Viena é uma cidade praticamente perfeita!

Cidade elegante e cosmopolita, às margens do Danúbio, Viena tem um encanto especial! Certamente um destino que respira arte, música, cultura e arquitetura. Berço de grandes compositores, como, por exemplo, Mozart e Beethoven, a capital da Áustria foi também palco de importantes discussões filosóficas com grandes intelectuais, como Freud. São mais de cem palácios e castelos, jardins belíssimos, inúmeros museus e imponentes igrejas! Uma capital europeia cheia de personalidade que merece ser conhecida. Confira, então, nosso post abaixo com 10 atrações imperdíveís em Viena, além de dicas de onde comer e se hospedar.

+Reserve o seu hotel em Viena pelo melhor preço.

Viena é uma cidade praticamente perfeita!

10 atrações imperdíveis em Viena

1) Assistir a um concerto no Large Musikverein Hall

O Musikverein possui um conjunto completo de salas de concerto, e que são consideradas uma das mais importantes salas de concertos do mundo. Tive a oportunidade de assistir a um concerto da Orquestra Filarmônica de Viena e foi uma experiência inesquecível! Os músicos são de altíssima qualidade e o respeito do público é impressionante. Aliás, sem contar no teatro, de 1870, com estilo neoclássico e com uma riqueza de detalhes incrível.

+Park Hyatt: o melhor hotel de Viena

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

atrações em viena

2) Visitar o Palácio de Schonbrunn

Um dos principais monumentos históricos e culturais da Áustria! O Palácio foi residência de verão da família imperial austríaca desde meados do século XVIII até ao final da Segunda Guerra Mundial. Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, o Palácio é aberto para visitação e os mais ousados podem até se hospedar ali, na suíte imperial, de 167m². Além disso, se tiver a oportunidade, assista a um concerto da orquestra do Schonbrunn Palace, no teatro Orangerie, do século XVIII.

3) Conhecer a Ópera de Viena

Um dos símbolos da cidade e que certamente não poderia faltar na nossa lista de atrações imperdíveis em Viena. A Opera House, em inglês e Wiener-Staatsoper, em alemão, fica bem no centro e foi um dos primeiros prédios no Ring Boulevard, a principal avenida da cidade. Em estilo neo-renascentista, ela foi inaugurada em 1869 com a ópera Don Giovanni de Wolfgang Amadeus Mozart. Quem tiver a chance, vá assistir a uma noite de ópera! É emocionante.

4) Ir no Museu de História da Arte (Kunsthistorisches)

O deslumbrante Museu de História da Arte é o maior da cidade e fica em um prédio maravilhoso construído entre 1872 e 1891. No museu, é possível ver o coleções dos imperadores de Habsburg, como, por exemplo, obras do famoso pintor Bruegel, além de arte egípcia, entre outras exposições permanentes.

Viena tem museus lindíssimos

5) E também no Museu Albertina

Um dos museus mais importantes da cidade, que está sempre com diversas exposições simultâneas. Aliás, o edifício de arquitetura neoclássica, com suas imponentes escadarias já vale a visita! Fundado em 1805, conta com muitas obras de artistas famosos, como, por exemplo, Leonardo da Vinci, Rubens e Picasso.

Certamente uma atração imperdível em Viena

6) Visitar a Casa da Música (Haus der Musik)

Já que Viena é a capital da música, certamente não poderia faltar o Museu do Som! Inaugurado em 2000, é o primeiro museu de som e música da Áustria. Ao longo dos 4 andares, você conhece toda a história da música, assim como os instrumentos, como os sons são criados, etc. Além disso, há também seções interativas e tecnológicas.

7) Ir no Palácio de Belvedere

O Palácio, onde fica o museu de mesmo nome, também vale a visita. Na verdade são dois Palácios, o Superior e o Inferior, ligados por belos jardins. É no Superior que estão algumas obras importantes, como, por exemplo, o famoso “Beijo” de Gustav Klimt. Enquanto isso, o Inferior recebe as exposições temporárias.

o que fazer em Viena

Palácio Belvedere

8) Curtir o fim de tarde na Maria-Theresien Platz

É nesta grande praça que ficam os museus Kunsthistorisches, de História da Arte, e Naturhistorisches, de História Natural. Eles se destacam por suas cúpulas verdes, vistas de longe! É uma praça muito movimentada, principalmente no fim de semana, quando as famílias levam as crianças para brincar, fazem piquenique, etc. Além disso, há também alguns food trucks. 

Uma das atrações em Viena é esta praça

9) Se deliciar com as confeitarias

É cada uma mais linda que a outra! Fui na Demel Chocolatier, histórica, do século XIX, com doces deliciosos e tortas impecáveis. O difícil é escolher entre tantas opções apetitosas. Portanto, entre as atrações em Viena, certamente vale a pena parar em alguma confeitaria.

O ambiente

As tortas

10) Conhecer a St. Stephen’s Cathedral

Stephansdom, o símbolo religioso mais importante de Viena, foi construído sobre as ruínas de uma igreja românica dedicada a São Estevão, construída em 1147. Localizada em Stephansplatz, em pleno coração da cidade, a igreja em estilo gótico tem 137 metros de altura pode ser vista de diferentes pontos. O interior da catedral é igualmente lindo! Além disso, é lá dentro que estão os restos mortais de grande parte dos membros da família Habsburgo. Há visitas guiadas. Para mais informações, acesse o site oficial do Turismo de Viena.

atrações em viena

A catedral por fora

Como se locomover em Viena

Viena é uma cidade muito fácil de andar. Ela é toda dividida em distritos e tem um excelente sistema de transporte. Ou seja, o metrô e o trem nos levam a todo lugar. Para se ter uma ideia, 40% dos moradores usam transporte público e 7%, bicicleta. Além disso, as ciclovias são levadas muito a sério e mesmo no inverno os ciclistas não desanimam. Portanto, uma ótima dica é adquirir o Vienna City Cards: por 17 euros, você pode entrar em uma série de museus e andar de transporte público.

Onde comer

  • Konstantin Fiilippou – restaurante com duas estrelas Michelin de um jovem chef grego, de mesmo nome. Com decoração simples, porém elegante, ele só oferece menu degustação e faz uma cozinha inventiva, usando produtos alemães, com um toque mediterrâneo.

  • Kussmaul – O meu restaurante preferido. Contemporâneo e com ótima cozinha, tem pratos originais, com bela apresentação e deliciosos.

  • Café Museum – restaurante bem tradicional, de 1889, e onde os intelectuais da época se reuniam. O lugar é bem grande e no cardápio, pratos típicos da cozinha alemã, como, por exemplo, bife à milanesa, bife de panela e as deliciosas tortas vienenses.

o que fazer em Viena

Fachada decorada para o Natal

  • Café Sacher – Parada imperdível no tradicional café, no hotel de mesmo nome, para experimentar a famosa torta vienense, de chocolate, com um pouco de damasco, deliciosa!

  • Motto – restaurante modernoso, onde comi um delicioso beef tartare e um ainda melhor ravioli de pistache com trufas, no Distrito 5,  o mais gay friendly.
  • Naschmarkt certamente não pode faltar o tradicional mercado gastronômico! O de Viena está em funcionamento desde 1780, quando foi fundado por fazendeiros que iam à cidade vender os seus produtos. Há várias opções de lojinhas e restaurantes, então, vale a pena dar uma volta por lá e quem sabe até almoçar.

  • Offenloch Restaurant – restaurante típico de comida vianense, ideal para comer o clássico “Wiener Schnitzel”.
atrações em viena

Entrada

  • Lugeckrestaurante da família que inventou o Schnitzel, ou seja, oferece comida típica austríaca em um ambiente clássico e aconchegante.
atrações em Viena

Um clássico

Onde ficar

  • Park Hyatt Vienna um dos melhores hotéis da cidade, no coração do centro histórico. Ele fica em um prédio de 120 anos, onde funcionava um banco. O hotel foi todo preservado e conta com o notável contraste entre o antigo e o moderno, quartos espaçosos e ambientes deslumbrantes. Confira nossa review completa aqui.

  • The Ring Hotel – simpático hotel boutique, em um prédio de 1860. Com 65 quartos confortáveis, o hotel conta ainda com uma academia de ginástica, spa, bar e restaurante. Apesar de estar em uma movimentada avenida, os quartos tem vidro duplo e não escutamos um barulho se quer.
  • Hotel Imperial – um dos hotéis mais tradicionais de Viena. Localizado em um prédio de 1873, antiga residência do príncipe de Württemberg. O hotel, com 138 quartos, tem uma atmosfera mágica e serviço impecável. Ponto de encontro de intelectuais e artistas da época.

A jornalista viajou com o apoio do Vienna Tourist Board, conectada com Easysim4u e assegurada pela GTA.

Texto e fotos por Renata Araújo. Fevereiro 2020.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.