• Sal e pimenta-do-reino a gosto

• Geleia de Jabuticaba a gosto

Modo de fazer:

1. Em uma panela larga, coloque o óleo e leve ao fogo para esquentar.

2. Corte o queijo Camembert em 10 ou 12 triângulos.

3. Em um prato raso, coloque a farinha de trigo. Em outro prato raso, coloque a farinha de rosca. Para obter melhores resultados, separe quantidades generosas das farinhas de trigo e de rosca.

4. Em um prato fundo, quebre os ovos e bata bem com um garfo.

5. Pegue um triângulo de Camembert e passe na farinha de trigo. Ele deve ficar todo coberto de farinha, retire o excesso sacudindo delicadamente.

6. Retire o triângulo de queijo do prato com farinha e mergulhe no prato com o ovo batido. Passe os dois lados no ovo, para que fique bem envolvido. Escorra o excesso.

7. Depois que todo o excesso de ovo escorrer passe o triângulo para o prato de farinha de rosca e cubra todo o queijo com ela. Aperte bem para a camada de farinha de rosca ficar grossa e dê tapinhas de leve para retirar o excesso.

8. Nesta etapa, o óleo já deve ter esquentado (diminua a chama do fogo para média). Frite os triângulos rapidamente ou até que fiquem dourados e crocantes.

9. Retire os triângulos de queijo da panela e escorra sobre um papel-toalha. Sirva quente, acompanhados por geléia de jabuticaba.

  •  Tomate assado com Brillat-Savarin e chips de Copa (serve 4 pessoas)

Receitas com Queijos da Europa para as Olimpíadas 6

Ingredientes: 

• 4 tomates orgânicos e de tamanho médio

• 180 gr de Brillat-Savarin

• 15 ml de azeite de oliva extra virgem

• 50 gr de Copa fatiada bem fininha

• 300 ml de óleo de soja

• Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer:

1. Pré-aqueça o forno a 180°C.

2. Em uma panela larga, coloque o óleo e leve ao fogo para esquentar.

3. Lave os tomates e corte-os ao meio e tempere-os com sal, pimenta-do-reino e azeite de oliva a gosto. Leve os tomates para assar por seis minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

4. Nesta etapa, o óleo já deve ter esquentado (diminua a chama do fogo para média). Frite as fatias de copa. Retire da panela e escorra em um papel-toalha. Reserve.

5. Cubra os tomates com uma colher (de sopa) de Brillat-Savarin e finalize com os chips de copa, um fio de azeite e decore com cebolinha francesa.

Agora é só escolher a sua preferida e fazer em casa! Depois conta para a gente se ficou bom 🙂

Por Duda Vétere

Fotos: Duda Vétere e Tadeu Brunelli

Julho de 2016

Leia mais:

Novo layout do You Must Go

Feijoada no Teatro Rival, no Centro do Rio

Festivais de Inverno no Rio e em Petrópolis

5 pizzarias no Rio

Salvar

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.