Ao procurar um hotel sofisticado nos arredores de Madri, me deparei, por acaso, com o Abadia Retuerta L’Domaine.  A 180km da capital espanhola, à beira do Rio Douro, na região de Castilla e León ele impressiona logo na chegada.

O hotel

Pelo site, o hotel parecia lindo, mas nada comparável ao suntuoso lugar em que se chega ao vivo: um monastério do século XII que passou por uma reforma de seis anos até virar hotel de luxo. De quebra, está em meio a uma paisagem deslumbrante de um dos vinhedos mais importantes da Espanha. Uma experiência inesquecível.

Abadia Retuerta L’Domaine

O que mais chama a atenção no hotel, que fica perto da cidade de Valladolid,  é o contraste entre o antigo e o novo. A arquitetura gótica-barroca foi totalmente preservada e o mobiliário é vanguardista e de extremo bom gosto. Além disso, o uso dos espaços foi mantido como no original, oferecendo apenas mais conforto aos hóspedes.

Abadia Retuerta L’Domaine

Leia também: Caminho de Santiago com conforto e segurança.

Os quartos

Com apenas vinte e dois quartos, o hotel – o único na Espanha a fazer parte do guia Relais Châteaux – reúne uma coleção de obras de arte,  painéis pintados na época de sua construção e móveis de várias partes da Europa e até da Ásia.

O cuidado com os hóspedes é tal que, assim que chegamos, recebemos um telefone celular para ligarmos diretamente para o nosso “mayordomo particular”. Fica claro que ele estará prestes a atender qualquer pedido, a qualquer momento.

Abadia Retuerta L’Domaine

Hotel Ritz, Madri: luxo na capital espanhola

Quando visitar o hotel?

Os melhores meses para visitar a Abadia são Abril e Maio – primavera – e  Setembro e Outubro – outono. É alta temporada e se tem a chance de participar da vendima e até fazer cursos da cata da uva. De Dezembro a Março, o hotel – que tem o intuito de preservar e expandir a história e a cultura do vinho –  fecha por conta do frio.

Abadia Retuerta L’Domaine

Leia aqui: onde comer em Madri

L’Domaine  oferece ainda aos hóspedes almoços e jantares ao ar livre, no meio do campo. Há a chance de acompanhar o trabalho da equipe de cozinha e ainda voos de helicópteros e balões para desbravar a região. Para os preocupados com a forma, há ainda aulas de ioga, sala de massagens e academia de ginástica. A construção de um spa está em andamento.

Abadia Retuerta L’Domaine

Os restaurantes

No quesito gastronomia, o hotel mantém seu padrão de sofisticação. A Vinoteca é um charmoso bar no estilo irlandês, onde é possível fazer refeições leves, como degustar o verdadeiro jamón ibérico de belota e outras iguarias espanholas.

O  restaurante principal,  tem como consultor gastronômico, ninguém menos do que o Andoni Luis Aduriz, do renomado Mugaritz, considerado um dos melhores restaurantes do mundo. Nem precisa dizer que um menú degustación é condição si ne qua non. A decoração é um capítulo à parte, com suas cadeiras modernas e lindas, porém muito confortáveis – algo raro hoje em dia. Na decoração, trabalhos impecáveis de restauração, alguns inacabados propositalmente, para reforçar a autenticidade da beleza histórica de cada um.

Abadia Retuerta L’Domaine

Conheça o Hotel Único, no bairro mais charmoso de Madri

Os vinhedos

Ao passear pelos vinhedos, imediatamente nos transportamos ao tempo em que os monges já se dedicavam à atividade enóloga, o que torna o lugar ainda mais mágico. Nos deparamos até com uma árvore gigantesca de mais de 200 anos, no meio do cultivo de tempranillos, chiraz, cabernets e merlots.

Abadia Retuerta L’Domaine

Na visita à vinícula, a tecnologia surpreende. Aqui, o vinho não sofre alteração e passa por várias etapas de extremo cuidado tecnológico até ser engarrafado. Não foi à toa que o vinho Abadia Retuerta foi escolhido pela TAM para ser servido em seus voos.

Abadia Retuerta L’DomaineL

Leia também: Marqués de Riscal – hotel de vinhos na Espanha

E só mais um detalhe: surpreendentemente, no meio do nada, o wi-fi do hotel funciona perfeitamente e ainda é cortesia para os hóspedes. Se isso não é perfeição, o que seria? Um hotel elegante e sem pretensão.

Abadia Retuerta L’Domaine

Para mais informações, entre no site do Le Domain Abadia Retuerta.

Texto e Fotos: Renata Araújo

Leia também:

Miraflores Park – um hotel de luxo em Lima
Grand Hotel Miramare: luxo na Riviera Italiana
O luxuoso Mandarin Oriental Hong Kong
Ritz: um hotel de luxo em Madri
Tivoli Mofarrej, luxo e conforto em São Paulo

Salvar

Salvar

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.