Em tempos de pandemia, a gastronomia tem nos ajudado, não apenas a passar o tempo, também virou uma das nossas poucas fontes de prazer. Quem não se aventurava na cozinha, está arriscando uns pratos, enquanto os deliveries fazem a alegria de cada dia. Portanto, pedimos para o azeitólogo do supermercado Zona Sul, o especialista Marcelo Scofano, contar pra gente 5 segredos sobre o azeite. Nossa editora chefe Renata Araújo, foi convidada para bater um papo com ele em uma live do instagram do You Must Go e do Siga Zona Sul e a conversa rendeu bastante. Quem quiser, ainda pode dar uma espiada. Aproveite para ler também dicas de boa alimentação e receitas com ovos para fazer em casa.

+7 deliveries de pizzas no Rio

segredos sobre o azeite

Live com Marcelo Scofano

5 segredos sobre o azeite

1)São três os inimigos do azeite: a luz, o oxigênio e o calor. Portanto, conserve seu azeite em local fresco, ao abrigo da luz e, uma vez aberto, consuma-o em até 60 dias. Desta maneira, você usufrui de todos seus benefícios sensoriais e nutricionais.

2) Azeites de oliva, Virgens e Extra Virgens são gorduras ricas em ácidos graxos monoinsaturados, portanto, além de mais saudáveis, podem sim serem usados pra refogar e fritar. Além disso, funcionam para qualquer método de cocção, pois resistem a altas temperaturas.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

3) Comprar azeite pelo grau de acidez é o mesmo que comprar vinho pelo grau etílico. Acidez é um dos parâmetros químicos que medem sua qualidade, mas não diz respeito a aroma ou sabor, não é medida de pH. Azeites devem ser escolhidos pela origem, pelo frescor e também pelo sabor que mais lhe agrada.

4) As harmonizações de azeites extra virgens se dão majoritariamente por semelhança: azeites de frutado intenso são melhores com pratos mais condimentados, carnes vermelhas, carnes de caça, grelhados, queijos curados. Enquanto isso, azeites mais suaves são mais apreciados em saladas leves, carnes brancas, legumes cozidos e também sobremesas.

segredos sobre o azeite

5) Azeite é um dos mais importantes alimentos funcionais à nossa disposição. Rico em gordura mono insaturada e anti-oxidantes, previne doenças cardiovasculares, controla o nível de açúcar no sangue e previne inúmeras formas de câncer e as doenças do envelhecimento. Portanto, tenha sempre um de boa qualidade na sua cozinha.

Gostou de saber os 5 segredos sobre o azeite? Já conhecia algum deles?

+Chefs ensinam receitas fazem para fazer em casa

Marcelo Scofano

Marcelo Scofano é azeitólogo formado pelo IFAPA (Instituto de Formación y Investigación Agraria y Pesquera) de Cabra, Andaluzia, Espanha. Curso de Chefe de Painel pelo Ministerio de Agricultura Alimentación y Medio Ambiente de España. Como consultor, trabalha na divulgação da cultura do azeite, sugere harmonização com o cardápio de restaurantes e elabora cartas de azeites. Realiza palestras e workshops com preparações harmonizadas dirigidas aqueles que se interessam em aprofundar o conhecimento a partir da experiência única da degustação, ampliando o mundo sensorial, conduzindo a um resgate da relação pessoal com o alimento.

Por Marcelo Scofano. Maio 2020.

Fotos: Marcelo Scofano e Renata Araújo

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.