Histórias de Mães e filhos que trabalham juntos na gastronomia brasileira

Nesta semana de Dia das Mães, preparamos um post especial contando histórias de mães e filhos que trabalham juntos na gastronomia brasileira. Sabemos que conciliar a vida profissional com a pessoal é uma tarefa difícil, e quando trabalhamos com alguém da nossa família então, a dificuldade pode aumentar ainda mais! Mas, certamente, as mães são fonte de inspiração para os filhos que decidem seguir seus passos na carreira. Vamos conhecer mais destes personagens abaixo!

Aproveite para ler também:

História de Mães e Filhos que trabalham juntos

Eduardo e Teresinha Araújo, do Café 18 do Forte – Copacabana, Rio de Janeiro

Inaugurado em 2010 pela quituteira Teresinha Araújo, o Café 18 do Forte, localizado dentro do Forte de Copacabana, fica de frente para um dos cartões-postais cariocas mais famosos do mundo, a Praia de Copacabana. Naquela época, Teresinha era famosa por vender seus doces para todos que ali passavam. O sucesso foi tanto que a sócia acabou abrindo uma mini porta, por onde eram comercializadas as delícias produzidas por ela. Aos poucos, o pequeno empreendimento foi se expandindo de tamanho e de cardápio.

Foi quando, em 2016, seu filho, Eduardo Araújo, também sócio do Quartinho, Pope e Chanchada, resolveu se unir à sua mãe, assumindo o negócio da família. “No início não foi nada fácil equilibrar questões familiares com profissionais, assim como o choque cultural. Afinal, são duas gerações distantes e diferentes comandando o lugar. No entanto, o que fez a gente se unir ainda mais foi o propósito, de fazer o Café 18 ser uma experiência completa”, conta Eduardo. De lá pra cá, a casa foi se reinventando e hoje é conhecida como um dos principais programas do Rio para tomar café da manhã com uma vista privilegiada. Além disso, o Café 18 do Forte também oferece brunch e almoço, com pratos variados.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

End: Forte de Copacabana (Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana) – Praça Cel. Eugênio Franco, 1 – Copacabana

Luiz Fernando Ferreira e Tereza Vilela, do Fuska Bar2.0, no Humaitá, Rio de Janeiro

Ponto de encontro de artistas antenados, o Fuska Bar2.0 abriu as portas há mais de 30 anos, na rua Capitão Salomão, no Humaitá. Comandado por Tereza Vilela e seu filho Luiz Fernando Ferreira, o bar ficou conhecido por suas mesas simples na calçada, cerveja bem gelada e programação musical variada. O nome da casa é inspirado no carro e no seu tamanho, claro. São 20 metros quadrados, mas a esquina é como coração de mãe: sempre cabe mais um. Tereza supervisiona a cozinha e é a responsável pelas receitas junto do chef Elmo Oliveira. Já Luiz, chegou em 2015 para assumir o empreendimento ao lado dos pais.

Luiz Fernando e Tereza

Após o falecimento do pai de Luiz, em 2017, o Fuska ganhou uma turbinada e virou 2.0, com uma agenda com apresentações que vão do jazz ao samba. Não à toa, está sempre lotado nos fins de semana. Além disso, o bar também teve a iniciativa de apoiar peças de teatro, o que acabou transformando o botequim em destino de personalidades do mundo das artes.

End: Rua Capitão Salomão, 52 A, Humaitá

Bel Costa e Isabela e Manoela de Faria, do Restaurante Refúgio, em Paraty, RJ

Em frente ao mar, vizinho ao cais de Paraty, em uma daquelas belas casas coloniais está o restaurante Refúgio. A casa que surgiu de uma história de amor entre a paulistana Bel Costa e o caiçara paratiense, Zé Paulo, hoje é comandada por três mulheres: Bel, a mãe e chef, e as filhas Isabela de Faria e Manoela de Faria. Ou seja, o Dia das Mães é sempre de trabalho (e satisfação) para o trio. Juntas, elas aprimoram receitas regionais e mediterrâneas que atravessam gerações. Além de unir o tradicional ao novo, sempre valorizam os pequenos produtores locais, ingredientes orgânicos e frutos do mar selvagens, pescados na baía de Paraty, por pescadores que traçam suas próprias redes e pescam de canoa ou por apneia. Na decoração do Refúgio, estão peças de artistas nacionais e outras produzidas pela própria Bel, que tornam o ambiente ainda mais acolhedor e cheio de personalidade.

Portanto, todos estes fatores, somados à força materna e empoderamento destas mulheres, além, é claro, de boas receitas, fazem deste restaurante em Paraty um sucesso há 30 anos!

Gina von Hertwig, Christian e Luciana, da assessoria de imprensa Gina

Já que estamos falando de chefs e empresários tomamos a liberdade de incluir também esta querida família. Em 1991, a empresária Gina von Hertwig criou, em São Paulo, sua agência de assessoria de imprensa com o próprio nome e focando em gastronomia, enogastronomia e hotelaria. Competente e com olhar certeiro, Gina logo se tornou um dos principais nomes desse mercado. Hoje, ela tem ao seu lado os dois filhos, Christian e Luciana, para juntos dar consultoria de comunicação a dezenas de clientes. Entre eles, por exemplo, os italianos Luce e La Serena. Ou seja, das redes de fast food aos restaurantes mais autorais. “Trabalhar com eles é um desafio muito gratificante. São talentos diferentes com o mesmo objetivo. Buscamos o sucesso, a realização pessoal, geramos empregos, pagamos impostos e contribuímos dessa forma para um mundo melhor”, diz a “chef”. Por sinal, o almoço desse domingo vai ter um brinde ainda mais comemorativo: Antônio, o recém nascido filho de Luciana, é o novo integrante dessa receita.

Então, estas foram as histórias de mães e filhos que trabalham juntos na gastronomia brasileira, e certamente fazem um ótimo trabalho. Feliz Dia das Mães!

End: Praça da Bandeira, 5 – Centro Histórico, Paraty – RJ

Fotos: Juliana Fidelina, Divulgação, Renata Araújo

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe: