Viena é uma cidade praticamente perfeita!

Cidade elegante e cosmopolita, às margens do Danúbio, Viena tem um encanto especial! Certamente um destino que respira arte, música, cultura e arquitetura. Berço de grandes compositores, como, por exemplo, Mozart e Beethoven, a capital da Áustria foi também palco de importantes discussões filosóficas com grandes intelectuais, como Freud. São mais de cem palácios e castelos, jardins belíssimos, inúmeros museus e imponentes igrejas! Uma capital europeia cheia de personalidade que merece ser conhecida. Confira, então, nosso post abaixo com 10 atrações imperdíveís em Viena, além de dicas de onde comer e se hospedar.

+Reserve o seu hotel em Viena pelo melhor preço.

Atrações em Viena

Viena é uma cidade praticamente perfeita!

+10 destinos internacionais mais buscados por brasileiros

10 atrações em Viena

1) Assistir a um concerto no Large Musikverein Hall

O Musikverein possui um conjunto completo de salas de concerto, e que são consideradas uma das mais importantes salas de concertos do mundo. Tive a oportunidade de assistir a um concerto da Orquestra Filarmônica de Viena e foi uma experiência inesquecível! Os músicos são de altíssima qualidade e o respeito do público é impressionante. Aliás, sem contar no teatro, de 1870, com estilo neoclássico e com uma riqueza de detalhes incrível.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

+Park Hyatt: o melhor hotel de Viena

atrações em viena

2) Visitar o Palácio de Schonbrunn

Um dos principais monumentos históricos e culturais da Áustria! O Palácio foi residência de verão da família imperial austríaca desde meados do século XVIII até ao final da Segunda Guerra Mundial. Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, o Palácio é aberto para visitação e os mais ousados podem até se hospedar ali, na suíte imperial, de 167m². Além disso, se tiver a oportunidade, assista a um concerto da orquestra do Schonbrunn Palace, no teatro Orangerie, do século XVIII.

+ Viena nas locações da trilogia “Antes do Amanhecer”

3) Conhecer a Ópera de Viena

Um dos símbolos da cidade e que certamente não poderia faltar na nossa lista de atrações imperdíveis em Viena. A Opera House, em inglês e Wiener-Staatsoper, em alemão, fica bem no centro e foi um dos primeiros prédios no Ring Boulevard, a principal avenida da cidade. Em estilo neo-renascentista, ela foi inaugurada em 1869 com a ópera Don Giovanni de Wolfgang Amadeus Mozart. Quem tiver a chance, vá assistir a uma noite de ópera! É emocionante.

4) Ir no Museu de História da Arte (Kunsthistorisches)

O deslumbrante Museu de História da Arte é o maior da cidade e fica em um prédio maravilhoso construído entre 1872 e 1891. No museu, é possível ver o coleções dos imperadores de Habsburg, como, por exemplo, obras do famoso pintor Bruegel, além de arte egípcia, entre outras exposições permanentes.

Viena tem museus lindíssimos

5) E também no Museu Albertina

Um dos museus mais importantes da cidade, que está sempre com diversas exposições simultâneas. Aliás, o edifício de arquitetura neoclássica, com suas imponentes escadarias já vale a visita! Fundado em 1805, conta com muitas obras de artistas famosos, como, por exemplo, Leonardo da Vinci, Rubens e Picasso.

+Os mercados de Natal na Europa

Certamente uma atração imperdível em Viena

6) Visitar a Casa da Música (Haus der Musik)

Já que Viena é a capital da música, certamente não poderia faltar o Museu do Som! Inaugurado em 2000, é o primeiro museu de som e música da Áustria. Portanto, ao longo dos 4 andares, você conhece toda a história da música, assim como os instrumentos, como os sons são criados, etc. Além disso, há também seções interativas e tecnológicas.

7) Ir no Palácio de Belvedere -atrações em Viena

O Palácio, onde fica o museu de mesmo nome, também vale a visita. Ou seja, são dois Palácios, o Superior e o Inferior, ligados por belos jardins. É no Superior que estão algumas obras importantes, como, por exemplo, o famoso “Beijo” de Gustav Klimt. Enquanto isso, o Inferior recebe as exposições temporárias.

o que fazer em Viena

Palácio Belvedere

8) Curtir o fim de tarde na Maria-Theresien Platz

É nesta grande praça que ficam os museus Kunsthistorisches, de História da Arte, e Naturhistorisches, de História Natural. Seguramente eles se destacam por suas cúpulas verdes, vistas de longe! É uma praça muito movimentada, principalmente no fim de semana. Afinal, é quando as famílias levam as crianças para brincar, fazem piquenique, etc. Além disso, há também alguns food trucks. 

Uma das atrações em Viena é esta praça

9) Se deliciar com as confeitarias

Certamente as confeitarias são imperdíveis em Viena, capital da Áustria. Fui na Demel Chocolatier, histórica, do século XIX, com doces deliciosos e tortas impecáveis. O difícil é escolher entre tantas opções apetitosas. Portanto, entre as atrações em Viena, anote esta!

O ambiente

As tortas

10) Conhecer a St. Stephen’s Cathedral

Stephansdom, o símbolo religioso mais importante de Viena, foi construído sobre as ruínas de uma igreja românica. Ela foi dedicada a São Estevão e construída em 1147. Localizada em Stephansplatz, em pleno coração da cidade, a igreja em estilo gótico tem 137 metros de altura e pode ser vista de diferentes pontos. O interior da catedral é igualmente lindo! Além disso, é lá dentro que estão os restos mortais de grande parte dos membros da família Habsburgo. Portanto, aproveite as visitas guiadas. Para mais informações, acesse o site oficial do Turismo de Viena.

atrações em viena

A catedral por fora

Como se locomover em Viena

Viena é certamente uma cidade muito fácil de andar. Enquanto ela é toda dividida em distritos, tem um excelente sistema de transporte. Ou seja, o metrô e o trem nos levam a todo lugar. Para se ter uma ideia, 40% dos moradores usam transporte público e 7%, bicicleta. Além disso, as ciclovias são levadas muito a sério e mesmo no inverno os ciclistas não desanimam. Portanto, uma ótima dica é adquirir o Vienna City Cards: por 17 euros, você pode entrar em uma série de museus e andar de transporte público.

Onde comer

  • Konstantin Fiilippou – restaurante com duas estrelas Michelin de um jovem chef grego, de mesmo nome. Com decoração simples, porém elegante, ele só oferece menu degustação e faz uma cozinha inventiva, usando produtos alemães, com um toque mediterrâneo.

  • Kussmaul – O meu restaurante preferido. Contemporâneo e com ótima cozinha, tem pratos originais, com bela apresentação e deliciosos.

  • Café Museum – restaurante bem tradicional, de 1889, e onde os intelectuais da época se reuniam. O lugar é bem grande e no cardápio, pratos típicos da cozinha alemã, como, por exemplo, bife à milanesa, bife de panela e as deliciosas tortas vienenses.

o que fazer em Viena

Fachada decorada para o Natal

  • Café Sacher – Parada imperdível no tradicional café, no hotel de mesmo nome, para experimentar a famosa torta vienense, de chocolate, com um pouco de damasco, deliciosa!

  • Motto – restaurante modernoso, onde comi um delicioso beef tartare e um ainda melhor ravioli de pistache com trufas, no Distrito 5,  o mais gay friendly.
  • Naschmarkt certamente não pode faltar o tradicional mercado gastronômico! O de Viena está em funcionamento desde 1780, quando foi fundado por fazendeiros que iam à cidade vender os seus produtos. Há várias opções de lojinhas e restaurantes, então, vale a pena dar uma volta por lá e quem sabe até almoçar.

  • Offenloch Restaurant – restaurante típico de comida vianense, ideal para comer o clássico “Wiener Schnitzel”.
atrações em viena

Entrada

  • Lugeckrestaurante da família que inventou o Schnitzel, ou seja, oferece comida típica austríaca em um ambiente clássico e aconchegante.
atrações em Viena

Um clássico

Onde ficar

  • Park Hyatt Vienna um dos melhores hotéis da cidade, no coração do centro histórico. Ele fica em um prédio de 120 anos, onde funcionava um banco. O hotel foi todo preservado e conta com o notável contraste entre o antigo e o moderno, quartos espaçosos e ambientes deslumbrantes. Confira nossa review completa aqui.

  • The Ring Hotel – simpático hotel boutique, em um prédio de 1860. Com 65 quartos confortáveis, o hotel conta ainda com uma academia de ginástica, spa, bar e restaurante. Apesar de estar em uma movimentada avenida, os quartos tem vidro duplo e não escutamos um barulho se quer.
  • Hotel Imperial – um dos hotéis mais tradicionais de Viena. Localizado em um prédio de 1873, antiga residência do príncipe de Württemberg. O hotel, com 138 quartos, tem uma atmosfera mágica e serviço impecável. Ponto de encontro de intelectuais e artistas da época.

A jornalista viajou com o apoio do Vienna Tourist Board, conectada com Easysim4u e assegurada pela GTA.

Texto e fotos por Renata Araújo. Fevereiro 2020.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a Seguro ilimitado e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.