Aos poucos, a hotelaria brasileira está reabrindo suas atividades e recebendo os hóspedes, seguindo todos os protocolos de segurança e higiene da OMS. E neste recomeço, as viagens nacionais certamente serão a preferência entre os viajantes. Portanto, batemos um papo sobre a volta dos hotéis no Brasil com Simone Scorsato, diretora executiva da BLTA (Brazilian Luxury Travel Association), associação sem fins lucrativos que reúne os melhores hotéis e operadoras de turismo do país. Além disso, aproveite para ler também sobre a promoção para cariocas no Fairmont Rio e a primeira viagem de carro depois de 6 meses em casa.

+Reserve aqui o seu hotel pelo melhor preço.
+Porque contratar um seguro de viagens pro Brasil

A volta dos Hotéis no Brasil

YMG: O Brasil será o foco da retomada das viagens. Os hotéis estão preparados para essa alta demanda?

Sim, a BLTA e seus associados, já acostumados a trabalhar a excelência da hospitalidade na qualidade dos serviços, preocuparam-se com os novos protocolos desde o início da pandemia. Desde o princípio de abril, iniciamos o debate sobre o assunto e convidamos o Marcelo Boeger, especialista em Hospitalidade Hospitalar para participar. Após várias discussões e webinares, orientamos nossos associados para uma retomada responsável. O Movimento Hospitalidade Segura, que coordenei junto a outras entidades e o SENAC, surgiu daí.

a retomada dos hotéis no brasil

Simone Scorsato

Desse processo democrático surgiram dois protocolos oficiais, o da Secretaria de Estado de Turismo de São Paulo e o do Mtur Selo Responsável. Vale salientar que uma reabertura não é fácil. Cada hotel buscou implementar as diversas normas em suas diferentes esferas, federal, estadual e municipal. Nesse sentido, sugiro que os viajantes estejam a par das normas de cada destino e empreendimento. Afinal, a responsabilidade é de todos para o sucesso da retomada das viagens.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

YMG: Como foi a campanha produzida pela BLTA?

Vislumbrando a retomada gradual do turismo e, em paralelo, da hotelaria, demos início a uma campanha que resgata o sentimento de liberdade, palavra que traduz a essência do conceito de viajar. São vídeos produzidos em parceria com as agências Virtuoso e o diretor da Sapiens Travel,  Erik Sadao, com linguagem lúdica e poética que convidam as pessoas a se deslocarem de forma segura. O primeiro deles, “Um Dia de Sol”, tem trilha da Fernanda Takai (do Pato Fu). A ideia era falar do Brasil, mostrando que somos um país extremamente solar com pessoas igualmente solares, que nossa gente tem luz própria, brilha e mantém os corações aquecidos na certeza de que, em breve, todos retomarão a alegria de viajar.

YMG: A natureza respondeu intensamente nestes meses de isolamento social e sustentabilidade está mais em voga do que nunca. Os hotéis estão mais preocupados com essa questão?

Acho que esse “reset” ajudou a darmos mais valor para a natureza, tanto devido a destinos que sem turistas puderam “respirar naturalmente”, assim como para aqueles que tiveram que ficar isolados em destinos urbanos e ampliaram sua necessidade de fugir para a natureza. Ou seja: um bom momento para termos consciência do quanto dependemos da natureza para sobreviver. Uma das preocupações é justamente manter nosso compromisso com o meio ambiente, não aumentando o uso do plástico nos protocolos de segurança. Um desafio, mas nada impossível.

Fasano Angra dos Reis

YMG: Pode contar um pouco sobre o projeto de Turismo Solidário?

Para a BLTA, o apoio a comunidades locais por meio da atuação solidária é um tema sempre constante que se fez ainda mais presente desde o início da pandemia. Esse apoio fundamental deu origem ao Projeto Turismo Solidário, que abre espaço para uma discussão mais ampla, pois são muitos os projetos e as iniciativas em ajudar as comunidades locais, mas todas elas dispersas.

É muito importante reunir tudo isso em uma única plataforma, divulgando as ações, para que estas possam levar vida e dignidade aos que dependem da atividade turística. Não se trata só do produto hotel, da agência de viagem que vende esse produto, mas se trata, de fato, das pessoas que trabalham naquele lugar e prestam serviços para que o turismo aconteça efetivamente.

YMG: Que tipo de hotel tem sido mais procurado nesta reabertura?

Hotéis em meio à natureza, de fácil acesso rodoviário e próximo a centros urbanos.

Hotel Campo Bahia | Onde a seleção alemã se hospedou

Campo Bahia, um dos hotéis da BLTA

YMG: Como um bom hóspede deve se comportar neste momento de pandemia?

Acho que, primeiramente, saber quais são as regras dos destinos e empreendimentos e, sobretudo, manter máscaras, distanciamento social e abusar da higienização das mãos. Segue aqui uma listinha de TOP 12 atitudes de um viajante responsável:

  1. Em tempos de pandemia, três atitudes que devem ser seu “normal”: use máscara durante todo o percurso, higienize sempre as mãos, leve e use álcool gel, mantenha o distanciamento de outras pessoas ou grupos em todos os ambientes.
  2. Certifique-se de que está em boa saúde antes de fazer qualquer viagem e, caso tenha febre, coriza ou tosse, adie.
  3. Busque informações sobre os protocolos e medidas de segurança dos destinos, hotéis e empresas de transporte, entre outros prestadores de serviço durante sua viagem. Respeite as regras e os protocolos de cada lugar.
  4. Priorize o uso da tecnologia e dos app: realize seu check-in on-line (aéreo, hotéis, passeios, atrativos e outros), prefira o uso de QR code para selecionar suas opções no cardápio em bares, restaurantes, passeios e outros serviços na sua experiência turística.
  5. Prefira passeios ao ar livre e ambientes ventilados.
  6. Respeite e valorize a cultura local e ajude na conservação dos recursos naturais e da vida silvestre.
  7. Consuma e valorize produtos locais, assim você ajuda a fortalecer a economia e as comunidades do destino.
  8. Reduza o consumo de água e energia sempre que possível. O planeta agradece.
  9. Seja responsável pelo seu lixo, minimize-o e descarte-o em lugares adequados. As máscaras não devem ser descartadas em lixos recicláveis.
  10. Diga não ao plástico! Evite consumir produtos que possuem embalagens plásticas, leve sua garrafa, seu copo e seu canudo reutilizável.
  11. Exerça a empatia e coloque-se no lugar do outro.
  12. Forneça comentários de viagens honestos após o seu retorno e promova suas experiências.

YMG: Turistas exigentes, acostumados a se hospedar em alguns dos melhores hotéis do mundo, agora terão que viajar pelo Brasil. A hotelaria brasileira está pronta para esse hóspede de alto padrão?

Sem dúvida, sempre estivemos prontos. Acho que agora é hora de os viajantes acostumados a descobrir destinos internacionais voltarem-se para o Brasil. Aqui, nosso luxo é autêntico e a hospitalidade preza pela excelência em receber.

Por Renata Araújo. Setembro 2020.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.