Destino queridinho para feriados e temporada de verão, Floripa está cheia de novidades interessantes nos quesitos onde ficar e onde aproveitar o melhor da gastronomia. Aos visitantes, vale a dica: embora os destinos mais óbvios para os turistas girem em torno do norte da Ilha, especialmente Jurerê Internacional, não é apenas no bairro badalado que estão os melhores hotéis e restaurantes em Florianópolis.

hotéis e restaurantes em Florianópolis

Florianópolis

hotéis e restaurantes em Florianópolis

Pôr do sol em Floripa

Se Jurerê atrai pelo mar calmo, os beach clubs, as baladas eletrônicas e os shows, outras regiões – como o Centro, reúnem os bares e restaurantes mais interessantes da cidade. A maioria adorada pelos locais e livre de enxames de turistas. Partiu?

Quinta do Bucanero, hotel de charme no Sul

hotéis e restaurantes em Florianópolis

Costa de Lagoa, em Floripa

Hotéis e restaurantes em Florianópolis

  • Onde comer

Santa Cucina

Eudes Rampinelli, que já comanda o bem-sucedido Jay, em Jurerê (se ainda não foi, vale conhecer), agora responde também pelo ótimo Santa Cucina, dentro do Novotel, na Beira-mar Norte. Italiano ao estilo comfort food mas com toques de refinamento, o restaurante ainda acomoda um amplo bar, o Santo Trago, com carta elaborada pelo mixologista Diego Rita. Passe por ali e peça um drinque (dica: o refrescante Lordlike gin&tonic, que leva gim, laranja e chá earl grey) acompanhando da mozzarela de búfala com figos, pesto de pistache e mini-rúcula.

Ponta dos Ganchos, um dos melhores hotéis do Brasil

hotéis e restaurantes em Florianópolis

Ambiente do Santa Cucina, uma das dicas de hotéis e restaurantes em Florianópolis

hotéis e restaurantes em Florianópolis

Mozzarella com figos

Fogão

Uma das revelações recentes do bairro Rio Tavares, no Sul da Ilha. O Fogão é um pequeno bistrô com foco na curadoria de menu e fornecedores locais. No almoço, servem um gostoso menu executivo, com três variações de pratos, mas é no jantar que o Fogão brilha mais. Vieiras, siri mole, ragu de ossobuco e camarão com purê de batata doce estão entre as delícias servidas por lá. Pra encerrar, brigadeiro de cacau acompanhado de sorvete de amendoim. O cardápio muda praticamente todos os dias, reflexo de uma busca incessante por alimentos frescos. Tudo com muito sabor, priorizando orgânicos e produção local. O atendimento também é ótimo.

11 coisas para fazer em Los Angeles

hotéis e restaurantes em Florianópolis

Interior do restaurante em dia de evento

hotéis e restaurantes em Florianópolis

Vieiras

Empório Capella Café Capella

Quando o trânsito no Morro da Lagoa para, uma boa pedida é esperar no recém aberto Empório Capella Café. Deguste um café especial com uma fatia de torta alfajor, ou uma cesta de pães frescos preparados ali, como o de cenoura e o de beterraba. Para acompanhar, antepastos como a compota de maracujá, o pesto, a manteiga de ervas, o chutney de manga e o ghee de castanha. Ambientado em estilo vintage em uma antiga capela, o café é super charmoso e tem cardápio variado, incluindo muitas opções funcionais para intolerantes a glúten ou lactose.

Top 10 hotéis em South Beach

hotéis e restaurantes em Florianópolis

Fachada do Empório, um dos hotéis e restaurantes em Florianópolis

Nipô

Um dos melhores sushis de Floripa acaba de abrir seu segundo endereço, dentro do Shopping Beiramar (o primeiro fica no Passeio Primavera, na SC-401). Trata-se de um restaurante japonês contemporâneo, mas que admira a tradição e combina excelência em frutos do mar com técnicas refinadas de cozinha, por lá comandada por Vilson Kinoshita. Vá de Combinado do Chef, não tem erro! Se não estiver disposto a esperar, faça reserva: o local é um dos mais disputados de Floripa.

Os melhores musicais da Broadway

hotéis e restaurantes em Florianópolis

Sushis

Shack

Novidade em Jurerê Internacional, o Shack abriu pertinho do P12 e ousou na mistura do menu, que oscila entre opções do mar e da terra. Entre os destaques do cardápio fusion assinado pelo chef Nivaldo Souza, o carré de cordeiro na brasa com purê de abóbora defumada e o delicioso bibimbap, um bowl de arroz asiático com legumes, camarão e gema de ovo, prato que é finalizado na mesa. Aos domingos, o brunch entra em cartaz, com direito à steak tartar, ovos benedict e aspargos.

Nobu, o restaurante japonês mais famoso do mundo

hotéis e restaurantes em Florianópolis

Bibimbap

Positano Diamond Bar by D’Vie

Une gastronomia e coquetelaria com joias incríveis. Essa é a sacada do Positano Diamond Bar by D’Vie, que estreou recentemente dentro do Il Campanario Resort, em Jurerê Internacional. Aberto ao público, combina loja com bar e restaurante, tudo inspirado por pedras preciosas, diamantes e ouro. No novo espaço, revitalizado com decór elegante da arquiteta Mari Pesca, acontece a venda de joias selecionadas da D’Vie, além de itens de grifes consagradas como Tag Heuer e MontBlanc.

hotéis e restaurantes em Florianópolis

Il Campanário Resort

hotéis e restaurantes em Florianópolis

Ambiente de uma das dicas de hotéis e restaurantes em Florianópolis

No cardápio, assinado pelo chef Rafael Campagnollo, do Il Campanario, drinques como o Turmalina, que combina vodka, suco de limão siciliano e licor de laranja, e o Gold Rush, que leva bourbon, limão e mel. Entre os pratos, está o mar de esmeraldas um risoto com polvo, lula, camarão, dendê e leite de coco, e o atum crostado com legumes orientais.

hotéis e restaurantes em Florianópolis

Turmalina

hotéis e restaurantes em Florianópolis

Risoto

The Wine Pub Benjamin

Pequenino, com uma grande mesa comunitária e espaço no deque externo de frente para uma charmosa praça do Centro de Floripa. O Benjamin inovou ao trazer para a cidade wine stations, que acomodam 24 rótulos de diferentes vinhos. Funciona assim: você carrega um cartão e depois introduz na máquinas, selecionar o vinho e a quantidade desejada.

Onde passar a virada do ano em Miami

hotéis e restaurantes em Florianópolis

Wine Stations

O clima é de sala de casa e o atendimento é amigável e sempre pronto para comentar sobre cada um dos rótulos, ajudando na escolha. Para acompanhar, o cardápio é enxuto, mas certeiro. Peça a burrata com pesto e cestinha de pães ou o boeuf bourguignon. Se a ideia é seguir para jantar, o Bistrô da Praça, logo ao lado, é uma boa pedida.

hotéis e restaurantes em Florianópolis

Burrata com pesto

Noma

Instalado em uma antiga loja de antiguidades, o Noma Sushi incorporou o passado, agregando ao espaço uma decór industrial que resultou em um espaço super charmoso no Centro de Floripa. Meio baladinha, depois das 23h a luz cai e o som sobe. Gente bonita, naquele estilo beach clubs de Jurerê, comida assinada por Rafael Portes, um dos melhores sushimen de Floripa, e bons drinques. Reserva recomendável.

hotéis e restaurantes em Florianópolis

Ambiente

  • Onde ficar

Casa Quatro Oito

Num dos lugares mais charmosos e com a natureza mais exuberante da Ilha, o Cantos dos Araçás, na região da Lagoa da Conceição, a Casa Quatro Oito é um hotel butique de luxo, mas sem um pingo de pretensão. Integrante do que poderíamos chamar de novo luxo, mais ligado à experiência e conforto do que a ostentação, tem apenas quatro suítes, uma diferente do outra, e um living de metragem generosa recheado de peças de arte e design.

hotéis e restaurantes em Florianópolis

O lobby

O hotel mais interessante de Floripa fica de frente para a Lagoa e é fruto do olhar apurado da empresária Bianca Pereira, que se juntou ao craque Felipe Morozini, multiartista paulistano que assina a direção criativa da casa. Aos finais de semana, mediante reserva, é possível fazer um happy hour na casa, mesmo se não estiver hospedado. Dica: chegue antes do pôr do sol e peça um dos drinques autorais com cachaça artesanal.

hotéis e restaurantes em Florianópolis

Vista para a Lagoa

Haute Haus

Bem mais despojada, a Haute Haus também tira 10 quesito belezas naturais. Inspirada nas guest houses europeias, a Haute tem living compartilhado e também está de frente para a Lagoa da Conceição, bem próxima ao agito do Centrinho do bairro. Em cartaz, uma ampla área verde, piscina, pássaros e muito silêncio.

hotéis e restaurantes em Florianópolis

Decoração do quarto

hotéis e restaurantes em Florianópolis

Vista do hotel

Este foi o top hotéis e restaurantes em Florianópolis! E aí, gostou?

Reserve o seu hotel AQUI com a gente.

Texto escrito pela jornalista Laura Coutinho, moradora de Floripa.

Fotos: Laura Coutinho e Divulgação

Outubro de 2017


Leia mais:

A nova campanha da Belmond Hotéis

Restaurante Le Sirenuse Miami | Hotel Four Seasons Surfside

Novo IMS em SP

Detox e Yoga na Amazônia | Hotel Juma Lodge

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.