A Grécia tem uma rica e antiga tradição no mundo do vinho. Platão e outros filósofos de Atenas ainda Antes de Cristo regavam seus encontros com muita bebida. Apesar disso, não é uma tarefa das mais simples encontrar rótulos do país no Brasil. São raros apesar de toda a sua História envolvendo o fermentado da uva. No entanto, novidades acabam de chegar ao mercado brasileiro e já fazem sucesso. Portanto, nesta minha primeira coluna da Enoteca YMG, compartilho 5 lugares para beber e comprar vinhos gregos no Rio. Aliás, aproveite para ler também dicas de restaurantes imperdíveis em Búzios e programas ao ar livre no Rio.

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

Onde comprar vinhos gregos no Rio: Assyrtiko, Agiorgitiko e Companhia

A importadora GRK é especializada nessas garrafas mediterrâneas que tão bem se combinam com o Rio e o Brasil. Estivemos presentes na apresentação que eles fizeram, de novos vinhos gregos, no restaurante Proa, da chef Joana Carvalho, na Gávea. Um branco e um tinto que expressam bem o terroir da região de região de Peloponnesos, onde está a vinícola Zacharias. O branco Assyrtiko 2019 e o tinto Omikron Agiorgitiko 2019.

Se você nunca escutou falar em Assyrtiko e de Agiorgitiko é normal. São duas uvas gregas e que só existem lá – eu pelo menos nunca ouvir falar dessas castas em terras estrangeiras. Isso acentua o caráter mediterrâneo da dupla, que já pode ser apreciada em alguns restaurantes mais legais do Rio. São casas que tem a ver com a Zacharias. Ela é uma vinícola que respeita a tradição, mas tem perfil moderno com esses lugares onde seus vinhos podem ser apreciados: o próprio Proa; o Sult, em Botafogo; a Oggi Pizza Napoletana, no Leblon, e a Amélie Creperie, com lojas em Ipanema, Gávea, Barra da Tijuca e Botafogo.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

”Eu harmonizaria com o nosso fettuccine com mariscos, como o sururu. Como meu menu têm forte influência na culinária mediterrânea, busco sempre que a carta tenha vinhos típicos. A Grécia não podia ficar de fora”, diz o chef e sócio do Sult, Nelson Soares, amante e estudioso de vinhos. O empresário completa: “A combinação da untuosidade, trazida pela massa e pelos sururus, dialoga bem com a Chardonnay, e o toque marcante de limão siciliano usado na receita conversa com a acidez da Assyrtiko”, conta ele, em referência ao Okeanos 2016, da Costa Lazaridi, outra vinícola grega que compõe a seleção da GRK, esta já há um bom tempo no mercado brasileiro.

Novidades que os clientes amam

Outro endereço de perfil moderno que aposta nessas garrafas é a Amélie Creperie, especializada em galletes (salgadas) e crepes (doces). “Coloquei porque no Amélie tenho público que ama vinho, mas como a maioria dos brasileiros ainda não entende muito do assunto, eu gosto de trazer novidades, os clientes que são já de casa amam. Além disso, considero esses vinhos uma escolha com excelente custo-benefício”, diz a sócia da casa, Saluá Bueno. Aliás, outra enófila dedicada ao assunto, direto de NYC, onde foi pesquisar tendências do mercado, que vende o Omikron em taça e em pichet de 375 ml, o que equivale a meia garrafa.

+Amélie, autênticos crepes franceses na Gávea

Amélie Creperie

Além disso, também há casas especializadas em bebidas e delis que vendem algumas dessas garrafas. Caso da Serrado Vinhos e Bistrô, em Laranjeiras, e com loja na Tijuca (3872-6630), que tem bom serviço de entrega e um simpático menu em seu restaurante na Praça General Glicério.

A Grécia ama o vinho, e o deus Dioniso (ou Baco) está aí para mostrar há mais de 2 mil anos.

Por Bruno Agostini. Julho de 2021.

Fotos: Bruno Agostini, GRK/Ana Lucia Carvalho, Divulgação.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.