5 trilhas no Rio de Janeiro – Ecoturismo no Rio
Não é à toa que o Rio de Janeiro tem o apelido de Cidade Maravilhosa, e como diz a música, “cheia de encantos mil…”. São muitas paisagens lindíssimas e que nós, cariocas ou turistas, podemos e temos que aproveitar. Portanto, já que estamos em pleno verão, vamos fazer um pouco de ecoturismo no Rio e conhecer a lista de 5 trilhas no Rio de Janeiro? Aproveite para ler também: 7 hotéis que já foram cenários de filmes e os cuidados com as fake news.
5 trilhas no Rio de Janeiro
Morro Dois Irmãos
A vista do Morro Dois Irmãos é belíssima, contemplando toda a orla da Zona Sul do Rio. A trilha que dá acesso ao “irmão maior” tem início no Vidigal. São 1,5km de trilha em 40 minutos de trechos, alguns um pouco íngremes, mas nada tão difícil. Afinal, o pôr do sol recompensa todo o esforço! Do topo, conseguimos ver também a Floresta da Tijuca, Rocinha, as Ilhas Cagarras e Niterói.
+5 programas para fazer no Rio, no verão
Para chegar até a trilha, é preciso seguir até o campo de futebol na Vila Olímpica do Vidigal, de onde começa o trajeto. A melhor opção para chegar lá é pegar um moto-táxi ou uma kombi na entrada da comunidade. Além disso, é possível marcar com um guia de turismo local para fazer um tour com roteiro já definido. O passeio dura por volta de 4 horas e meia.
+7 lugares incríveis para ver o pôr do sol no Rio
Pedra Bonita
Localizada dentro do Parque Nacional da Tijuca, a trilha da Pedra Bonita tem duração de 40 minutos. É considerado um percurso leve, apenas com alguns trechos mais íngremes no final. De lá, temos vista para a Praia de São Conrado, o Morro Dois Irmãos, a Zona Sul, Pedra da Gávea, a Barra da Tijuca e a Floresta da Tijuca.
O início da trilha de Ecoturismo no Rio, fica na Estrada da Pedra Bonita. Para chegar, vá até a orla de São Conrado e suba a Estrada das Canoas até encontrar uma placa indicando o início do trajeto. Finalmente, lá fica a rampa de voo livre do Rio, certamente um dos cartões postais da cidade.
+Gastronomia em alto mar, em Paraty
Pedra da Gávea
É o maior bloco de pedra à beira mar do mundo! É uma trilha longa e pesada, com duração de no mínimo 3 horas, e por isso já foi considerada uma das mais difíceis. O ponto crítico é conhecido como a Carrasqueira, um paredão de 30m de altura, quase reto. Portanto, é preciso muita disposição e habilidade!
São 844 metros de altura que valem o esforço, afinal, a vista é uma das mais bonitas do Rio. É possível ter uma visão panorâmica de toda a orla da Zona Sul e também da Zona Oeste, além das montanhas da Floresta da Tijuca. O acesso pode ser feito no final da Estrada do Sorimã.
Pedra do Telégrafo, uma das 5 trilhas no Rio de Janeiro
Certamente você já viu aquela foto clássica: alguém se segurando na pedra, como se estivesse à beira do abismo! É na trilha Pedra do Telégrafo, em Barra de Guaratiba. O acesso é feito pela estrada Roberto Burle Marx. O trajeto começa na escadaria do lado da Igreja Nossa Senhora das Dores.
+Programas imperdíveis em Ipanema
O mistério é que embaixo da pedra tem uma elevação, então é possível encostar os pés no chão. Então, na hora de tirar a foto, a impressão é de que a pessoa está pendurada. São cerca de 35 minutos de caminhada, com alguns pontos íngremes e mirantes com vista para a Restinga de Marambaia.
O ideal é ir bem cedo ou em dias de semana, pois o local costuma ficar cheio e com filas para foto. Também há um outro caminho que começa perto da antiga ponte que leva à Restinga da Marambaia, de uso exclusivo do Exército.
+Conheça 2 restaurantes novos no Rio
Trilha da Urca
Tem outro jeito de chegar ao Morro da Urca além do bondinho! O acesso à trilha é feito pela Pista Claudio Coutinho, na Praia Vermelha. A duração, em média, é de 30 a 40 minutos e é considerada um percurso leve e fácil. Chegando lá, você escolhe se quer comprar ingresso para subir até o Pão de Açúcar ou descer de volta à Praia.
Sem contar a vista linda do Rio que se tem lá de cima! Certamente um programa ideal para toda a família.
Finalmente, lembrando que para fazer ecoturismo corretamente, é aconselhável ir com roupas confortáveis e um bom tênis. Além disso, é essencial levar repelente e protetor solar. Não esqueça também de água e algumas comidinhas, como frutas ou barras de cereais. Além disso, mantenha-se hidratado, pois o calor do Rio não costuma ser fácil! Depois, é só aproveitar.
Janeiro de 2017
Renata Araújo e Thiago Mourão
Fotos: Divulgação
4 Dicas para seu planejamento de viagem
- Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
- Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
- Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
- Curta suas férias assegurado com a SegurosPromo e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Deixar um Comentário