Rio de Janeiro

O badalado Elena, novo bar e restaurante no Jardim Botânico

Publicado por
Renata Araujo

O badalado Elena é a sensação do momento no Rio de Janeiro! Certamente não há nada igual na cidade ao novo bar e restaurante no Jardim Botânico. Localizado em uma das casas mais antigas do Horto, são cinco ambientes distintos divididos em dois andares. O asiático é comandado pelo experiente chef Itamar Araújo, que já passou pelo estrelado Mee, restaurante do Belmond Copacabana Palace. Enquanto isso, quem assina os drinques do Gogo Bar é o premiado mixologista Alex Mesquista. Ou seja, dobradinha que está dando muito certo! Além disso, quem fez a curadoria cultural do Elena foi o diretor de arte Batman Zavareze, craque que instalou projeções e muita arte no novo bar e restaurante no Jardim Botânico. De fato, o Elena é a prova de que a gastronomia do Rio só se movimenta e surpreende.

Aproveite para ler também mais dicas de onde comer no Rio de Janeiro:

Aliás, se você estiver planos para viajar para o Rio, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro!

Elena, novo bar e restaurante no Jardim Botânico

Inspirado no universo feminino, o Elena tem projeto arquitetônico ousado, assinado pelo escritório Bernardes Arquitetura, que teve a missão de harmonizar o antigo com o contemporâneo. A fachada histórica foi toda recuperada, seguindo as instruções do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade. Logo na entrada, um belo bar e projeções do Batman Zavareze fazem a gente se dar conta que não se trata de um restaurante qualquer. O diretor de arte trabalha com vários artistas, como a cantora Marisa Monte, além de ter criado também o projeto visual do Mesa do Lado, restaurante do chef Claude Troigros. Além disso, o Elena conta com algumas mesas na calçada e em uma varanda na área externa.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Renata Araújo no Elena, em um casarão histórico no Horto
A projeção na parede fica logo na entrada
Mesas na calçada do Elena
Área externa do Elena

O salão do restaurante conta com confortáveis mesas, cadeiras e sofás, com paredes de tijolinhos e um paisagismo muito bem cuidado. Uma belíssima escada de metal de design nos leva ao terraço, que eventualmente também vai ter programação cultural, como exibições de filmes e de videoarte, exposições de trabalhos artísticos e realização de eventos. Ah, e o banheiro certamente é o mais original e sexy que você já viu!

Ambiente do Elena
Renata Araújo no Elena, certamente uma experiência diferenciada no Rio!
O bar no centro e as paredes iluminadas
Projeções no caminho para o banheiro
Terraço do Elena
O banheiro do Elena, simplesmente UAU!

O menu

O chef Itamar Araújo se inspirou nos sabores da Ásia, passeando países como, por exemplo, Tailândia, Cingapura, Hong Kong e Japão para elaborar o cardápio do Elena. Tem receitas até da Coreia! Peixes, frutos do mar e carnes como pargo, merluza negra, camarão, cavaquinha, porco, e bife de ancho Black Angus chegam à mesa depois de passarem no forno de carvão da casa. Combinações asiáticas como curry e pad thai também estão presentes no menu.

Renata Araújo e o chef Itamar Araújo
Curry vermelho com filé mignon
Espetinho de barriga de porco

De entradas, o bun no vapor com barriga de porco assada, picles e molho hoisin, assim como os dumplings e gyozas são ótimas sugestões. Já do sushibar, apostamos no levíssimo ussuzukuri de peixe branco com molho ponzu e pó de misso, e o delicioso carpaccio de wagyu com chips de alho, molho de gengibre, cebolinha e crocante de arroz. Além disso, há também rolls, temakis abertos, peixes especiais do dia e combinados.

Gyoza de porco e nirá
Renata Araújo e o bun no vapor
Entradas leves no Elena

Gogo Bar

No segundo andar, bem embaixo do Cristo Redentor, fica o Gogo Bar, com clima descontraído e acolhedor. Na carta de drinques, assinada pelo premiado mixologista Alex Mesquita, há tanto coquetéis clássicos, como Moscow Mule e Negroni, como mais de dez drinques autorais. O Cajueiro, por exemplo, celebra os biomas brasileiros ao misturar xarope de caju com maracujá in natura e suco de abacaxi, cachaça branca. Já o Satoru é um coquetel de origem japonesa feito com shochu.  Além disso, há também um cardápio especial do bar, com entradinhas e porções para compartilhar, para quem quiser só tomar um drinque e petiscar algo leve.

Gogo Bar
Renata Araújo no Gogo Bar
Alex Mesquita
Drinques no Gogo Bar
Martinez, um dos drinques autorais do Elena

Portanto, o Elena no Horto mistura arte, gastronomia, entretenimento, além da estonteante vista do parque Jardim Botânico. Ou seja, um lugar único no Rio, ideal para quando você pensa em um restaurante mais animadinho e diferente do habitual. Você precisa conhecer e justamente por todo este sucesso, reservas são imprescindíveis no site.

End: Rua Pacheco Leão, 758 – Jardim Botânico 

Por Renata Araújo. Julho de 2023.
Fotos: Renata Araújo e Tomás Rangel

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Pato com Laranja: sofisticado restaurante asiático na Dias Ferreira

A casa chega à badalada Dias Ferreira com ambiente elegante, balcão no sushibar e dj's…

18 horas atrás

Bistrô carioca Guimas chega em Cascais

O novo bistrô carioca Guimas em Cascais. O bistrô carioca, que existe desde 1981 na…

2 dias atrás

Magnólia, novo bar em Ipanema resgata a boemia carioca

Na esquina das ruas Redentor e Garcia D’Avila, o Magnólia traz um novo sabor ao…

3 dias atrás

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

5 dias atrás

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

1 semana atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

1 semana atrás