Por Carla Fiorito

Começo este post me deliciando com um indescritível bombom Callebaut. Pra quem nunca ouvir falar da marca, já aviso: a franco-belga Barry Callebaut é simplesmente a maior fabricante de produtos de cacau e chocolates gourmet de todo o mundo, com uma venda anual que gira em torno de doze bilhões de reais. São mais de 150 anos de experiência que levam apenas alguns segundos pra derreter na boca… Um prazer efêmero e obrigatório para quem aprecia essa maravilha inventada pelos astecas porém aprimorada pelos belgas.

Chocolate Academy A boa notícia aqui é que a Barry Callebaut escolheu a capital paulista para ser sede da sua primeira Chocolate Academy, na América do Sul. Fora essa, são outras quatorze unidades pelo mundo. O lugar é um centro de treinamento de alta tecnologia, dedicado a sua matéria-prima por excelência. Fotor04171129 Fui gentilmente convidada para fazer um dos cursos e, por estarmos  na semana da Páscoa, escolhi o de Técnicas de Pintura com Manteiga de Cacau em Ovos, ministrado pela chef confeiteira Giuliana Cupini. Técnicas à parte, as imagens abaixo falam por elas mesmas: os ovos são a tradução de bom gosto, com duplo sentido na interpretação.

Chocolate Academy
Depois do curso, tive a oportunidade de dar um passeio pelas instalações da Chocolate Academy, guiada pelo chef francês Bertrand Busquet, responsável pela unidade brasileira. Com vinte anos de conhecimento em patisserie, é ele quem desenvolve os cursos, comanda a equipe de chefs e vai em busca das novidades apresentadas aos alunos.

Carla Fiorito entre os chefes Bertrand Busquet e Sergio Shidomi

Carla Fiorito entre os chefes Bertrand Busquet e Sergio Shidomi

Simpático e empolgado, ele me mostrou a sala que define como “a Disney dos chocolatiers”. Ali estão desde as formas para os bombons até os mais finos produtos elaborados pela Callebaut, a única a controlar todo o processo de produção, desde a amêndoa do cacau até o chocolate em si.

Chocolate Academy

Prateleira com variedade de chocolates finos: a “Disney” dos chocolatiers

A Chocolate Academy tem uma das cozinhas especializadas mais completas do Brasil.

A Chocolate Academy tem uma das cozinhas especializadas mais completas do Brasil.

Formas de todos os tipos são utilizadas

Formas de todos os tipos são utilizadas

Trabalhar com chocolate é uma arte e as esculturas de chocolate feitas por Bertrand me dão o aval para afirmar isso. Fiquei absolutamente impressionada com tamanha criatividade e capricho. Podiam ou não podiam estar expostas em uma galerie d’art?

Fotor041704729 Fotor041704821 Diante da simpatia de Busquet não resisti e perguntei: “quem trabalha com chocolate é mais feliz?”. A resposta veio com o tradicional humor francês, acompanhado de um disfarçado sorriso: “Não sei, sou mal humorado desde que nasci, então o chocolate deve ter ajudado”. Fotor041704635 Para mais informações, confira aqui !

Flor e haste de chocolate

Flor e haste de chocolate

Fotos: Carla Fiorito e Divulgação

Leia também:

Páscoa nos restaurantes do Rio

Enoteca Saint Vinsant – alta gastronomia e vinhos orgânicos em SP

A melhor carne do Rio – no Leblon

Pérez Art Museum: arte contemporânea em Miami

Il Borsalino: um tradicional italiano de cara nova

Um roteiro pelas pirâmides mexicanas 

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.