5 restaurantes em Belém do Pará para o Círio de Nazaré

Restaurantes em Belém do Pará

Belém do Pará, com localização privilegiada, no meio da Amazônia, é rica em ingredientes únicos que compõem seus pratos típicos. Belém tem o título de Cidade Brasileira da Gastronomia Criativa pela UNESCO. Por isso, neste post, você vai conhecer 5 restaurantes em Belém do Pará e o que a gastronomia paraense tem de melhor! Afinal, o Círio de Nazaré, a manifestação religiosa mais importante do estado está quase chegando.

Festival Ver-o-Peso, em Belém

Se você está de viagem marcada para Belém, anote esses nomes e não tenha medo de experimentar o menu diferenciado, principalmente os peixes de água doce, camarão rosa, ingredientes como o tucupi, jambu e a maniva; passando pelas frutas regionais como o cupuaçu e o bacuri, além é claro do famoso açaí, que é servido de um jeito diferente por lá.

5 restaurantes em Belém do Pará

Remanso do Bosque

Se você gosta e pesquisa sobre gastronomia brasileira, provavelmente sabe quem é o chef Thiago Castanho. Ele ficou ainda mais famoso depois de participar de programas como o MasterChef Brasil. Para entender porque ele é tão reverenciado na alta gastronomia, vale conhecer seu restaurante em Belém: O Remanso do Bosque.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Detox & Yoga na Amazônia | Hotel Juma Lodge

restaurantes em Belém
Chef Thiago Castanho

O Remanso do Bosque está entre os 50 melhores da América Latina. Lá é possível apreciar as iguarias paraenses preparadas de um jeito todo especial. O ambiente do restaurante é uma delícia, e o menu, extraordinário.

restaurantes em Belém
Ambiente interno do restaurante

Uma sugestão de prato é o Filhote na Brasa na Folha de Bananeira, uma das especialidades do chef. Prove também os drinques exclusivos, feitos com ingredientes da Amazônia, como a Tacachaça. Vale experimentar o Menu Degustação, onde é possível provar de tudo um pouco. Você não vai se arrepender.

Cristalino Jungle Lodge, conforto e charme no sul da Amazônia

Restaurantes em Belém
Pratos regionais
restaurantes em Belém
Drinques – Tacachaça e Jambu Souer

O restaurante conta ainda com uma vendinha, onde você pode comprar os produtinhos regionais, além de livros de receitas assinados por ele.

Remanso do Peixe

O Remanso do Peixe existe há muito anos. Funciona desde sempre na casa da família do Thiago Castanho. Inclusive, foi lá que ele descobriu o seu dom na cozinha. O espaço fica dentro de uma vila, super reservado e simples, mas que guarda os melhores pratos de peixe da cidade. Ou seja: um menu repleto dessa iguaria, preparados com os ingredientes regionais.

Carmel Charme Resort, hotel de luxo perto de Fortaleza

restaurantes em Belém
Uma graça o ambiente
Restaurantes em Belém
Tucunaré Assado

Minha sugestão é a famosa Caldeirada Paraense, carro chefe da casa, que leva peixe cozido, camarão rosa, tucupi e o jambu (uma folha que dá uma sensação super diferente na boca).

10 dicas para sua mala de verão

Restaurantes em Belém
Caldeirada Paraense

Manjar das Garças

O grande diferencial do Manjar das Garças é a sua localização. Ele fica dentro do Mangal das Garças, um dos pontos turísticos mais bonitos da cidade. Lá é possível passar um dia inteiro apreciando as belezas naturais como a vista na beira do rio, o orquidário e as aves da região.

restaurantes em Belém
O restaurante

Para finalizar, um almoço com buffet completo, além de sobremesas feitas com as frutas regionais, como a torta de cupuaçu com queijo cuia. O ambiente é muito agradável e proporciona uma vista ótima. À noite, o menu é à la carte e é igualmente saboroso.

restaurantes em Belém
Brunch

Tomaz

A culinária paraense conta com pratos únicos, como o tacacá, a maniçoba, o pato no tucupi e o vatapá paraense. Um costume bem peculiar na região é que os locais apreciam esses pratos típicos em bancas montadas nas calçadas. Sinceramente, não é lá muito confortável. É por isso que indico o Restaurante do Tomaz.

restaurantes em Belém
Ambiente do Tomaz, um dos restaurantes em Belém
restaurantes em Belém
Tacacá

Lá eles servem os famosos pratos paraenses com maior higiene, conforto e sabor em mesas e ambiente refrigerado (o que faz toda a diferença em se tratando de Belém, uma cidade onde o clima médio é de 30ºC). E a melhor parte é que abre das 11:30 da manhã e fica aberto até as 22 horas. Bateu vontade? Vai lá no Tomaz.

restaurantes em Belém
Arroz da Raimunda

Lá em Casa

Pode-se considerar o restaurante Lá em Casa como o berço da gastronomia criativa paraense. Ele foi comandado pelo renomado chef Paulo Martins, o pioneiro quando se trata de utilização de ingredientes paraenses em pratos sofisticados.

restaurantes em Belém
O restaurante visto de cima

Paulo Martins já não está mais entre nós, mas deixou o seu legado. Hoje o Lá em Casa é comandado pelos filhos do chef e mantém a mesma essência de sempre. Quando você estiver passeando pela Estação das Docas, vale fazer uma pausa para apreciar os quitutes do restaurante. Um dos pratos mais diferentes por lá é o Risotto de Maniçoba.

restaurantes em Belém
Pato do Imperador

E ai, gostou das dicas de restaurantes em Belém? Agora é só planejar a sua viagem e aproveitar para assistir às comemorações do Círio de Nazaré, que levou mais de 2,5 milhões de pessoas no ano passado!

Reserve o seu hotel AQUI com a gente.

Texto escrito por Julia Maiorana

Fotos: Julia Mariorana, Helen Pomposelli e Divulgação

Outubro de 2017


Leia mais:

Novo Instituto Moreira Salles em SP

Hotel residência em Downtown Ny| Aka Wall Street

O que fazer em Boston

Uma cobertura nos Jardins: Hotel Etoile SP

Salvar

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe: