Como é fazer uma trilha na Floresta da Tijuca

O Rio de Janeiro abriga duas das três maiores florestas urbanas do mundo. Sendo que a da Tijuca é a maior replantada, chamada então de “floresta secundária”. Neste momento em as viagens ficaram de lado, uma ótima dica é conhecer um pouco mais sobre o lugar onde moramos, já que eles acabam ficando sempre em segundo plano. Aliás, nada melhor do que um local ao ar live, em contato com a natureza.  Sendo assim, fizemos uma trilha na Floresta da Tijuca, com a Jungle Me, empresa de Eco Turismo e Aventura, para desbravar este parque tão especial e rico, bem no nosso quintal de casa. Aproveite para ler também campanha para incentivar o turismo no Rio e desconto para cariocas na Roda Gigante.

Como é fazer uma trilha na Floresta da Tijuca

Contexto Histórico

A Floresta da Tijuca foi desmatada ao longo dos séculos com extração de madeira, plantações de tabaco e, principalmente, café. Com quase 70% da mata derrubada os efeitos começaram a ser percebidos: o rio Carioca, que abastecia a maior parte da cidade, estava secando. Portanto, em 1861, o reflorestamento começou por ordem de D. Pedro II e contou com dois homens da Força Nacional, 11 escravos e 22 trabalhadores assalariados que plantaram 80.000 árvores num período de 13 anos. Sendo assim, o lugar foi se regenerando aos poucos. Mas o parque, como área oficialmente protegida, só foi criado em 1961, cem anos após o início do reflorestamento.

Atualmente são 40 km2, aproximadamente 4 mil hectares e mais de 200km de trilhas, que se cruzam, se conectam e por isso é recomendável ir acompanhado de um guia.

Trilha na Floresta da Tijuca

O lugar é lindo, de fato!

Trilha na Floresta da Tijuca

Existem diversas possibilidades de trilhas que você pode fazer por lá. Nós fizemos uma no principal e mais alto setor do Parque Nacional da Tijuca, guiadas por Thiago Mourão, dono da Jungle Me. Foram cerca de 6km, passando por alguns pontos históricos, como por exemplo o Bosque dos Eucaliptos, onde há um antigo cemitério escravo. Além disso, também fomos à Cascatinha Taunay, maior cachoeira do parque com 35 metros, a ponte pênsil da Cova da Onça e a Gruta dos Morcegos, maior gruta de gnaisse do Brasil, onde a temperatura pode cair cerca de 10 graus em relação ao lado de fora. Logo depois, terminamos com um pic-nic nas mesinhas ao lado cachoeira Diamantina. De fato, um passeio espetacular esta trilha na Floresta da Tijuca. Aproveite para ver o nosso igtv com todos os detalhes!

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Entretanto, para os que tem fôlego e um espírito mais aventureiro, outras rotas estão disponíveis. A Jungle Me está fazendo algumas adaptações para que você possa aproveitá-las da melhor maneira possível já que o Parque está com algumas restrições devido à pandemia. Entre elas, a maioria dos mirantes fechados e também rios e cachoeiras, onde era possível tomar banho. Além disso, a campanha “parque em movimento”, incentiva que as pessoas caminhem e não se aglomerem em nenhum ponto.

+5 trilhas com as melhores vistas do Rio de Janeiro

Placas para indicar o caminho no Parque Nacional da Tijuca

Placas para ajudar no caminho!

 

Renata Araújo na ponte da trilha na Floresta da Tijuca

Ponte pênsil da Cova da Onça

Dicas para o passeio

Independente da trilha escolhida, é importante estar de tênis, com uma roupa confortável, passar repelente e protetor solar. E não se esqueça de levar um lanchinho já que o caminho é longo! Outra recomendação dada pelo nosso guia é se hidratar! Segundo ele, o ideal é levar 1 litro de água para cada 3 horas de caminhada, pelo menos.

Aliás, a dica do YMG é fazer o passeio acompanhado de um guia. Além de se sentir mais seguro no ambiente que desconhecemos, eles sabem muitas informações sobre o Parque, botânica, contexto histórico do lugar, o que faz com que o programa seja uma experiência mais completa e rica! Para melhorar, a Jungle Me está com uma promoção de 50% a partir do 2º participante. Os valores, no pacote completo, que incluem transporte na Zona Sul do Rio, guia certificado e seguro, são a partir de R$230/pessoa (tour de aprox. 4 a 5h).

Guia da Jungle Me explicando a trilha na Floresta da Tijuca

Thiago Mourão é, certamente, um ótimo guia!

Texto por Marina Moraes, Thiago Mourão Renata Araújo. Outubro 2020.

Fotos por Renata Araújo e Lu Mattos

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.