Conhecida como a capital da cultura da Europa, o Porto é a cidade segunda maior cidade de Portugal e cheia de atrativos. Localizada a 300 kms de Lisboa, além de carro ou avião, o acesso por ser feito por trem e dura cerca de 2:45 minutos.

roteiro porto

O Porto tem a universidadae mais importatne do país e com o maior campus. Talvez por isso, seja o lugar mais procurado pelos alunos europeus para fazer o Erasmus – programa de intercâmbio muito comum entre os jovens.

 porto dicas

Seu centro histórico foi nomeado Patrimônio Mundial pela UNESCO e sua arquitetura, que mistura o clássico com o moderno, realmente impressiona.

Entre as inúmras atrações da cidade, as que mais chamam atenção são:

porto museus

museus porto

Fundação Serralves, um museu casa dos anos 30, com belíssimos jardins, exposições temporárias que costumam ser interessantes.

o que fazer no porto

Casa da Música – casa de espetáculos com arquitetura arrojada e palco de grandes artistas, inclusive brasileiros, como Adriana Calcanhoto e Gilberto Gil.

vista o porto

Palácio da Bolsa – construído em 1842 e mistura diferentes estilos arquitetônicos

Hotéis:

onde ficar no porto

hotel no porto

Ficamos hospedados no Hotel Teatro, bem no coração da cidade, onde funcionou um verdadeiro teatro nos anos 30  e walking distance de várias lojas e monumentos.

hotel porto

Conhecemos também o tradicional Hotel Infante Sagres, costruído nos anos 50, com belíssimos jardins e vitrais.

Restaurantes:

onde ir no Porto

restaurantes Porto

Almoçamos no Books, onde já funcionou uma livraria – moderno, com ótima comida e preços bem razoáveis.

onde comer no Porto

onde comer no Porto

restaurantes Porto

Jantamos no DOP, comandado pelo chef Rui Paula, e provamos um menú degustação maravilhoso e também no Quarenta e 4, com linda decoração e cardápio variado e contemporâneo

dicas porto

entardecer na ribeira

 E ainda apreciamos o visual do entardecer na Ribeira – incrível!

o porto por do sol

Douro

Outro passeio imperdível quando se está na cidade, é conhecer a região do Douro e suas vinículas. Mas isso é assunto para um próximo post. Agora que você já sabe o que fazer no Porto, tenho que confessar: esta viagem, sem dúvida, já deixou saudades.

Para saber mais obre minha viagem ao Porto, acesse o post que escrevi para o  blog da Maria Filó.

Texto e Fotos por Renata Araujo

Leia também:

Doces portugueses fazem sucesso no Rio de Janeiro
Essência do vinho, no Rio
Uma bela viagem pelo norte de Portugal
Press trip para Portugal
O café mais antigo do Chiado

Participaram da ação #DescubraPortugal: Ana Catarina Portugal do Turista Profissional, Flávia Peixoto do Viajar é Tudo de Bom, Flavia Mariano do Viagem para Mulheres, Mauricio Oliveira do Trilhas e Aventuras, Naira Amorelli do Embarque na Viagem. e eu.

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.