O Santuário de Nossa Senhora de Fátima   localizado na Cova da Iria, em Portugal, é um dos mais famosos do mundo e recebe cerca de 4 milhões de peregrinos por ano. A maioria dos visitantes  são espanhóis, italianos, polacos e brasileiros e os dias mais visitados são 13 de Maio e de Outubro.

santuário de fátima

Em 1917, três crianças conhecidas como “pastorinhas” disseram ter visto uma série de aparições de Nossa Senhora exatamente neste dia e em uma das vezes, a santa teria pedido para que fosse construída uma capela naquele lugar.

basilica de fatima

basilica

O principal centro de peregrinação da cidade é a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, consagrada em 1953. Muitos fiéis fazem vigílitas noturnas e rezam o terço a luz de velas.

 

 

peregrinação fatima

13 de maio

Fátima fica a menos de duas horas de Lisboa. Convém alugar um carro ou ir de um ônibus – há vários que saem diariamente da capital portuguesa.
Nosso amigo carioca e promoter Beto Bardawil fez exatamente isso. Alugou um carro em Lisboa e foi até Fátima pagar uma promessa. Ele nos dá um relato emocionado “Havia centenas de pessoas de várias parte do mundo, muitos padres estrangeiros e grupos de jovens. O silêncio reinava e muita gente estava de joelhos e com gandes velas. A energia no ar era contagiante. Me emocionei muito.”

santuario de fatima

13 de Maio - uma visita ao Santuário de Fátima

A viagem de carro ainda tem outros atrativos, já que passa por cidades que valem a pena a visita, como Óbidos e Batalha, onde estão alguns dos monumentos históricos mais importantes de Portugal.  Além disso, as estradas são maravilhosas e muito fáceis de dirigir.

 

Image

 

13 de Maio - uma visita ao Santuário de Fátima

 

Fotos: Beto Bardawil

 

Leia também:

Primavera na Europa
Diverlanhoso: um parque de aventura em Portugal
Doces portugueses fazem sucesso no Rio de Janeiro
Essência do vinho, no Rio
Uma bela viagem pelo norte de Portugal
Press trip para Portugal
O café mais antigo do Chiado

 

 

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.