Categorias: EuropaPortoPortugal

O que fazer na cidade do Porto | Dicas de Portugal

Segunda maior cidade de Portugal, o Porto é parada imprescindível para quem visita o país. Uma cidade cheia de atrações.  Este post tem o intuito de ajudar o leitor a saber o que fazer no Porto, que fica a 300 kms de Lisboa. Viagem que pode ser feita carro, avião ou trem e dura cerca de 2:45 minutos.

Saiba também o que fazer em Lisboa

O que fazer no Porto

Fundação Serralves

Para começar, o Porto é o berço da cultura em Portugal e endereço de vários museus interessantes. Um deles é a Fundação Serralves, que fica em um parque maravilhoso, com obras ao ar livre, lago e até animais. É um passeio muito gostoso e uma viagem no tempo, caminhar por ali e ver a belíssima casa em estilo art deco dos anos 30. O museu apresenta ainda exposições temporárias de arte moderna.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Conheça o Four Seasons Lisboa, um dos melhores hotéis da cidade.

Seu centro histórico foi nomeado Patrimônio Mundial pela UNESCO e sua arquitetura, que mistura o clássico com o moderno, realmente impressiona. A Baixa é o chamado centro da cidade, com vários prédios restaurados. Como você vê, há muito  o que fazer no Porto.

Onde comer no Porto

Um dos lugares mais procurados por turistas é o Café Majestic, de 1921. Com decoração belle epoque, é parada obrigatória para quem visita a cidade, seja para tomar um café, um drinque ou fazer uma refeição leve.

Um dos melhores restaurantes do Porto é o DOP, do badalado chef Rui Paula. Você pode optar pelo cardápio à la carte ou por dois tipos de menu degustação. Escolhi o menu “Mar” e adorei!

Um restaurante bem simpático e delicioso, além de um bom custo benefício é o Cantinho do Avillez. Ele oferece menu executivo na hora do almoço e serve uma comidinha bem caseira. Comi um bom e velho bacalhau ao bráz que estava divino e um chope muito bem tirado. Detalhe: em Portugal, chope se  chama fino.

Já um restaurante pequeno e charmoso, onde são servidos sanduíches deliciosos é o Brick. Ele fica em frente à Torre dos Clérigos, um dos monumentos mais famosos da cidade. Além de saber o que fazer no Porto, você descobre onde comer lá também.

E um lugar simpático para tomar um drinque e comer coisas leves é a Champanheria, que até já fizemos post sobre ela. Você pode ver aqui e agora ela conta com mais de um endereço na cidade.

Passeios no Porto

Para passear, vale ir até à Rua de Santa Catarina, fechada para carros e cheia de lojas e também passar pela Praça da Batalha, onde fica a histórica igreja de Idilfonso, que acaba de completar 275 anos. Destaque para o belo Teatro Nacional Dom João.

O Rio Douro e seus arredores

Outro programa que vale a pena é ir até Gaia, do outro lado da cidade, onde ficam várias caves de vinhos produzidos no Douro.

Vinícola Grahams

Conheci a Grahams, uma das mais tradicionais, de 1820.  Lá é possível fazer um tour que conta a história da marca e que no final, dá direito a uma bela degustação. A cave fica em uma localização privilegiada, que proporciona uma vista deslumbrante da cidade. Destaque para o maravilhoso restaurante Vinum, que abre apenas para o jantar e já ganhou vários prêmios.

E uma vez por ali, é imprescindível um passeio pelo Douro, região vinícola das mais bonitas da Europa. São inúmeras vinhas que abrem para visita e também restaurantes de alta gastronomia e hotéis com foco no vinho, como a Quinta Nova, em meio à uma paisagem espetacular do Douro.

Almocei no excelente Castas e Pratos, que fica na antiga estação de trem da Régua. Comi o arroz com carabineiros, eleito o melhor arroz de Portugal e pude comprovar que o título não foi à toa.

Altis Grand Hotel, em Lisboa

Uma ida ao Porto é um passeio belíssimo que vale muito a pena quando se planeja uma viagem a Portugal. E agora você já sabe o que fazer no Porto.

Texto e Fotos por Renata Araujo

Julho de 2o15.

Leia mais:

Uma bela viagem pelo norte de Portugal

Roteiro de Aveiro, Portugal

Um hotel de luxo na montanha em Portugal

Belmonte, a cidade de Pedro Álvares Cabral

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

5 receitas veganas, pela chef Tati Lund

5 receitas veganas pela chef Tati Lund. Neste período de quarentena, a gastronomia tem se…

5 horas atrás

10 hotéis perto do Rio para ir de carro depois da Quarentena

10 hotéis perto do Rio para ir de carro depois da Quarentena. Ainda não temos…

12 horas atrás

5 segredos sobre o azeite, por Marcelo Scofano

5 segredos sobre o azeite, por Marcelo Scofano. A gastronomia tem nos ajudado, não só…

1 dia atrás

Dia Nacional do Café: história, receitas e delivery

O café certamente é uma das paixões nacionais! Afinal, o Brasil é o maior produtor…

2 dias atrás

10 Filmes de Superação para nos inspirar durante a quarentena

Uma seleção de filmes de Superação para nos inspirar durante a quarentena. Não custa lembrar…

3 dias atrás

Dia do Pudim no Rio: 8 sugestões para comemorar a data

Dia do Pudim no Rio: 8 sugestões para comemorar a data. Não à toa, uma…

4 dias atrás