onde comer na ilha da madeira 20

A gente sabe que come-se muito bem em Portugal, né? E na Ilha da Madeira não poderia ser diferente! A gastronomia do melhor destino insular do mundo, certamente, é um dos pontos altos. Desde a comida típica no restaurante de rua até a alta gastronomia, tivemos ótimas experiências durante a nossa viagem para lá. Portanto, vamos dar todas as dicas de onde comer na Ilha da Madeira, dividida por regiões!

?Reserve o seu hotel em Portugal aqui pelo melhor preço.

Onde comer na Ilha da Madeira

Câmara de Lobos

Restaurante Adega da Quinta

Localizado no Hotel Quinta do Estreito, o restaurante de decoração rústica tem entrada independente pela rua. E é o lugar ideal para você comer a espetada, prato típico da Ilha da Madeira, e que nada mais é como o nosso churrasco! A carne, super macia, é servida em uma espeto gigantesco que fica na mesa, e acompanha bolo do caco (outra iguaria típica maravilhosa, pão com manteiga d’alho) e milho frito, a nossa polenta. Combinação perfeita e deliciosa!

+Roteiro de Lisboa bairro a bairro

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

onde comer na ilha da madeira 1

Entrada do restaurante

A típica espetada

Calheta

Alambique, no Hotel Savoy Saccharum

Na Praia da Calheta, a 30 minutos de Funchal, este hotel super moderno e de bom gosto é uma ótima opção de hospedagem na costa sul-sudoeste da Ilha. São 5 bares e 2 restaurantes, entre eles o à la carte, Alambique, que abre somente para o jantar. No cardápio, pratos que combinam a cozinha regional e internacional, além de um ambiente sofisticado, com grandes janelas, e aconchegante. Comi umas lapas com alho que estavam divinas!

+Como ir de Lisboa ao Porto

Lapas e bolo do caco = <3

Fajã dos Padres

A Fajã dos Padres é um lugar especial na Ilha da Madeira, e que vale a pena ser incluída no roteiro. Acessível somente por teleférico, que tem uma vista espetacular das falésias, era ali a casa de veraneio dos padres jesuítas, daí o nome. Atualmente, a propriedade engloba uma super horta com muitas bananeiras, vinhas, uma praia (de pedras, bem europeia), restaurante, e também 8 vilas e 1 bangalô!

+5 passeios em Lisboa

onde comer na ilha da madeira 14

Fajã visto de cima, um lugar incrível

O teleférico!

Restaurante Fajã dos Padres

A dica é descer de teleférico para conhecer este lindo lugar, e aproveitar para almoçar no restaurante! O ambiente é bem descontraído, com as mesas nas pedras e à beira mar. A definição de almoço com vista. Por estar na margem sul da Madeira, as lapas são a especialidade da casa, e são como um mexilhão. Eu amei! Peça também pelos peixes frescos, como o atum e a espada.

+5 restaurantes orgânicos em Lisboa

Que tal almoçar com essa vista?

onde comer na ilha da madeira 17

As lapas são deliciosas

Funchal, a cidade capital da Ilha.

Dining Room, no Hotel Quinta da Casa Branca

Em um belíssimo e amplo jardim, a Quinta da Casa Branca foi a casa da família britânica Leacock, descendentes da família que iniciou o comércio de vinhos da Madeira com a Inglaterra em meados do século XVIII. Ou seja, tem muita história! E o restaurante The Dining Room parece nos transportar para esta época, afinal, fica mesmo na sala de jantar da família, em um ambiente clássico e elegante. Há também uma área ao ar livre, para os dias mais quentes. Ah, e o restaurante só abre para o jantar.

+Os restaurantes do chef José Avillez em Portugal

onde comer na ilha da madeira

A sensação é de termos voltado no tempo!

A cozinha é comandada pelo chefe madeirense Carlos Magno, que faz uma gastronomia contemporânea mas aposta em produtos frescos e da região como, por exemplo, o peixe e os legumes. Tivemos um jantar impecável, com pratos delicados e muito saborosos!

onde comer na ilha da madeira

Tivemos um jantar irretocável

Il Gallo D’oro no Hotel The Cliff Bay

O restaurante com 2 estrelas Michelin está, desde 2004, sob o comando do chef francês Benoît Sinthon, que ganhou a primeira estrela no Il Gallo D’oro em 2009. A segunda veio em 2017, e se manteve este ano. Localizado no lobby do Cliff Bay, o ambiente é elegante, com muita madeira, e tem uma vista linda. No cardápio, a inspiração das cozinhas mediterrânea e ibérica com os ingredientes provenientes da Ilha da Madeira. Para o jantar, há um menu à la carte que é renovado quatro vezes por ano, e também o menu degustação, com as sugestões do chef, que mudam todo dia. Recomendo!

+Guia Michelin Portugal 2019

onde comer na ilha da madeira 11

Menu degustação delicioso!

Nini Design Centre

Bem no centro de Funchal, o edifício fica no topo da imponente Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, que já foi residência do navegador português João Gonçalves Zarco. Nini Andrade Silva, nascida na Madeira, é uma das mais prestigiadas designers de interiores do mundo, e já projetou diversos hotéis pelo mundo, inclusive no Brasil. Este espaço reúne uma área de exposição permanente sobre a artista, além de uma loja, cafeteria e o restaurante, que, certamente, merece a sua visita. Ah, isto sem falar na vista linda que temos da Ilha!

onde comer na ilha da madeira

O Centro é uma ótima dica de passeio também

onde comer na ilha da madeira

Vista do restaurante

Comandado pelo Chef Miguel Laffan, o restaurante tem design moderno, todo em preto e branco, e com uma vista quase 360º da baía. Os pratos são uma criativa reinterpretação da cozinha regional com a cozinha atlântica. Aliás, comemos ali um dos melhores peixes da viagem, estava incrível! Portanto, vale a pena ir ao Nini Design Centre e fazer o programa completo.

onde comer na ilha da madeira

Delícia de peixe com crosta de mostarda

Villa Cipriani no Belmond Reid’s Palace

Este hotel é um clássico no Funchal, afinal, tem mais de 120 anos e é um dos mais antigos da Ilha: desde 1891! Um dos restaurantes, o Vila Cipriani, fica integrado ao hotel, e debruçado sobre o mar, em uma encosta. Vale a pena conhecer a varanda, mesmo que de noite, para sentir o clima! O ambiente não é tão formal, mas sentimos presente a elegância da marca Belmond. Além disso, é ótimo para jantares românticos e ocasiões especiais. A gastronomia é italiana, mas também privilegia os produtos locais. Comi o Linguini com molho de lavagante e gambas (camarões) salteadas e amei e saí muito satisfeita. Certamente uma ótima dica de onde comer na Ilha da Madeira.

Ambiente aconchegante e intimista

onde comer na ilha da madeira

Este caranguejo estava delicioso!

Food and Wine Tour com a Wine Tours Madeira

Este é um ótimo passeio para quem quer conhecer as tradições culinárias da Ilha e as bebidas como, por exemplo, o Vinho Madeira e a poncha. Há diversas opções de tours, e este que fizemos foi o Wine and Food Walking Tour in Funchal, que custa a partir de 55 € e dura aproximadamente 3 horas. O guia local nos leva para 9 paragens, com 11 provas de comida e 6 de bebida, e o mais legal é que são lugares autênticos da Madeira. Prepare-se para comer muito bolo do caco, sanduíche de peixe e tomar poncha, parecida com a nossa caipirinha! Além disso, você ainda aproveita para passear pelo Funchal e conhecer as ruas lindas da capital.

onde comer na ilha da madeira

A primeira parada do tour, que, certamente, é uma boa maneira de conhecer a culinária local

Algumas paradas do tour

Porto Moniz

Na Costa Oeste da Ilha fica Porto Moniz, onde ficam as piscinas naturais de Porto Moniz, um dos cartões-postais da Ilha. Certamente é uma parada obrigatória! São quase 4000m² de área para nadar, ou seja, imagina como isto fica no verão. Um paraíso. Fica aberta durante todo o ano e tem o custo de 1,50 €.

Uma vista certamente sensacional

AquaNatura

No hotel de mesmo nome, o restaurante fica bem em cima das piscinas naturais. Ou seja, uma vista belíssima! Ainda mais para nós, que fomos em um dia de ressaca, e as ondas estavam chegando a 5 metros de altura, encobrindo as piscinas. Foi impressionante! O ambiente não é muito grande, mas aconchegante, e tem uma boa comida, com opções bem fartas.

Pratos coloridos e saborosos

Santana

Quinta do Furão 

Santana fica na costa nordeste e é um dos pontos mais altos da Ilha. Portanto, espere por mais um lugar com uma vista de cair o queixo! A Quinta fica numa propriedade de 5 hectares, 3 dos quais são plantados com vinhas, legumes e ervas orgânicas. O restaurante, aberto desde 1993, tem uma área externa com vista para o mar e as montanhas. Mesmo com chuva, conseguimos sentar ali, o que é ótimo! Além de várias opções de comidas típicas da Madeira, há também pratos mais contemporâneos, como os ovos da própria quinta com boletos (tipo de cogumelo) trufados, aspargo e “pó” de chouriço.

onde comer na ilha da madeira 6

Certamente foi o destaque do almoço!

Ponta do Sol

Estalagem Ponta do Sol 

Ponta do Sol é um vilarejo antigo da Ilha, e bem no topo de uma encosta, fica o hotel Estalagem Ponta do Sol, com uma vista incrível. Com design moderno, o restaurante tem uma atmosfera sofisticada, com a luz meio baixa, e todo envidraçado. Um charme! O menu é internacional, com um pouco de pratos mediterrâneos, vegetarianos e locais.

A jornalista viajou a convite do Turismo da Madeira e TAP e conectada com o chip da Easysim4.

Texto e fotos por Duda Vétere em Dezembro 2018

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.