Em 1995, o diretor Richard Linklater, sem saber, começou a filmar a trilogia do amor de Ethan Hawke e Julie Delpy. O ator americano e a atriz francesa estrelavam o filme Antes do Amanhecer, passado em Viena, na Áustria. Era uma despretensiosa comédia romântica que viraria rapidamente um cult e seria o primeiro dos três filmes, com mais ou menos uma década  de intervalo entre eles. Enquanto a segunda parte, Antes do Pôr-do-Sol, foi filmada em 2004 na icônica Paris, uma das cidades mais retratadas pelo cinema. Já Antes da Meia Noite , o desfecho da série, foi rodado na paradisíaca Grécia, em 2013. Além de certamente encantarem várias gerações de cinéfilos, os filmes são verdadeiros city tours pelas cidades retratadas, em pontos turísticos percorridos pelo casal de protagonistas. Portanto, neste post vamos conhecer as locações da trilogia de “Antes do Amanhecer”.

Aproveite para ler também: 11 séries passadas na Califórnia e filmes sobre viagem e gastronomia.

+Reserve aqui seu hotel em Paris pelo melhor preço

Locações da trilogia de “Antes do Amanhecer”

Cartaz da Trilogia de Antes do Amanhecer

Cartaz da Trilogia de Antes do Amanhecer

ANTES DO AMANHECER (1995) – Viena

Dois jovens de vinte e poucos anos se conhecem em um trem vindo de Budapeste. O americano Jesse, que desceria em Viena, acaba convencendo Celine, uma francesa que estava retornando a Paris, a desembarcar com ele na capital austríaca e, assim, explorarem juntos o lugar. Começava ali uma das mais belas histórias de amor do cinema. Nas 24 horas que passaram juntos, além de compartilharem seus sonhos, esperanças e afinidades, os jovens percorrem a pé  pontes, jardins, passam por lojas de discos, cafés charmosos, parques de diversões, museus e também monumentos históricos.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

+6 cidades românticas na Europa

Trilogia do amor

O casal de protagonistas em Viena

As locações da trilogia de “Antes do Amanhecer”

A caminhada de Jesse e Celine pela cidade pode ser repetida pelos cinéfilos, pois os lugares continuam quase do mesmo jeito, 25 anos depois. Começando pela Estação de trem  Westbanhof, onde eles chegam e onde também acontece  a cena final. Um dos mais encantadores momentos do filme se passa na loja de discos Teuchtler Schaleplattenhandlung, que por incrível que pareça, continua igual. Ali, eles protagonizam uma cena, certamente inesquecível, dentro de uma cabine de som.

Trilogia do amor de Ethan Hawke e Julie Delpy 3

Estação de trem

O primeiro beijo de Ethan Hawke e Julie Delpy

O bondinho da roda gigante Riesenrad. fica no Parque de Diversões Plater, certamente uma das maiores atrações turísticas da cidade. Lá, acontece o primeiro beijo.

Inaugurado em 1880, o Café Sperl é um dos mais tradicionais e históricos de Viena, frequentado pelos intelectuais da cidade. Dentre tantos lugares por que passam Jesse e Celine, este talvez seja o mais marcante para os jovens, quando eles, criativamente, se declaram um ao outro, simulando ligações telefônicas para amigos.

O Museu Albertina, um dos mais importantes de arte moderna do mundo, também está entre os locais percorridos pelo casal em Viena, cenário dessa inesquecível aventura romântica.

+Four Seasons Gresham Palace, o melhor hotel de Budapeste

Trilogia do amor de Ethan Hawke e Julie Delpy

Museu Albertina

ANTES DO PÔR-DO-SOL (2004) – Paris

Nove anos depois de se conhecerem, Jesse e Celine se reencontram em Paris. Ele se tornou um escritor famoso, que está na capital francesa lançando um livro sobre a história de um casal que vive um romance de uma noite em Viena. Ela virou uma ambientalista e sabendo da presença dele na cidade, resolve ir ao lançamento.  Ambos, comprometidos com outras pessoas, percebem que ainda há um forte sentimento entre eles. O evento acontece numa livraria bastante conhecida pelos parisienses, a Shakespeare and Company, cenário de vários filmes, como, por exemplo, Meia Noite em Paris, de Woody Allen.

+ A reabertura do museu do Louvre

Um passeio por Paris

Com uma estrutura semelhante ao primeiro filme, o casal percorre a pé lugares famosos da cidade. Eles têm  pouco mais de uma hora e meia, tempo que falta para Jesse pegar o voo de volta para casa, para saber o que aconteceu em suas vidas. Portanto, saem em caminhada por ruelas da cidade, passando por lugares icônicos como, por exemplo, a Paróquia Saint Julien Le Pauvre. Além disso, param para continuar a conversa no Le Pure Café, um estabelecimento tipicamente parisiense, com seu balcão de madeira e zinco, e onde é oferecido champanhe num happy hour diário a partir das 17 hs.

+ A nova Galeries Lafayette na Champs Elysées 

O bateau mouche

O casal retoma a caminhada às margens do Rio Sena, no Quai de la Tournelle, onde pegam o Bateau Mouche para um passeio. Finalmente, a última parada do casal é no Court de L´Etoile D´Or, uma pequena vila com casinhas onde mora Celine. No apartamento dela, ao som de Nina Simone eles vão descobrir que a história deles estava muito longe do fim.

Trilogia do amor de Ethan Hawke e Julie Delpy

Passeio de Bateau Mouche no Sena, certamente muito romântico

ANTES DA MEIA NOITE (2013)

Rodado na deslumbrante região do Peloponeso no sul da Grécia, este filme encerra a trilogia de Richard Linklater.
Dezoito anos depois do filme que originou a série e nove anos depois do segundo segmento, Jesse e Celine estão casados e são pais de gêmeas. Eles vão para a Grécia, onde passam as férias na casa de amigos.

Le grand finale

Aos 40 e tantos anos, o casal está numa séria crise de relacionamento. Depois de um almoço na casa de um escritor famoso, os dois caminham por ruínas históricas, em Messênia, sob a luz do pôr do sol. Durante longas discussões da relação pelo  caminho, eles vão parar num luxuoso quarto de hotel, tentando resgatar a chama inicial, entretanto, a noite não termina como desejado. O caso de amor entre Ethan Hawke e Julie Delpy, ou melhor, Jesse e Celine, é certamente umas das mais inspiradoras e realistas histórias de amor do cinema, pois os atores envelheceram juntos, como os personagens. Portanto, uma viagem do amor através do tempo.

Antes da Meia Noite

Por Alberto Russo, Julho de 2020

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.