Le Quartier: complexo gastronômico dos Troigros em São Paulo

le quartier

Fui conhecer o Le Quartier, novo complexo gastronômico dos Troigros em São Paulo e saí vidrada! O chef franco-carioca já tinha inaugurado o Chez Claude versão paulista e depois de comprar os imóveis vizinhos, no Itaim Bibi, foi aberto o Boucherie. O acolhedor restaurante funciona nos moldes do CT Boucherie, no Rio. Ou seja, você escolhe a proteína e os acompanhamentos vem em sistema de rodízio. No mesmo lugar, há ainda o bar do Quartier, com shows de jazz e novidades que estão por chegar. O lugar está um sucesso, bem movimentado e um charme! No comando, o carismático Claude e o seu competente filho Thomas, que tomam mais uma iniciativa neste casamento entre França e Brasil, desta vez com DNA paulistano. Aproveite para ler sobre o La Coppa: restaurante italiano dentro do Allianz Parque!

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

Boucherie

Meu almoço de sábado foi no recém aberto Boucherie. O salão é aconchegante, com ares de bistrô parisiense. Plaquinhas penduradas na parede de ladrilho branco e pequenos quadros negros suspensos com os nomes dos pratos dão um toque a mais ao ambiente. Enquanto isso, os tijolos de barro dão um ar rústico e “aquecem” o salão, juntamente com o mobiliário de madeira. Eles fazem contraste com a arquitetura industrial presente no acabamento do teto e nas instalações pintadas de preto.

+Yū: novo e badalado restaurante de comida japonesa no Itaim.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

complexo gastronômico dos Troisgros em São Paulo
Salão

O atendimento é ágil e simpático, até porque, em forma de rodízio é essencial para os clientes girarem. Não à toa, o formato é sucesso total no Rio há 12 anos.

complexo gastronômico dos Troisgrois em São Paulo
Cozinha

Há diversas opções de entradas é dá até para ficar na dúvida do que escolher. Porém nos concentramos e aceitamos o pão quentinho de fermentação natural sugerido pelo garçom, acompanhado de manteiga. Além disso, fomos também no irresistível pastel de carne de filé mignon cortado na ponta da faca. Comeria mais dez, se pudesse, rs. Por fim, provamos a burrata, que estava bem macia.

complexo gastronômico dos Troisgros em São Paulo
Entradinhas irresistíveis no Boucherie

As carnes – complexo gastronômico dos Troigros

De principal, apostamos no Poterhouse, que serve perfeitamente duas pessoas e já vem à mesa fatiado. Para quem não está familiarizado, o Porterhouse tem três cortes na mesma peça: alcatra, contrafilé e filé mignon e costuma ser muito bem valorizado. A carne estava macia e veio no ponto que queríamos. Entretanto, vale dizer que há também pescados grelhados. Inclusive, a mesa vizinha optou por um polvo que me deu água na boca!

+As pizzas preferidas dos chefs do Rio e São Paulo.

As guarnições

Enquanto isso, foi difícil seguir o ritmo dos acompanhamentos, devido à sua fartura. A farofa panko super crocante e as batata crisp sequinhas são deixadas na mesa. É sempre uma tarefa árdua não devorá-las por inteiro. Quem avisa amigo é: melhor aguardar o que está por vir. As guarnições seguramente agradam a todos. Por exemplo, há desde legumes, como chuchu gratinado com queijo Grueyère e quiabo refogado com tomate, até às mais calóricas, como purê de mandioquinha e batatinhas gratinadas. Um dos meus preferidos foi o tomate gratinado.

Palavras do chef

A casa que nasceu no Rio teve alguns ajustes ao ser levada para São Paulo. Segundo Thomas, algumas medidas foram colocadas em práticas para agradar o paladar paulistano, como por exemplo, o bife à milanesa, que entrou de vez no cardápio. “No Rio, o CT é conhecido por ser um lugar pós praia, já que fica no Leblon. Já em São Paulo, os clientes desejam grelhados maiores e tem a tendência de passar mais tempo à mesa. Portanto, preparamos um peixe inteiro e até um leitão, encomendado previamente”, explica o chef.

+Tartuferia: restaurante de trufas em São Paulo

Thomas e Claude Troisgros

O novo complexo gastronômico dos Troigros

O Le Cartier é bem diferente de outros empreendimentos que a gente vê por aí. Pelo menos no Brasil. A ideia é justamente poder ficar horas em um mesmo lugar. Antes ou depois do almoço, sentar no bar para tomar um drinque, por exemplo. Ele serve os dois restaurantes e oferece um misto de coquetelaria clássica com criações autorais do mixologista Esteban. Além disso, quem se animar, pode ficar até mais tarde e também assistir a um show no fim-de-semana.

O quem vem por aí…

Thomas também me contou que ainda vai ser aberto um terceiro restaurante, desta vez, mediterrâneo. A ideia é combinar a gastronomia não apenas da Espanha, França e Itália mas também usar alguns toques árabes. Ou seja, o Le Cartier é um lugar inovador que veio para ficar e se você ainda não conhece, corre lá!

le quartier
Chez Claude São Paulo

Endereço: Rua Professor Tamandaré Toledo, 25, Itaim Bibi.

Texto e fotos por Renata Araújo. Agosto de 2022.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a Seguro ilimitado e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!