Preta: restaurante baiano na Ilha dos Frades, em Salvador

Uma vez em Salvador, você deve reservar uma tarde para conhecer o Preta, restaurante baiano na Ilha dos Frades. Super disputado, ele fica a 40 minutos de barco do Centro de Salvador, e oferece a mais autêntica gastronomia baiana, em um lugar acolhedor, com aquele luxo rústico de bom gosto. Destino queridinho de famosos como, por exemplo, Ivete Sangalo, Wagner Moura e Gilberto Gil, afinal, é praticamente um refúgio exclusivo perto da capital, e acessível somente de barco. E com uma culinária baiana de primeira, preparada pela chef Angeluci Figueiredo, a Preta. Ao lado, fica a Pretoca Pousada, igualmente simpática, de apenas seis quartos. Além disso, o restaurante também fica pertinho de uma praia deliciosa. Ou seja, um programa completo!

Aproveite para ler também mais dicas de Salvador e reserve aqui o seu hotel:

Restaurante baiano na Ilha dos Frades

Localizado na Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, o trajeto de barco até o restaurante já é um passeio e tanto. Ao desembarcar no cais, em uma caminhada de cinco minutos chegamos lá!

O ambiente ao ar livre é muito agradável e descontraído, enquanto a decoração toda feita de materiais reaproveitados pela própria Preta, como antiguidades e artesanatos.São 17 mesas postas com todo capricho e delicadeza, com pratos e louças belíssimas.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

No cardápio, entradinhas apetitosas, como, por exemplo, as refrescantes saladas de siri e polvo e o bolinho de siri. Aliás, também me apaixonei pelas vieiras na manteiga. Entre os principais, a sugestão é compartilhar as moquecas, como, por exemplo, a de camarão com polvo, e a de siri mole, e os peixes inteiros assados.

Já entre as sobremesas, têm doce de leite, cocada e sorvetes de fruta, como o de coco com tapioca e cocada mole. Na carta de drinques, opções como a clássica caipiroska de seriguela.

A pousada

Logo ao lado, fica a simpática Pretoca Pousada, de apenas seis quartos. Cada suíte tem uma decoração própria, com muita palha, madeira e papéis de parede estampados com coqueiros. Ou seja, puro charme baiano! Portanto, uma experiência ainda mais exclusiva na Ilha dos Frades.

Além disso, o restaurante também fica perto da praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe. Então, vale também aproveitar e dar um mergulho!

O melhor restaurante da Ilha dos Frades funciona de 12h30 às 17 horas, de quinta-feira a domingo, na baixa estação, e de terça-feira a domingo, na alta temporada. As reservas podem ser feitas pelo telefone (71) 99326-7461.

End: R. Cláudio Leal Borges, 22 – Ilha dos Frades

Texto e fotos por Renata Araújo. Março 2023.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Avatar
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!