Chichen Itza fica na Península do Yucantán e é considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Recentemente, em minha viagem para o México, tive o prazer de conhecê-la e a outras pirâmides marcantes do país.

Chichen Itza

Infelizmente, já não se pode subir lá por conta da preservação. Recomenda-se contratar um guia para ele contar a história, já que essa é a parte mais interessante. Na porta mesmo, há vários (isso serve pra todas, assim como usar roupas e sapatos confortáveis, chapéus e repelente, além de capa chuva no verão. E prepara-se que é BEM quente!)

Chichen Itza

Comprei o ingresso na estrada, logo depois do pedágio, onde há uma “barraca” de informação e eles vendem tipo um “pacote”, com direito a estacionamento, almoço e guia. A comida, no entanto, não é lá essas coisas.

Chichen Itza

Apesar de não ser considerada maravilha, Uxmal é um complexo de pirâmides ainda mais impressionante.

Uxmal

O lugar é enorme, com uma ruína mais bonita que a outra. Para explorá-lo, um pouco de preparo físico é essencial, já que caminha-se bastante. E as iguanas lá estão por toda parte, mas não é preciso ter medo, já que são inofensivas e muito comuns nesta região do México.

Uxmal

Teotihuacan é outro complexo situado a 50 kms da Cidade do México. Seu nome quer dizer “o lugar onde os deuses foram criados” e a construção data entre os séculos I e VII depois de Cristo.

Uxmal

É uma das cidades mais importantes da Mesoamérica, onde se nota a importância cultural e artística dos povos maias e aztecas.

Uxmal

São duas pirâmides principais: a do sol e da lua. Cheguei a subir quase a metade da pirâmide mais alta, com 65 metros.

Uxmal

Há muitas excursões que saem da Cidade do México até lá e, de ônibus, demoram umas duas horas. Geralmente, é um passeio de um dia inteiro e primeiro visita-se a Basílica de Guadalupe, a 15 minutos do centro de DF, o santuário mais visitado das Américas, construção do século XVIII, em estilo barroco, onde acredita-se que a virgem tenha feito uma aparição em 1531. Convém contratar um guia para explicar a importância e a história do lugar. Preferimos alugar um particular, porque não tínhamos muito tempo. Fomos então de carro, levamos uma hora para chegar e mais duas horas em Teotihuacan. E esse guia privado custa em torno de U$200.

Uxmal

Por Renata Araújo

Fotos: Renata Araújo

Leia também:

Ecoturismo com conforto no Rio de Janeiro

Diverlanhoso – um parque de aventura em Portugal

Tour de bike pela Provence

Roteiro de viagem em Cinque Terre

Belmonte: a cidade de Pedro Álvares Cabral

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.