Praia

Praias e cachoeiras na Zona Oeste do Rio

Publicado por
Duda Vetere

Que a Cidade Maravilhosa tem encantos mil, já sabemos! Aliás, é impossível não se apaixonar por cada cartão postal daqui. Por isso, neste post, vamos dar dicas de praias e cachoeiras na Zona Oeste do Rio. Algumas mais conhecidas, outras nem tanto. Então leia até o final para descobrir uma nova aventura pela cidade. Aliás, você pode reservar aqui seu passeio no Rio.

+10 praias mais famosas de Búzios

+Cuidados com a pele no verão

+Reserve AQUI seu hotel no Rio pelo melhor preço

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Praias e cachoeiras na Zona Oeste do Rio

Praias

Grumari

A praia de Grumari fica depois da Prainha. Ela é simplesmente fantástica. Por ser bem extensa, raramente fica lotada como as outras praias do Rio. O estilo é mais roots, cercada por natureza e montanhas. Ou seja, o visual é deslumbrante. Mas é importante ressaltar que por lá, não pega sinal de celular. Outra dica bem legal é levar sua garrafinha d’água e até mesmo um lanche. Afinal, Grumari não tem vários quiosques como estamos acostumados, muito menos barraquinhas de aluguel de cadeiras. Entretanto, um lugar bem gostoso para ir é o Clássico Beach Club que fica bem no início da praia. Enfim, Grumari é o local perfeito para quem quer ficar em off e curtir a natureza.

Praia de Grumari

+5 trilhas com as melhores vistas do Rio de Janeiro

Prainha – praias e cachoeiras na zona oeste do rio

A Prainha é menor que Grumari, mas tão interessante quanto. Aos fins de semana, costuma ficar bem cheia. Então, é melhor chegar cedo. O visual também é lindo. Essa praia é mais turística. Sendo assim, há quiosques e serviços. Perto do estacionamento, fica a entrada para o Parque Natural Municipal da Prainha. A maioria das pessoas o frequenta para ir ao banheiro, usar a ducha ou o bebedouro. Além disso, ele tem várias trilhas. Algumas são mais longas e outras são, na verdade, um passeio pelo Parque para admirar a fauna e a flora. Este último costuma ser ideal para as crianças.

Estacionamento:

Em Grumari são 600 vagas disponíveis, já na Prainha são 200. Quando enche, a entrada dessas praias fica fechada para automóveis. Então, é importante chegar cedo. Ás vezes, o trânsito no caminho é intenso. Mas o caminho da entrada, passando por essas praias é LINDO! Aliás, é comum ver pessoas fazendo sessão de fotos lá.

+Trilhas abertas no Rio de Janeiro

Cachoeiras

Cachoeira de Mucuíba – Vargem Grande

Apesar do nome, ela é conhecida como cachoeira de Vargem Grande. Afinal, é onde fica localizada. Está dentro do Parque Estadual da Pedra Branca, que abrange diversos bairros da Zona Oeste, é um dos maiores parques urbanos do mundo e a maior floresta urbana do país. Aliás, são três cachoeiras. Chegando em Vargem Grande, vá até a Estrada Mucuíba. É lá que você vai estacionar o carro para seguir a pé. A trilha até a primeira cachoeira leva mais ou menos 20 minutos. A piscina natural formada é bem grande e os banhistas costumam pular da pedra para o poço. Seguindo o caminho, a segunda queda d’água também não é pequena e fica há uns 5 minutos de distância. Na verdade, ela conta com algumas piscininhas e dá até para ficar na pedra pegando um sol.

A interação com a natureza é, de fato, marcante

Há uma terceira cachoeira que, segundo relatos, tem “cavernas”. Mas como o caminho é com a mata mais fechada, optamos por não seguir em frente. A trilha não é difícil e a água é geladinha. Entretanto, com esse calor, nada melhor do que uma cachoeira para refrescar.

A segunda cachoeira da trilha

Cachoeira do Sorimã – Pedra da Gávea

Localizada na Barrinha, a cachoeira fica dentro do Parque Nacional da Tijuca. Aliás, ela está bem no início da trilha para subir a Pedra da Gávea. O estacionamento não é muito grande e o parque abre as 8h. Então chegue cedo. Fomos durante a semana, mas o segurança informou que aos fins de semana é díficil parar se não chegar cedo. No caminho vimos alguns macaquinhos, – não eram micos, eram macacos mesmo – uma graça! Para chegar na cachoeira é bem simples. O caminho é de menos de 10 minutos numa trilha bem fácil. A queda não é muito grande. Certamente, em épocas de chuva, a pressão da água fica maior. Mas é deliciosa. Principalmente neste calorão que está fazendo no Rio. Ela também tem um pequeno poço para entrar. Vale a pena conhecer, até mesmo pela facilidade da trilha.

A queda fica mais fraca em épocas secas
Entrada do Parque

+Como é fazer uma trilha na Floresta da Tijuca

Texto por Marina Moraes e Renata Araújo. Fevereiro 2021.

Fotos por Marina Moraes.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Pato com Laranja: sofisticado restaurante asiático na Dias Ferreira

A casa chega à badalada Dias Ferreira com ambiente elegante, balcão no sushibar e dj's…

8 horas atrás

Bistrô carioca Guimas chega em Cascais

O novo bistrô carioca Guimas em Cascais. O bistrô carioca, que existe desde 1981 na…

1 dia atrás

Magnólia, novo bar em Ipanema resgata a boemia carioca

Na esquina das ruas Redentor e Garcia D’Avila, o Magnólia traz um novo sabor ao…

2 dias atrás

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

4 dias atrás

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

1 semana atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

1 semana atrás