Gastronomia

Ocyá, restaurante de peixes e frutos do mar em ilha na Barra da Tijuca

Publicado por
Duda Vetere

Fui conhecer o inovador Ocyá, restaurante de peixes e frutos do mar em ilha na Barra da Tijuca, que fica na Primeira, pertinho da Ilha da Gigóia. Aberto no início deste ano, ele surpreende ao oferecer espécies não comerciais e ainda se destaca pelo trabalho de maturação e aproveitamento integral de peixes e frutos do mar. Certamente mérito do empresário, chef, proprietário e pescador Gerônimo Athuel. Saí muito bem impressionada e recomendo demais! Uma experiência fora de série que faz você esquecer o agito da cidade grande e ainda está pertinho da Zona Sul, já que fica ao lado do metrô! Aliás, vale ressaltar que só abre aos fins de semana e reservas são imprescindíveis! Aproveite para ler também: o que fazer em Paquetá!

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

Localização

Para chegar até a Ilha, é preciso pegar um barquinho, com pontos localizados na Barrinha, como o Shopping Barra Point e a Estação de Metrô Jardim Oceânico). A travessia é bem rápida e tranquila! Ao chegar, o ambiente à beira d’água e as mesinhas ao ar livre tornam a experiência ainda mais agradável. Destaque também para a cozinha visível através de um janelão de vidro, a parrilha com suas brasas e o balcão do bar.

+CryptoKitchen – primeiro restaurante a aceitar bitcoin no Rio, por Rafa Costa e Silva.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Barquinho para chegar ao Ocyá
Entrada do restaurante, um charme!

Restaurante de peixes e frutos do mar em ilha na Barra da Tijuca

Gerônimo se dedica à intensa pesquisa de técnicas de conservação e maturação de peixes e frutos do mar para oferecer receitas e ingredientes que fogem do óbvio. Peixes menos comerciais, como, por exemplo, sororoca, faqueco, guaivira, carapeba e pitangola também chegam ao Ocyá super frescas (pescadas no próprio dia) e são conservadas na câmara de maturação do restaurante. Além disso, o chef e sua equipe estão sempre em busca de novos cortes, novos formatos e novos preparos! Gerônimo faz um treinamento intenso com os pescadores da região e os ensinou a não descartar partes relevantes dos peixes, que podem se tornar bem saborosas.

+Dia do Sanduíche: sugestões de restaurantes no Rio e SP.

Restaurante de peixes e frutos do mar em ilha na Barra
Chef Gerônimo Athuel
Renata Araújo no Ocyá

O cardápio

Começamos a nossa degustação com um original e formidável pão de alho de camarão com farofa crocante de panko! No cardápio fixo, também se destacam a lula na brasa recheada com cebola, tomate e manjericão fresco, e o colar de olhete maturado feito na brasa, com caramelo de gochugaru, redução de vinho branco com siracha, shoyu, mel e cebolete. Além disso, o arroz caldoso de frutos do mar estava saboroso e delicado na medida certa! Terminamos com um bolo de coco molhadinho, finalizado na lenha.

+Restaurantes japoneses no Rio e SP: dia do sushi!

Pão de alho
Lula na brasa
Arroz caldoso de frutos do mar
Simplesmente saborosíssimo!
Bolo de coco molhadinho!

Por fim, a carta de drinques, desenvolvida pelo chef de bar Luis Rosalvos, também conta com sugestões que harmonizam perfeitamente com os peixes e frutos do mar!

+Novo menu do Gero em comemoração aos 15 anos do Hotel Fasano Rio.

Drinques no Ocyá
Experiência diferenciada!

De fato, o Ocyá é uma experiência diferenciada que faz a gente pensar no que consome, o que o mar nos proporciona e como os alimentos chegam à mesa! Palmas para o Gerônimo, pioneiro nesta iniciativa e um novo líder na comunidade de pescadores locais. Aproveita para ir no pôr do sol e desfrute ainda mais do visual do nosso Rio de Janeiro de maneira bucólica e atípica!

End: Ilha Primeira – Barra da Tijuca (acesso via barcos que saem de pontos como Shopping Barra Point e Estação de Metrô Jardim Oceânico). Tel: (21) 97286-1250

Texto e fotos por Renata Araujo. Novembro 2022.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Pato com Laranja: sofisticado restaurante asiático na Dias Ferreira

A casa chega à badalada Dias Ferreira com ambiente elegante, balcão no sushibar e dj's…

20 horas atrás

Bistrô carioca Guimas chega em Cascais

O novo bistrô carioca Guimas em Cascais. O bistrô carioca, que existe desde 1981 na…

2 dias atrás

Magnólia, novo bar em Ipanema resgata a boemia carioca

Na esquina das ruas Redentor e Garcia D’Avila, o Magnólia traz um novo sabor ao…

3 dias atrás

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

5 dias atrás

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

1 semana atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

1 semana atrás