As exposições da Fundação Louis Vuitton, em Paris

O museu Fundação Louis Vuitton é uma ótima dica de passeio cultural em Paris. Aberto desde 2014, o prédio, projetado pelo arquiteto Frank Gherry, é a maior atração da região. Em forma de navio e todo envidraçado, com 12 placas, a estrutura não passa desapercebida e não à toa, custou R$ 143 mil euros e levou cinco anos para ficar pronta. Todo ano, inúmeras exposições passam pela fundação e encantam não só turistas como locais. Em minha mais recente visita a Paris, visitei a mostra do pintor Mark Rothko, que reúne cerca de 115 obras das coleções da National Gallery of Art e da Phillips Collection, em Washington, da Tate, em Londres, e do acervo privado da família do artista. Além desta, outras duas exposições ficarão em cartaz até 2024. Portanto, caso passe pela Cidade Luz, vale a pena conhecer as exposições da Fundação Louis Vuitton!

Aproveite para ler mais dicas de Paris:

Aliás, se você tem planos de viajar para Paris, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro! Não muda nada e desta maneira você consegue nos ajudar a monetizar nosso trabalho.

As 115 obras de Mark Rothko

Distribuídas por todos os espaços da Fundação Louis Vuitton, seguindo um percurso cronológico, as obras de Mark Rothko traçam toda a trajetória do artista, desde as primeiras pinturas até à abstração que define a sua identidade. Em cartaz até abril de 2024, a exposição começa com cenas íntimas e paisagens urbanas – como as cenas do metrô de Nova York – que dominaram a década de 1930. Além disso, a mostra traduz um repertório inspirado em mitos antigos e na dimensão trágica da condição humana durante a guerra.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

A partir de 1946, Rothko dá uma guinada decisiva com as Multiformas. Assim, a organização da sua pintura evolui rapidamente para as obras “clássicas” da década de 1950, onde formas retangulares se sobrepõem com tons de amarelo, vermelho, ocre e laranja. Ah, e vale a pena subir no terraço da Fundação Louis Vuitton para ter belíssimas vistas de Paris, para o Jardim da Aclimatação!

Mark Rothko foi um pintor americano do movimento contemporâneo do expressionismo. Começou a carreira em 1925, em Nova York, e foi um dos grandes artistas do século XX, conhecido por suas pinturas abstratas e intensas. “Tornei-me pintor porque queria elevar a pintura ao mesmo nível de intensidade da música e da poesia”, disse Rothko, certa vez.

A estrutura da Fundação Louis Vuitton

A fundação é composta por mais de 10 galerias e o sucesso do local, sem dúvidas, é a vista para o jardim da aclimatação que faz parte do Bois de Bologna, no terraço. Aliás, em 2016, o prédio ficou ainda mais bonito, todo colorido e chamando a atenção de quem passava por ali. O artista francês Daniel Buren instalou placas de vidro que criaram um jogo de luz e cor de acordo com o movimento do sol. No entanto, recentemente, a estrutura voltou a ficar com o conceito monocromático, mas nunca perdeu o caráter artístico.

O conceito estrutural da Fundação Louis Vuitton

Quem quiser estender a programação para almoçar ou fazer um lanche, o museu tem o “Le Frank”, comandado por Jean Louis Nomicos. Aliás, o chef também é dono do “Les Tablettes”, restaurante que lhe rendeu uma estrela Michelin.

Como chegar na Fundação

Para chegar até lá é super fácil. Basta pegar um shuffle – que os franceses chamam de navette – pertinho do Arco do Triunfo, na Place Charles de Gaulle, que parte a cada 20 minutos.

Fundação Louis Vitton em Paris

Exposições da Fundação Louis Vuitton

Até o dia 19 de fevereiro de 2024, a exposição “Adeus”, de Alex Ayed, apresentará um projeto único que assume a forma de uma expedição à vela pelo mundo. A princípio, esta mostra inaugura o início da viagem e reconstitui as observações e experiências cotidianas vividas no mar pelo artista.

Já a exposição “Além”, ficará em cartaz – assim como a de Mark Rothko – até o dia 2 de abril. As pinturas de Xie Lei visam traduzir um universo sensível e um campo de experimentação que serve para explorar o mundo contemporâneo. Inspiradas no imaginário tradicional chinês, nos rituais antigos e na mitologia ocidental, as obras remetem para situações conturbadas ou perturbadoras. Os temas abordados são muitas vezes sombrios e perturbadores, como o sono e a morte ou o tormento e o erotismo.

Fundação Louis Vuitton, certamente um ótimo passeio cultural em Paris

Agora, resta saber quais as próximas surpresas que a Fundação Louis Vuitton em Paris nos reserva!

Veja no site todos os horários de funcionamento e preços!

Endereço:  8 Avenue du Mahatma Gandhi, 75116 Paris
Texto e Fotos: Renata Araújo
Junho de 2016. Atualizado em Dezembro de 2023

Salvar

Salvar

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a SegurosPromo e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Avatar
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!