Aerofobia: saiba como lidar com o medo de avião

Mãos suadas, trêmulas, batimentos acelerados, se você não tem medo de avião, com certeza conhece alguém que compartilha desse sentimento. Apesar de ser um dos meios de transporte mais seguros do mundo, nem sempre controlar a aerofobia é uma tarefa fácil. A sensação de aprisionamento por não conseguir ou o pavor e desespero a cada voo que precisa ser feito, é cruel. Sendo assim, a psicóloga Daniela Faertes deu algumas dicas para lidar com a aerofobia.

+You Must Feel!: A importância das férias

+You Must Feel!: A nova coluna de psicóloga no YMG

Aerofobia: saiba como lidar com o medo de avião

O medo é uma emoção protetora, natural e que é distinta da fobia onde estamos falando de uma preocupação excessiva que acaba sendo limitante e extremamente sofrida.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

No tratamento da fobia muitas vezes não chegamos a um conforto em relação à ideia de voar. Mas sim a possibilidade da pessoa voar com menos sofrimento. Assim, ela pode ter os benefícios e a mobilidade que os voos propiciam, seja para questões profissionais ou curtir as inúmeras maravilhas e a riqueza que conhecer outros lugares possa trazer.

Renata em Florida Keys
Renata andou de hidroavião

+Como viajar através do Clubhouse?

A seguir, separei, então, algumas dicas que ajudam.

Dicas para combater a aerofobia

Faça uma viagem no seu mundo interno e entenda a causa do desconforto

Na maioria das vezes, nossas fobias são irracionais, por isso estatísticas de segurança e outras informações ajudam mas não resolvem. Além do medo de altura, o receio de voar pode ter outros motivos, como, por exemplo, desconforto de lugares apertados, insegurança com movimentos bruscos, temor ao perder o controle das situações, entre outras. Entender ajuda a elaborar as melhores estratégias pra lidar.

Aposte em viagens curtas para começar

Viagens curtas, sem dúvida, vão te deixar mais à vontade e confortável até que você se acostume.

+15 séries para você viajar sem sair de casa

Tente se distrair

Para tentar relaxar durante o trajeto, livros e revistas, por exemplo, são algumas das opções para desfocar e distrair a mente. Você também pode escolher um filme ou seriado na lista da diversão de bordo.

Lance mão dos fones de ouvido

Uma boa música te ajuda a relaxar e diminui o barulho de possíveis turbulências.

Tenha sempre chicletes ou snacks em mãos

Para algumas pessoas os desconfortos físicos da altitude são maiores e podem acionar ainda mais a sensação de estresse. Snacks para não estar de estômago vazio ou chicletes para amenizar sensações de pressão (com autorização do seu médico) podem ajudar também.

+Mala-cápsula: 5 dicas para fazer a sua em uma viagem curta

Aerofobia: saiba como lidar com o medo de avião
Conseguir superar o medo te dá a sensação de liberdade

Foque no porquê de você estar ali

Foque no motivo pelo qual é importante enfrentar esse medo dentro de você. Sendo assim, tentar combatê-lo pode ajudar muito! Isso vai desde ter a liberdade de, até usufruir das suas conquistas através de viagens.

+Superei o medo para voar de hidroavião em Key West, na Flórida

Texto por Daniela Faertes. Março 2021.

Fotos por Renata Araújo.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.