Por Renata Araújo

Fomos convidados para a inauguração do resort de esqui Club Med em Val Thorens, na França, uma das oito áreas de esqui de Les 3 Vallées. Eleita duas vezes a melhor estação de esqui do mundo, pelo World Travel Awards, Val Thorens, fica a duas horas e meia de carro de Lyon, na França e de Genebra , na Suíça e o Club Med oferece transfer dos dois aeroportos.

Club Med Val Thorens

Club Med Val Thorens

Com 600km de pistas, Les 3 Valléees é a maior zona ski-in/ski-out do mundo. São 1.500 hectares de pistas em altitudes que variam de 1.300 a 3.230 metros, sendo 80% delas acima de 2.000 metros. Ao todo são 321 pistas, 25 picos, 6 geleiras e vistas de tirar o fôlego.

Club Med Val Thorens

Club Med Val Thorens

O Val Thorens Sensations tem um projeto arquitetônico arrojado e uma decoração contemporânea, com cores em tons pastéis além de ter sido planejado para dar destaque às vistas sensacionais do lugar. Os ambientes são todos muito iluminados e é possível avistar as montanhas nevadas, através dos janelões, clarabóias e terraços em áreas comuns, além das varandas em grande parte dos quartos. Os materiais utilizados, como, madeira, pedra, aço e vidro, combinam com o clima de inverno e proporcionam um ambiente aconchegante e descontraído.

Club Med Val Thorens

Club Med Val Thorens

Há quatro categorias de quartos, que começam em 24 metros quadrados e vão a suítes de 50 metros com varanda e os preços variam de EU200 a 500 euros, dependendo do tipo de quarto e da época do ano, em esquema de all inclusive.

Club Med Val Thorens

O resort se diferencia por oferecer instrutores de  esqui de vários níveis e em diferentes idiomas, inclusive o português. Os equipamentos de primeira linha também podem ser alugados no hotel, inclusive com antecedência, e são colocados no locker, com o mesmo número do quarto e aberto com a mesma chave. Super prático! Os hóspedes saem dali já esquiando, sem precisar andar para pegar o teleférico, como acontece em alguns resorts de esqui. Tudo isso na área dos esquiadores, onde também há sempre um lanchinho disponível para os esportistas.

Club Med Val Thorens

Club Med Val Thorens

Club Med Val Thorens

Além disso, é possível escolher entre duas opções de aulas de esqui, ou passar o dia inteiro na montanha e almoçar em um dos restaurantes por lá, ou fazer de aula de manhã, voltar para o resort para comer e continuar à tarde.

Club Med Val Thorens

Club Med Val Thorens

Quem não esquia, pega o teleférico, a poucos metros do resort e pode fazer uma variedade de esportes, como, mountain biking na neve, tirolesa, raquete (coloca-se um tipo de raquete no pé e anda-se na neve com ajuda de bastões) – atividades pagas à parte – e  simulador de escalada (em uma parede dentro do hotel), entre outros.

Club Med Val Thorens

Club Med Val Thorens

Bem pertinho do hotel está o centrinho de Val Thorens, com várias lojas, oficina de turismo e um centro esportivo, onde é possível praticar outros esportes e dar uma passeada. Também há vários restaurantes e a Malaysia, uma boate conhecida por lá, que lota na alta temporada e apesar da cara fofa de casinha na serra, é subterrânea, enorme, com capacidade para duas mil pessoas.

Club Med Val Thorens

Club Med Val Thorens

O novo resort Club Med Val Thorens é um village digital, onde toda a programação (e check-in/out) pode ser acessada através de aplicativo para o celular e também nas várias telas de monitores espalhadas pelo hotel. O foco do resort são famílias com adolescentes. Crianças são permitidas, mas não há monitoramento para elas.

Club Med Val Thorens

No quesito gastronomia, o Club Med Val Thorens se supera. São dois restaurantes: o Yurts, principal, em esquema de bufê, que funciona para café da manhã, almoço e jantar oferece uma variedade incrível de pratos, com várias estações de comida: italiana, francesa, saladas, sopas, grelhados, entre outras especialidades, com destaque para a patisserie francesa, deliciosa, sem fugir à regra. Nas refeições, além de bebidas não alcoólicas, estão incluídos cervejas, vinhos e espumantes.

Club Med Val Thorens

Já o Epicurious é um restaurante mais sofisticado, comandado pelo chef local Edouard Loubet, reconhecido pelo Guia Michélin. Tive ali o melhor jantar da minha estadia, com direito à pizza trufada e filé empanado com mini churros de queijo, de comer de joelhos. Ele fica em um lounge gourmet, onde também há bar au vin, onde é possível fazer degustações a partir das 10 da manhã – cobradas à parte – ou quem sabe tomar uma taça ou um drinque antes do jantar.  Ali também é servido um café à la carte, depois das 10AM, além de tapas e petiscos durante o dia, carinhosamente apelidados de piquinique gourmet.

Club Med Val Thorens

Depois do jantar, o espaço se transforma em um grande bar com direito a shows de artistas variados e no andar de cima e há ainda, o Bar Oxygen, onde também rola música ao vivo e DJ até umas três da manhã, em clima de boate. São comuns temas da noite, onde é sugerido um traje especial. Na nossa, foi preto com acessórios fluorescentes, fornecidos pelo resort, o que garantiu a diversão de todos.

Club Med Val Thorens

Club Med Val Thorens

O hotel conta ainda com um spa by Carita, renomada marca de cosméticos francesas, onde é possível fazer vários tipos de massagem – ideal para relaxar depois de um dia intenso de esqui – além de oferecer serviço de manicure/pedicure e cabeleireiro.

Club Med Val Thorens

Também são oferecidas aulas de ginástica e de dança, como zumba, bodystep, entre outras, além de uma academia com equipamentos para cardio. Os hóspedes também podem se exercitar no quarto, usando vídeos de ginástica, com equipamentos fornecidos pelo hotel, como bola de equilíbrio, etc.

Club Med Val Thorens

O resort de esqui Club Med em Val Thorens, na França é uma ótima opção de férias de inverno, mesmo para quem não gosta de esquiar. Não há toa, 1.600 brasileiros já fizeram suas reservas para estas férias.

Club Med Val Thorens

E se você quiser ver mais imagens desse lindo resort, é só CLICAR AQUI e conferir minha entrada, ao vivo, no Estudio i da Globonews. Agradeço ao charmoso Hotel Marignan, pertinho da Champs Elysées, onde estive hospedada, que me cedeu uma de suas suítes para que eu fizesse minha coluna de viagem na TV.

 inauguração do resort de ski club med em val thorens, na frança

 renata araujo estudio i

Fotos: Renata Araujo

Dezembro de 2014.

Leia mais:

Viena no Natal

Como se casar em Las Vegas

Riad Si Said – luxo em Marrakech

Berlim no Natal

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.