14 de julho é comemorado o Dia da Queda da Bastilha, um dos feriados mais importantes da França. Nesta data, em 1789, ficou marcado o início da Revolução Francesa. Inicialmente, a bastilha foi construída apenas para ser o portal de entrada para o bairro de Saint-Antoine, mas depois foi ampliada e reformada, transformando-se em uma fortaleza e prisão. Foi invadida, destruída e até incendiada pelo povo francês. Um marco na história!

melhores hotéis em Paris

Fim de tarde em Paris

Leia aqui dicas para não perder o trem na Europa

E por aqui, é possível comemorar a data em diversos Restaurantes do Rio que oferecem receitas clássicas francesas:

Dia da Queda da Bastilha

Bagatelle

O bistrô de culinária francesa oferece alguns clássicos para a data, como o Tartare de Boeuf Bagatelle, tartare de mignon na ponta da faca, onion panko, salada e tempero especial Bagatelle e o Filet Mignon Béarnaise, medalhão de filet, sauté de espinafre, batata frita e molho béarnaise.

Dia da Queda da Bastilha

Filet Mignon Béarnaise

Endereço: Praça Santos Dumont, 31, 2º andar, Gávea

Um roteiro pela Riviera Francesa

Brasserie Mimolette

A típica brasserie francesa sugere para o Dia da Queda da Bastilha o tradicional bouef bourguignon, composto por brisquet de boi braseado lentamente com vinho tinto, especiarias, bacon, cenoura, cebola pérola e cogumelo paris acompanhado de aligot.

Dia da Queda da Bastilha

Bouef bourguignon

Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon

Cacau Noir

No Dia da Queda da Bastilha, a marca dá início ao Festival de Macarons, doce feito com farinha de amêndoas e um dos ícones da confeitaria clássica francesa. Até o dia 13 de agosto, serão 18 sabores disponíveis e entre as novidades estão o de banana, frutas vermelhas, cítricos, café e pistache.

Dia da Queda da Bastilha

Macarons de Blueberry e framboesa

Endereços no site.

Casa Carandaí

Entre os pães e doces fabricados na Casa Carandaí, encontramos receitas francesas para comemorar a data. Entre elas o cannelé, o gougère, receita semelhante ao nosso pão de queijo, feita com queijo da Canastra e as french toast bites, cubinhos de rabanada de pão brioche acompanhados de creme inglês.

Dia da Queda da Bastilha

French toast bites

Endereço: Rua Lopes Quintas, 165 – Jardim Botânico

Conheça o Museu do Louvre em Paris

CT Brasserie

O bistrô francês dos chefs Claude e Thomas Troisgros oferece uma sugestão especial para o Dia da Queda da Bastilha: coxa de pato confit com lentilhas, brunoise de legumes, mini cenouras e alho poró, banhados por molho gastrique, um molho agridoce francês clássico. Criado especialmente para a data.

Dia da Queda da Bastilha

Coxa de pato confit

Endereços: Av. das Americas, 3900 – 3º andar – lj 303./Shopping Fashion Mall – Estr. da Gávea, 899 – 3º andar. 

Esplanada Grill

Para comemorar a data, o restaurante aposta na clássica sobremesa francesa, o crème brülée. Finalizada com maçarico, o creme ganha a tradicional casquinha crocante de açúcar queimado.

Dia da Queda da Bastilha

Crème Brulee

Endereços: Rua Barão da Torre 600 / Ipanema – Rua Professor Coutinho Frois, 10 – Barra da Tijuca 

L’Entrecôte de Paris

No dia da queda da bastilha, o restaurante vai oferecer um mil folhas de doce de leite decoradas com a Torre Eiffel, feita com açúcar e cacau para quem pedir o clássico da casa, o Entrecôte com fritas.

Dia da queda da bastilha

Mil folhas de doce de leite

Endereços: Rua Prudente de Morais, 1387 – Ipanema/ Rua Marques de São Vicente, 52 – 2º andar – Shopping da Gávea

Le Vin Bistrô

O autêntico bistrô francês entrou no clima do Dia da Queda da Bastilha e criou um menu especial para a data, disponível no almoço e jantar do dia 14. Entre os pratos, destaque para a tradicional Soupe a l’Oignon, sopa de cebola gratinada com queijo gruyère, e o Navarin de cordeiro feito com cubos de carne de cordeiro cozida em vinho branco, legumes, ervas aromáticas, champignons de Paris, guarnecida com legumes cozidos no próprio molho.

Dia da Queda da Bastilha

Navarin D’Agneau

Valor do menu: R$ 88 sem bebidas

Endereços: Rua Barão da Torre, 490, Ipanema/Av. das Américas, 4666 – lj 152 – Espaço Gourmet

Dicas de restaurantes em Paris

Kurt

Em comemoração a data, a confeitaria apresenta uma linha especial de receitas francesas até o dia 15 de julho. Entre as guloseimas, estão as tarteletes de morango e frutas vermelhas,  éclair de café, de creme e de chocolate, macarons de frutas vermelhas e chantilly e as tortas saint honoré e praliné.

Dia da Queda da Bastilha

Eclair de chocolate

Endereço: Rua General Urquiza, 117 – loja B – Leblon

Oscar Bistrô Bar

De quinta, dia 13, até domingo, dia 16, o bistrô promove uma verdadeira festa francesa em comemoração ao dia da Queda da Bastilha. Além de ofertas nos pratos e vinhos franceses, haverá música francesa ao vivo no dia 13, com a saxofonista Daniela Spielmann, o acordeão de José Maurício HortaSheila Zagury II no piano e Rodrigo Villa no contrabaixo.

Dia da Queda da Bastilha

Festa Francesa

Endereço: Rua Dias ferreira 64, Leblon

Por Duda Vétere

Fotos: Tadeu Brunelli, Rodrigo Azevedo, Sérgio Pagano e Divulgação

Julho de 2017


Leia mais:

Le Bristol, um dos melhores hotéis de Paris

6 cidades românticas na Europa

5 hotéis de luxo na França

Hotel em Paris La Reserve

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.