Os museus mais incríveis do mundo, segundo influenciadores de viagens
Você sabia que nesta quinta-feira, 18 de maio é comemorado o Dia Internacional dos Museus? Visitar uma instituição de arte é um programa cultural que muitos viajantes adoram, inclusive nós, e tanto aqui no Brasil como no exterior o que não faltam são boas opções. Certamente repletas de histórias que, de alguma maneira, impactam nas nossas vidas. Portanto, para celebrar esta data, reunimos alguns influenciadores de viagem para contar quais os museus mais incríveis que eles já foram!
Aproveite para ler também:
- ILTM 2023 em São Paulo: maior feira de turismo de luxo do Brasil e América Latina
- 21 vinícolas na América do Sul
- Descobrindo os sabores dos Estados Unidos: um tour gastronômico pelo país
- Menu do chef Claude Troisgros nos voos internacionais da Azul
+Reserve aqui o seu hotel pelo melhor preço.
Os museus mais incríveis do mundo
África
Serra Leoa: National Railway Museum
“Esse museu é sensacional pois preserva instantes de felicidade na história do terceiro país mais pobre do mundo. É todo mantido por doações, super bem cuidado. Uma história notável de sorte, entusiasmo e orgulho superando a devastação da guerra civil e do Ebola. Uma incrível coleção de trens construídos na Grã-Bretanha que sobreviveu 40 anos escondida em uma oficina ferroviária”, conta Eduardo Alves, do MapaMundi. O museu sobreviveu por pouco na década de 70 e foi lar de 10 mil refugiados na década de 90. Reaberto em 2005, além das várias locomotivas e carruagens preservadas, existem também inúmeras exposições de fotografias antigas, bilhetes, mapas e horários. A coleção já foi declarada patrimônio histórico do povo de Serra Leoa e não pode sair do país.
End: FQQR+QF4, Freetown, Serra Leoa
Estados Unidos
Chicago: Art Institute of Chicago
Eternizado nas cenas do filme “Curtindo a Vida Adoidado”, o Art Institute of Chicago tem um dos maiores acervos do mundo, principalmente do período impressionista. São mais de 5.000 anos de história em mais de 300 mil peças de arte asiática, africana, europeia e americana, representadas em pinturas, esculturas, gravuras, fotografias e arte decorativa. “É uma tarefa dificílima escolher apenas um dentre tantos museus que adoro pelo mundo. Imediatamente pensei no Art Institute of Chicago que muito me encantou durante uma recente visita à cidade”, conta Fernanda Fehring, colunista e consultora de viagens. Entre os principais nomes expostos no museu, por exemplo, estão Vincent van Gogh, Pablo Picasso e Claude Monet. Além disso, o prédio onde o museu funciona desde 1893 é uma atração à parte, construído em estilo Beaux-Arts. Há também um restaurante e café.
End: 111 S Michigan Ave, Chicago
Miami: Rubell Museum
Ao contrário do que muitos pensam, Miami não tem só praias e shoppings. A cena cultural pode surpreender! Nossa editora-chefe, Renata Araújo, conheceu o Rubell há pouco tempo e ficou encantada! “Esta instituição de arte contemporânea mais tradicional me seduziu por completo. Ele abriu uma nova extensão no final de 2019, e conta com uma das maiores coleções de arte contemporânea do mundo. Além disso, o museu tem ainda um ótimo restaurante de culinária basca contemporânea, o Luke. Portanto, um programa completo”, diz Renata. Localizado no animado bairro de Wynwood, ao todo são 7.400 obras de mais de 1.000 artistas, como, por exemplo, a japonesa Yayoi Kusama e o americano Keith Haring. Além disso, exibe obras de artistas renomados como Jeff Koons e Damien Hirst. São seis antigos edifícios industriais conectados em um único nível, além de 40 galerias, biblioteca e também uma ótima livraria.
End: 1100 NW 23rd St, Miami
França: museus mais incríveis
Paris: Musée du Luxembourg
“Os museus de Paris são meus favoritos no mundo, e dentre eles destaco o Musée du Luxembourg, que tem um tamanho ideal, as melhores exposições, com curadoria de arte excepcional e montagens incomparáveis. Se eu só puder escolher um museu no mundo, será ele o meu eleito. Se puder escolher mais um, então o Musée Maillol, ali perto, completa a dupla vencedora”, diz Fernanda Fehring. O Musée du Luxembourg foi o primeiro museu francês a abrir ao público, em 1750. Perto do Palácio e dos Jardins de Luxemburgo, seus espaços foram totalmente redesenhados pelo arquiteto Shigeru Ban para acomodar o restaurante/salão de chá Angelina e as oficinas educativas do museu.
End: 19 Rue de Vaugirard, 75006 Paris
Paris: Museu Rodin
”Quem gosta de esculturas não pode deixar de visitar o Museu Rodin, em sua viagem a Paris”. Quem diz é Nathalia Gomes, do Kids2gether. Foi o próprio escultor Auguste Rodin que doou ao Estados Francês suas obras e coleções para que fossem expostas no Hotel Biron, onde residia desde 1908. Criado em 1917, ao todo são 6.500 esculturas, como trabalhos em mármore, bronze e terracota, e cerca de 10.000 desenhos entre estampas, aquarelas e gravuras. “De fato, é um passeio imperdível em Paris, especialmente na primavera ou no verão, quando os jardins do museu estarão em sua plena forma e beleza. Mas a grande atração é o jardim. Isso porque há dezenas de esculturas espalhados pela área, vários bancos e muitas plantas. Isso porque ele tem as principais obras do escultor francês Auguste Rodin. Ele é pequeno, fácil de visitar e tem um jardim lindo”, conta Nathalia.
Além disso, o museu conta ainda com uma parte fechada, uma galeria, com livros e réplicas das obras, e uma lojinha bem legal. Também há uma cafeteria e restaurante.
End: 77 Rue de Varenne, 75007 Paris
Israel
Jerusalém: Yad Vashem
Não é propriamente um museu, mas um Memorial do Holocausto, onde há informações, documentos e testemunhos de todo lugar do mundo de sobreviventes e pessoas não judias que ajudaram a salvar judeus arriscando suas vidas. “Uma crueldade registrada pelos próprios nazistas com fotos do sofrimento alheio. Um lugar de profunda reflexão e que gosto de divulgar para que essa atrocidade jamais aconteça de novo. A saída do memorial representa a vida, a natureza, o recomeço. Certamente é impossível não se emocionar”, conta Ju Nakad, do NaTripdaJu. Ele fica no topo do Monte da Recordação, em Jerusalém, e ocupa uma área de 4.200 metros quadrados. Criado em 1953 e remodelado em 2005, todas as galerias incluem objetos originais e material audiovisual que ajudam a entender o tratamento desumano que todas essas pessoas receberam.
End: Jerusalem, 9103401, Israel
Itália
Turim: Museu Egípcio
“O museu que eu adoro é o Museu Egípcio de Turim! Dá para viajar no tempo e mergulhar na riqueza da antiga civilização egípcia. Cada artefato conta uma história intrigante e revela segredos de uma era extraordinária. E são milhares de objetos! De fato, a experiência me transportou para além das pirâmides e templos, conectando-me com a grandiosidade da humanidade. É demais, tem uma coleção maior do Egito do que as coleções de museus famosos como o Louvre e o British Museu”, explica Marcio Cimatti, do A Janela Laranja. O Museu Egípcio de Turim é segundo maior museu do mundo dedicado ao Egito Antigo, perdendo apenas para o museu do Cairo. Abrigados em um palácio do século 17, são cerca de 6.500 obras expostas e 26.500 em reserva. Ou seja, uma verdadeira aula para quem aprecia a história do Egito antigo.
End: Via Accademia delle Scienze, 6, 10123 Torino TO
México
Cidade do México: Museu Nacional de Antropologia
Para Tavinhu Furtado, do Maior Viagem, o Museu Nacional de Antropologia da Cidade do México é um dos mais impressionantes que já visitou. “Fora o belíssimo prédio, o acervo é espetacular, como as salas dedicadas aos povos astecas e maias. Um dos maiores destaques é a Pedra do Sol, mais popularmente conhecida como Calendário Asteca. A pedra, com mais de 25 toneladas, foi encontrada durante escavações no Zócalo da Cidade do México”, conta Tavinhu. Inaugurado em 1964, conta com um dos maiores acervos do mundo sobre as sociedades pré-hispânicas. São 22 salas de exposição e uma área total de quase 8 hectares. Ao todo, o museu é dividido em duas partes: Arqueologia e Etnografia. No primeiro, estão artefatos de povos maias e astecas, ocupando 11 salas em todo primeiro andar. Já o segundo, Etnografia, remete ao estilo de vida dos povos nos dias de hoje e antepassados.
End: Av. P.º de la Reforma s/n, Polanco, Bosque de Chapultepec I Secc, Miguel Hidalgo, 11560 Ciudad de México
Turquia: museus mais incríveis do mundo
Capadócia: Goreme Open Air Museum
“Esse museu certamente foi um dos mais incríveis que visitei porque ele é totalmente diferente de tudo que já vi quando falamos de museu. Ele fica na cidade de Goreme, na Capadócia. É totalmente a céu aberto e foi declarado patrimônio da Humanidade pela Unesco. Lá é possível encontrar igrejas esculpidas e escavadas em pedras além de afrescos bizantinos que ainda mantém sua pintura original. Ou seja, é muito interessante e surpreendente”, conta Nathalia Tosto, influenciadora de viagem. Portanto, o complexo monástico em Goreme reúne igrejas que foram esculpidas entre os anos de 900 e 1200! Uma das mais importantes, por exemplo, é o Convento de Freiras, uma rocha esculpida de sete andares com notáveis túneis, corredores, escadas e câmaras. Imperdível!
End: 50180 Göreme/Nevşehir Merkez/Nevşehir, Turquia
Portanto, agora é sua vez! Conta para a gente nos comentários: qual museu mais incrível que você já foi no mundo?
Por Duda Vétere e Renata Araújo.
Fotos: Acervo Pessoal, Renata Araújo e Divulgação
4 Dicas para seu planejamento de viagem
- Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
- Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
- Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
- Curta suas férias assegurado com a SegurosPromo e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Deixar um Comentário