Fartura Brasil 2020 – festival de gastronomia online e presencial

Nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, acontece o Festival Fartura Gastronomia Du Brasil, pela primeira vez, de forma simultânea em todas as
regiões brasileiras. Em formato híbrido, ele vai ter ações presenciais em restaurantes e vai contar com chefs, ingredientes, produtos e produtores do Brasil inteiro. Além disso, são mais de 50 horas de conteúdo online na plataforma de gastronomia, entre dicas, receitas, lives de empreendedorismo, shows de música e teatro. Fomos até Belo Horzionte cobrir os bastidores do evento, portanto, saiba agora todos os detalhes do Fartura Brasil 2020.

+Fasano: o melhor hotel de Belo Horizonte

+O que fazer em Belo Horizonte

Fartura Brasil 2020

Trinta chefs de todo o Brasil estiveram juntos em BH para criar menus em dupla, que estarão disponíveis nos respectivos restaurantes de suas cidades. Portanto, quem estiver em BH, São Paulo, Brasília, Fortaleza, Belém e Porto Alegre vai poder experimentar os pratos criados a quatro mão, ou então, pedir por delivery.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Fomos cobrir os bastidores do Fartura
Bastidores do evento na cozinha Sesc BH
Mara Salles e Marcelo Petrarca

+Dicas de como pedir delivery em São Paulo

Os chefs

Alguns dos chefs participantes são: Rodrigo Oliveira (SP) e Thiago Castanho (PA); Janaína Rueda (SP) e Flávio Trombino (MG); Morena Leite (SP) e Vico Crocco (RS); e Saulo Jennings (PA) e Caio Soter (MG). Para ver a lista completa, acesso o site do Fartura Brasil 2020.

+A Casa do Porco é o 4° melhor restaurante da América Latina

Em Belo Horizonte

Em BH pude provar em primeira mão, a criação dos chefs Caio Soter e Saulo Jennings, no novíssimo restaurante O Jardim. Os ingredientes foram mandioca (Saulo) e jabuticaba (Caio). De entrada: Bolinho de piracuí e de porco com geleia de jabuticaba picante, enquanto de prato principal: Pirarucu com glace de frango, barriga no melado de jabuticaba, purê de mandioca e mandioca crocante. Para finalizar, como sobremesa, Bolo de macaxeira com calda e compota de jabuticaba e picles de beterraba servido com gelato de jabuticaba. Criativos e saborosos e 100% brasileiros.

Restaurante o Jardim
Pirarucu com glace de frango
De fato, tudo estava bem saboroso

Foi muito interessante ver a interseção gastronômica destes dois estados tão distantes mas que acabam tendo características comuns, como a mandioca, por exemplo.

Chefs Saulo Jennings e Caio Soter

+ Onde se hospedar em Belo Horizonte

Os mercados

Durante os bastidores do Fartura Brasil 2020 também aproveitamos para visitar os mercados de comida de Belo Horizonte, de onde saem várias das matérias primas dos pratos. Aliás, fiquei impressionada com a quantidade deles na capital mineira. Conhecemos o Mercado Central, de 1929 e o Mercado Novo, revitalizado e um verdadeiro ponto de encontro da juventude de Beagá.

Mercado central
A variedade de produtos é enorme

E tivemos a chance de ficar hospedados no Fasano BH, o melhor hotel da cidade, onde também pudemos experimentar um pouco da comida mineira, oferecida no restaurante Gero.

O Gero é um restaurante surpreendente, de fato
Sobremesa no Gero

+Novo Gero no Fasano Arpoador

Ação social do Fartura Brasil 2020

Também experimentei e presenciai o Fartura do Amor. Os chefs cozinharam em conjunto e fizeram um panelão de feijão tropeiro que foi doado à população carente. Os jornalistas tiveram a chance de provar o prato na hora e estava tão delicioso, que deixa saudades até hoje.

Fartura do Amor
A quantidade de comida é, surpreendentemente, gigantesca
O prato era delicioso, sem dúvida

A Plataforma

A Plataforma Fartura – Gastronomia do Brasil tem o objetivo de mapear o caminho do ingrediente, da sua origem até o prato. O objetivo é mostrar ao público o conteúdo e também proporcionar a experiência, e assim, criar conexões entre os integrantes desta cadeia. A Plataforma Fartura consiste em, por exemplo, expedições, ou seja, viagens onde foram percorridos mais de 79 mil km em todo o Brasil, conteúdo disponível no site e nas redes sociais. Além disso, festivais, que acontecem em diferentes cidades do Brasil e promovem o encontro entre produtores, chefs e estudiosos da gastronomia com o público.

Aproveite, então, para ver o nosso Igtv:

Por Renata AraújoDezembro 2020

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Receita de rocambole de doce de leite

Você que acompanha o You Must Go desde o início da quarenta, já sabe que…

4 horas atrás

Por que planejar uma viagem faz bem para a saúde mental?

Por que planejar uma viagem faz bem para a saúde mental? Afinal, planejar é algo…

1 dia atrás

5 sugestões de feijoadas por delivery em SP

Feijoadas por delivery em SP. Assim, você pode aproveitar um dos pratos favoritos dos brasileiros…

2 dias atrás

Dia da Europa: 7 destinos que fogem do óbvio

Dia da Europa: 7 destinos que fogem do óbvio. Confira nossas dicas de lugares não…

3 dias atrás

Filmes e programas de TV com Paulo Gustavo

A saída de cena de Paulo Gustavo, aos 42 anos, parou o Brasil nesta última…

4 dias atrás

Ferro e Farinha: nova pizzaria em Botafogo

Comandada pelo chef nova-iorquino radicado no Rio, Sei Shiroma, a Ferro e Farinha é a…

5 dias atrás