Le Quartier: complexo gastronômico dos Troigros em São Paulo
Fui conhecer o Le Quartier, novo complexo gastronômico dos Troigros em São Paulo e saí vidrada! O chef franco-carioca já tinha inaugurado o Chez Claude versão paulista e depois de comprar os imóveis vizinhos, no Itaim Bibi, foi aberto o Boucherie. O acolhedor restaurante funciona nos moldes do CT Boucherie, no Rio. Ou seja, você escolhe a proteína e os acompanhamentos vem em sistema de rodízio. No mesmo lugar, há ainda o bar do Quartier, com shows de jazz e novidades que estão por chegar. O lugar está um sucesso, bem movimentado e um charme! No comando, o carismático Claude e o seu competente filho Thomas, que tomam mais uma iniciativa neste casamento entre França e Brasil, desta vez com DNA paulistano. Aproveite para ler sobre o La Coppa: restaurante italiano dentro do Allianz Parque!
+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.
Boucherie
Meu almoço de sábado foi no recém aberto Boucherie. O salão é aconchegante, com ares de bistrô parisiense. Plaquinhas penduradas na parede de ladrilho branco e pequenos quadros negros suspensos com os nomes dos pratos dão um toque a mais ao ambiente. Enquanto isso, os tijolos de barro dão um ar rústico e “aquecem” o salão, juntamente com o mobiliário de madeira. Eles fazem contraste com a arquitetura industrial presente no acabamento do teto e nas instalações pintadas de preto.
+Yū: novo e badalado restaurante de comida japonesa no Itaim.
O atendimento é ágil e simpático, até porque, em forma de rodízio é essencial para os clientes girarem. Não à toa, o formato é sucesso total no Rio há 12 anos.
Há diversas opções de entradas é dá até para ficar na dúvida do que escolher. Porém nos concentramos e aceitamos o pão quentinho de fermentação natural sugerido pelo garçom, acompanhado de manteiga. Além disso, fomos também no irresistível pastel de carne de filé mignon cortado na ponta da faca. Comeria mais dez, se pudesse, rs. Por fim, provamos a burrata, que estava bem macia.
As carnes – complexo gastronômico dos Troigros
De principal, apostamos no Poterhouse, que serve perfeitamente duas pessoas e já vem à mesa fatiado. Para quem não está familiarizado, o Porterhouse tem três cortes na mesma peça: alcatra, contrafilé e filé mignon e costuma ser muito bem valorizado. A carne estava macia e veio no ponto que queríamos. Entretanto, vale dizer que há também pescados grelhados. Inclusive, a mesa vizinha optou por um polvo que me deu água na boca!
+As pizzas preferidas dos chefs do Rio e São Paulo.
As guarnições
Enquanto isso, foi difícil seguir o ritmo dos acompanhamentos, devido à sua fartura. A farofa panko super crocante e as batata crisp sequinhas são deixadas na mesa. É sempre uma tarefa árdua não devorá-las por inteiro. Quem avisa amigo é: melhor aguardar o que está por vir. As guarnições seguramente agradam a todos. Por exemplo, há desde legumes, como chuchu gratinado com queijo Grueyère e quiabo refogado com tomate, até às mais calóricas, como purê de mandioquinha e batatinhas gratinadas. Um dos meus preferidos foi o tomate gratinado.
Palavras do chef
A casa que nasceu no Rio teve alguns ajustes ao ser levada para São Paulo. Segundo Thomas, algumas medidas foram colocadas em práticas para agradar o paladar paulistano, como por exemplo, o bife à milanesa, que entrou de vez no cardápio. “No Rio, o CT é conhecido por ser um lugar pós praia, já que fica no Leblon. Já em São Paulo, os clientes desejam grelhados maiores e tem a tendência de passar mais tempo à mesa. Portanto, preparamos um peixe inteiro e até um leitão, encomendado previamente”, explica o chef.
+Tartuferia: restaurante de trufas em São Paulo
O novo complexo gastronômico dos Troigros
O Le Cartier é bem diferente de outros empreendimentos que a gente vê por aí. Pelo menos no Brasil. A ideia é justamente poder ficar horas em um mesmo lugar. Antes ou depois do almoço, sentar no bar para tomar um drinque, por exemplo. Ele serve os dois restaurantes e oferece um misto de coquetelaria clássica com criações autorais do mixologista Esteban. Além disso, quem se animar, pode ficar até mais tarde e também assistir a um show no fim-de-semana.
O quem vem por aí…
Thomas também me contou que ainda vai ser aberto um terceiro restaurante, desta vez, mediterrâneo. A ideia é combinar a gastronomia não apenas da Espanha, França e Itália mas também usar alguns toques árabes. Ou seja, o Le Cartier é um lugar inovador que veio para ficar e se você ainda não conhece, corre lá!
Endereço: Rua Professor Tamandaré Toledo, 25, Itaim Bibi.
Texto e fotos por Renata Araújo. Agosto de 2022.
4 Dicas para seu planejamento de viagem
- Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
- Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
- Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
- Curta suas férias assegurado com a SegurosPromo e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Deixar um Comentário