Herdade da Malhadinha Nova: hotel Relais&Chateaux no Alentejo

hotel Relais&Chateau no Alentejo

Fui conhecer a Herdade da Malhadinha Nova, hotel Relais&Chateaux no Alentejo. Estava curiosíssima para chegar neste hotel vínico na maior região de Portugal. Afinal, ele tem bastante fama e já tinha escutado maravilhas sobre a propriedade. Entretanto, ainda assim consegui me surpreender e saí apaixonada pela Malhadinha. São seis casas distintas em uma área gigantesca, quartos acolhedores, cavalos, vinhedos, alta gastronomia, além de uma equipe afável e eficiente. Portanto, se você também é amante de vinhos e da natureza corre para colocar no seu roteiro essa magnífica hospedagem que traduz o mais legítimo luxo rústico em Portugal. Aproveite para ler: Fogo, restaurante do chef estrelado Alexandre Silva em Lisboa.

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço

História

A família Soares vem do Algarve mas comprou terras no Alentejo e começou a produzir vinho em 1998. Dez anos depois, abriu o hotel, onde hoje funciona a casa principal, de apenas dez quartos. O negócio deu certo e a propriedade foi se expandindo. Ou seja, pularam de dez para trinta quartos, divididos em casas diferentes. Cada uma tem sua particularidade mas todas cheia de charme.

+Top 6 hotéis de luxo em Lisboa.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Como chegar no hotel Relais&Chateaux no Alentejo

Primeiramente, vale lembrar que o Alentejo é uma das regiões com menor densidade populacional da Europa. A Herdade da Malhadinha Nova fica no Baixo Alentejo, pertinho do vilarejo de Beja, a 176Km de Lisboa. Portanto, são duas horas de carro ou de trem (comboio, como dizem os portugueses). De Beja até à Malhadinha, são mais 30 minutos. Você pode pegar um táxi ou uber, cerca de 30 euros ou usar o transfer do hotel, cerca de 60 euros. Fiz o trajeto de trem, saindo de Sete Rios, estação em Lisboa, e foi bem tranquilo. Meu bilhete de primeira classe custou 17 euros. Ao chegar, o carro do hotel já estava me esperando.

+Top 5 melhores cidades para morar em Portugal.

O hotel

A propriedade conta com 450 hectares, ou seja, é enorme e dividida em várias unidades diferentes. Todas completamente integradas à natureza. São eles: Monte da Peceguinha, com 3 suites de 90m2 e 7 quartos de 32m2; Casa da Pedras, com 4 suites exclusivas cada uma com cerca de 100 m2; Casa do Ancoradouro, com 7 suites exclusivas cada uma com cerca de 100 m2. Há ainda a Casa da Ribeira, com cerca de 370 m2 e 3 suites de 75 m2 e a Casa das Artes e Ofícios, com 180 m2 e 2 suites muito originais com cerca de 25 m2. Por fim, a Venda Grande, a cinco quilómetros, no coração da aldeia de Albernoa, a Venda Grande tem 4 suites de 40 m2. (A única que não conheci).

+Top 5 hotéis cinco estrelas no Porto.

O estilo

Finalmente, a arquitetura de cada unidade varia bastante, assim como o estilo, levando em conta que todas tem jardins, terraços e piscinas belíssimas. As diárias começam em 400 euros e podem chegar a 1.600 euros, quando se trata de uma vila inteira. Além disso, há também algumas promoções. A recepção, a adega bem como o restaurante ficam em uma primeira casa, a que temos acesso quando chegamos.

+Brasileiros contam como é morar em Portugal.

A Fazenda

Na fazenda do hotel Relais&Chateaux no Alentejo há criação de animais de raça autóctones em total harmonia com a Natureza e rigoroso regime de proteção com denominação de origem protegida (DOP). Há criação agropecuária e também de cavalos. Ou seja, a sustentabilidade ambiental é praticada de maneira séria. Ela está no topo das prioridades do projeto agrícola. Além disso, são 80 hectares de vinhedos em meio à uma paisagem estarrecedora, além de olivais centenários.

+5 destinos para conhecer em Portugal.

Os ambientes

Os múltiplos ambientes deste hotel Relais&Chateaux no Alentejo chamam atenção por seu bom gosto e acolhimento. A decoração é suave e combina muito com o clima de “montanha” onde o hotel está. Entretanto, há um ar de “casa de amigos”, uma sutil sofisticação que faz ir por água abaixo a máxima de que o campo é coisa de caipira. Detalhe: é própria dona Rita Soares que decorou cada quarto e sala e que dá a palavra final em cada objeto ali colocado. Há muitos móveis de design, assim como objetos criados por artesãos locais.

+11 restaurantes imperdíveis em Lisboa.

As acomodações da Malhadinha: hotel Relais&Chateaux no Alentejo

Os quartos são bem diferentes entre si, a começar pela casa onde cada um está. O meu era bem aconchegante com móveis e chão de madeira, além da cor verde predominante. A cama king size era bem confortável e o ambiente silencioso e com ótimo blackout. Me esperavam uma cesta de frutas, uma garrafa de vinho bem além da bem-vinda cafeteira. Além disso, um mimo especial: um porta-retrato com uma foto minha e uma garrafa de vinho e uma carta personalizada. Adorei, claro! Me chamou atenção o ipad tocando jazz – extremo bom gosto – e a tela de descanso da TV, dando mais leveza à decoração. Por fim, no banheiro, chuveiro e banheira, uma pia larga e bom espaço na bancada além dos elegantes azulejos verdes.

+Top 7 Mercados de Natal na Europa.

As atividades

Há muito o que fazer neste hotel Relais&Chateaux no Alentejo. Só fica parado quem quer, rs. Logicamente é válido passar horas à toa, apreciando a paisagem, entrando em contato com a natureza e dando um mergulho de vez em quando, se o tempo permitir. Quem curte montaria, pode aproveitar para cavalgar, já que o haras conta com 46 animais. Há ainda bicicletas disponíveis, passeio de todo terreno e de balão, aulas de culinária, prova de vinhos, massagens e por aí vai! Portanto, este hotel boutique no Baixo Alentejo é apropriado tanto para uma viagem entre amigos, como em casal ou família. No site do hotel você encontra detalhadamente o que é oferecido.

+Pestana Palácio do Freixo, hotel de luxo no Porto.

A gastronomia

Quem está a cargo da gastronomia da Malhadinha é o doce casal Joachim e Cintia Koerper. Com um currículo e tanto e também chef do restaurante estrelado Eleven (que aliás chegou até a aportar no Rio), Joachim criou os cardápios que são minuciosamente reproduzidos por sua afiada equipe. Uma culinária alentejana feita com insumos colhidos na própria horta, além de peixes frescos e carnes locais. Portanto, trata-se do mel, dos ovos biológicos, do azeite, bem como as carnes DOP: ovelha merina, vaca alentejana e porco preto. Por fim, já na parte das sobremesas fica por conta da querida Cintia que faz até os mais céticos clamarem por um docinho, sempre inventivos e delicados.

+7 Lugares imperdíveis no Porto.

Os vinhos

São produzidos cerca de 300 mil garrafas ano, sendo que 60% dos vinhos fica em Portugal. São vinhos distintos e de alta qualidade, feitos em harmonia com a natureza. Tanto a gama Malhadinha como Monte da Peceguina são vinhos de uma elegância única, muito frutados e complexos, distinguidos com vários prémios internacionais. Ou seja, cada um deles tem uma história própria com a particularidade dos seus rótulos, desenhados e assinados pelas crianças da família. Idéia sensível e genial! Certamente vale fazer a visita à fábrica e a degustação para entender melhor os produtos.

+Belcanto – um dos melhores restaurantes do mundo.

Atividades gastronômicas

O interessante também é a criatividade do hotel que oferece refeições fora do padrão, como o nostálgico piquenique em meio aos vinhedos. Um noite especial foi a do churrasco, muito bem montado, ao ar livre, e com uma fartura não apenas de carnes, mas como de entradas, saladas e sobremesas.

+Quinta de São Bernardo: hotel boutique no Douro, em Portugal.

Conclusão

Hospedar-se na Malhadinha, este boutique hotel Relais&Chateaux no Alentejo é uma experiência única e fora de série. Portanto, sugiro separar pelo menos três dias para esta estadia. Um negócio familiar levado a sério e feito com todo carinho. É nítido a paixão não só dos donos mas como de cada funcionário. Certamente um dos hotéis rurais mais magníficos que conheci.

hotel Relais&Chateau no Alentejo
Muito bem recebida!

Textos e fotos por Renata Araújo. Outubro de 2022.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Avatar
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!