Por Helena Mayrink

A Páscoa está logo aqui! Por causa disso, vários restaurantes já estão super preparados para a data, com novidades para todos! A gente dá as nossas sugestões.

Fratelli Páscoa

No Arab, a chef Vivian Arab entra no clima da data e prepara o pargo assado no sal grosso, temperado à moda árabe, com zahtar, mistura de temperos muito utilizada no Oriente Médio. Outra opção é o quibe da mamãe, preparado com camarão e nozes, um dos carros-chefe da casa.

zahtar

Por outro lado, a boa pedida no Duo, na Barra, é o bacalhau à mediterrânea, servido com azeite de ervas, vagem, aspargos, brócolis, batatinhas e cebola.

Arab Páscoa

Inspirando-se em viagens a Portugal, no Bar D’Hotel se enaltece o bacalhau. Para começar, as opções são brandade de bacalhau, com o peixe desfiado com purê de batata doce e servido com crocante de alho em torradinhas de azeite; e o mil folhas de bacalhau. De principais, duas sugestões: arroz colorido de bacalhau, e ainda o bacalhau em crosta de migas, com lombo cozido em azeite e crosta de pão crocante, sobre marmelada de cebolas roxas e em cama de batatas fritas. Para sobremesa, não poderia faltar o chocolate, neste caso no suflê com toque de licor de laranja. Tudo servido do dia 14 ao dia 20.

Bar D'Hotel Páscoa

No Chez L’ Ami Martin, o fim de semana de Páscoa tem opções de peixe e carne de caça. Para começar, terrine de foie gras acompanhada de beterraba assada com pistache e broto de alface Mâche. Para principal, brandade de bacalhau à moda Pasqualine, feita com purê de batatas cozidas no caldo de camarão e servida junto de ragu de camarão; ou trilogia de cordeiro (paleta, costela e linguiça) acompanhada de couscous marroquino com frutos secos e molho de pimenta com hortelã. Para finalizar, torta mousse de creme de avelã e chocolate, servida com milkshake de pistache. O café expresso e o chá da casa ainda são servidos com mini crème brûlée, mini brownie da casa, ou mini pain perdu, espécie de rabanada francesa, feita com brioche.

Chez L' Ami Martin Páscoa

Destino certo para almoços em família, o D’Amici também oferece suas sugestões irresistíveis. Comece com a aposta da casa: carpaccio trimare, feito com finas fatias de lula, recheadas de polvo, salmão e aspargos. Para o prato principal, experimente a salada de bacalhau com feijão verde, azeite, cebola e pimenta do reino, ou então o salmão ao molho de laranja acompanhado de risotinho de aipo. Finalize com o delicioso petit gateau de goiabada com sorvete de queijo, especial da data.

D'Amici Páscoa

Para o domingo de Páscoa na Fiammetta, a chef Val Santos aposta no bacalhau gratinado com queijo gruyère no salmão gratinado ao forno com azeite e ervas finas, recheado de cuscuz marroquino e passas. Para finalizar, a pizza doce, feita com doce de leite Havana, pedaços de chocolate belga e farofa de pistache.

Fiammetta Páscoa

No tradicional Garden, em Ipanema, o bacalhau é estrela constantemente. As opções são variadas, como bacalhau do portal, nas natas, lombo gratinado ou à lagareira. Durante a semana, a Prima Bruschetteria é outra com com opções de bacalhau mantecato e tapenado de azeitonas, tagliatelle com camarões e molho de prosseco e salame de chocolate com chantilly de limoncello.

Garden Páscoa

As dicas do chef Ronaldo Canha, do Quadrucci, na mesma linha, são as recém lançadas receitas com peixes. O filé de namorado vem com molho feito com açafrão e vinho branco, acompanhado de risoto de beterraba e uma leve ratatouille brasileira. Outra opção é o cherne grelhado, servido com mousseline de batata baroa e manjericão e farofinha crocante por cima, também com um levíssimo gratinado de pupunha. Para quem não abre mão do chocolate, a boa é finalizar com o sucesso da casa: o fondant de chocolate belga em biscoito crocante com morangos frescos.

Botequim Informal Páscoa

A chef do bistrô Santa Satisfação traz um menu que começa com o bolinho de bacalhau do chef. Para o prato principal, um lombo de bacalhau confitado no azeite com lentilhas, alho poró, cebola calabresa, tomate confit, azeitona e molho picante de camarão. De sobremesa, alfajor com sorvete de creme e calda de chocolate quente.

Santa Satisfação Páscoa

Na Barra, o Padano elaborou um cardápio completo.  De entrada, tempura de frutos do mar à moda do chef Mauro Canellas, tendo como prato principal o Bacalhau Salles – assado no azeite de alho com azeitonas, pimentões coloridos e batata –  servido com arroz de coco e folhas de limão. Também como prato principal,  sugere codorna recheada com arroz de cogumelos, sobre lentilhas puy e legumes da horta. Não poderia faltar o Ovo de Chocolate com chantilly de chocolate callibaut crocante e tartare de morango.

Bacalhau Padano

 

O tradicional italiano Quadrifoglio oferece de entrada ovo poché, sobre torrada de pão brioche com molho de trufas e aspargos . No prato principal, paleta de cordeiro ao próprio molho com legumes assados (alcachofras, tomate e batata) ou a pescada amarela com molho de tomilho e palmito pupunha ao forno.  Para deliciar-se, o Ovo ripieni -ovo de recheado com creme de chocolate, frutas secas e vermelhas.

quadrifoglio

Ristorante Alloro  tem muitas opções! De entrada, saladinha orgânica com torta pasqualina, carpaccio de coelho com “paglia e feno” de legumes e polvo crocante sobre leito de brócolis e burrata.  No primeiro prato, risoto com gorgonzola doce e pera e cavatelli com pato confit e cogumelos . Em seguida, bacalhau à certosina com palmito, garoupa no “cartoccio” com azeitonas e tomate cereja ou carne de wagyu braseada no vinho tinto e gnocchi com manteiga e sálvia.  Para a sobremesa, o chef Luciano Boseggia também oferece mais de uma opção: a sopa inglesa de duas cores com Alchermes e a clássica Colomba Pascal servida com sorvete de torrone.

Cavatelli com pato confit e cogumelos

O menu executivo do Cais ganha um novo viés, especialmente para a Páscoa! O chef Eduardo Castro elaborou o Bacalhau Espiritual , que é gratinado e servido em lascas, com alho poro e cenoura acompanhado de arroz de brócolis e salada verde. Elaborou também um segundo prato, o Javali ao molho de chocolate 70%,: javali assado ao molho de chocolate e cuscuz marroquino com frutas secas e castanhas. O Alamos Chardonnay de Mendoza é o vinho indicado para acompanhamento.

vinho

Para uma refeição mais leve, o  chef Pablo Vidal, do Zazá Bistrô Tropical , oferece pratos elaborados especialmente para a data. Começando pelo croudite de vegetais, pode-se saborear camarões em azeite de limão e contraste de manjericão, bacalhau do porto ou polvo grelhado sobre crem de brocoli tomat confit e farofa de panceta. Terminando, é claro, com a sobremesa: compota de mação com brigadeiro de grana padano e farofa de avelã.

Zazá

Seja na deslumbrante vista da praia de Ipanema, no hotel Sol Ipanema, ou na Barra da Tijuca: o  restaurante Gabbiano Al mare promove um menu especial na Semana Santa! Entre as sugestões,  encontra-se Dorado com vongole e legumes , Risotto ai funghi, quaglia e timo  e Costoletta  di agnello gratinata al burro e asparagi al bacon.

p Dourado

 

Especialmente para o domingo de Páscoa, o preparou de entrada folhado de bacalhau com vinagrete de azeitonas, ovo de codorna e salada verde  e carpaccio de atum com mousse de beterraba e vinagrete de shoyu e mel . O Chef Paulo Goes elaborou como prato principal a caçarola de bacalhau com mini legumes  ou, como outra opção, a  paleta de javali com feijão vermelho e creme de alho . Por fim, o trio de sobremesas.

Sá

Fasano al Mare oferece sugestões italianas no almoço e jantar. Dos dias 18 e 20 de abril, o cardápio será especial e muito preenchido! Começa com  salada de polvo grelhado, confitado em azeite por quatro horas, com feijão branco, tomates frescos, cebolinha e gnocco emiliano no topo. Como prato principal, o surpreendente tagliolini de farina bruciata, é combinado com baby lula ao vinho branco e tomates cerejas . Depois, bacalhau, cozinhado com ervas, servido sobre panzanella  toscana crocante, uma salada de pão italiano temperada com pimentão, funcho, cebola roxa, pepino, tomates e manjericão, em cima de um creme quente de tomate San Marzano. Na sobremesa, não poderia faltar o ovo de chocolate preto meio amargo, recheado com chocolate branco e gema de semifreddo de maracujá, disposto em um ninho de massa filo ,e cacau em crocante de biscoito. Para terminar bem, dill, manjericão, hortelã e gotas de maracujá azedo!Fasano

No Mr. Lam, a chef patissière Flávia Semenow fez uma sobremesa pascoal especial, a “Le Chocolat”: é um tablete cremoso de chocolate belga com biscoito de chocolate artesanal, praliné de castanha do Brasil e flor de sal. O toque especial fica por conta de folhas de ouro salpicadas sobre o doce, que destacam o sabor do chocolate e dão um charme extra.

Mr. Lam Páscoa
O tailandês Sawasdee Bistrô capricha, da mesma forma, numa sobremesa especial para quem almoçar lá no domingo de Páscoa: os clientes ganharão um potinho de brigadeiro de colher com farofa de biscoito.

Sawasdee Páscoa

Por último, pra quem planeja curtir o feriado na região serrana, o restaurante da Pousada La Belle Bruna, em Araras, é uma boa. Para começar, a brandade de bacalhau com vinagrete de azeitonas pretas, seguido pelo enrolado de linguado com salmão, junto a aspargos verdes e amêndoas tostadas. Por fim, uma versão de chocolate da clássica tarte tatin.

La Belle Bruna Páscoa

Fotos: Divulgação

Leia também:

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.