Quarta cidade mais populosa do mundo, com mais de 20 mil habitantes, há muito o que fazer na Cidade do México. Ela tem tanto a oferecer que, independente do tempo que ficar por lá, você sairá com a sensação de que ainda faltou muito o que conhecer. O intuito deste post é justamente te ajudar na sua pesquisa e indicar os melhores passeios, museus (alguns dos melhores do mundo) onde ficar e onde comer na Cidade do México.

Post escrito a quatro mãos pela nossa editora Renata Araújo e nossa querida colunista, a escritora Thalita Rebouças.

O que fazer na Cidade do México

Uma das principais praças da cidade

Mergulhe na cultura asteca, experimente sabores exóticos, se aventure nas  pirâmides e entre no clima das  tradições mexicanas. Lembre-se que está em uma cidade cosmopolita e que vale ficar sempre em alerta. E paciência com o trânsito, que é o caos!

O que fazer na Cidade do México

Museus

  • Casa da Frida Kahlo

Imperdível! Existem duas filas: a de quem compra pela internet (faça isso!) e a de quem não compra (meu caso). Com ou sem tíquete comprado, chegue cedo, antes de abrir, se possível. Eu esperei uma hora e meia pra entrar, e valeu cada segundo, mas quando saí, por volta de uma da tarde, as duas filas estavam gi-gan-tes.
O que fazer na Cidade do México

Casa da Frida Kahlo

O que fazer na Cidade do México

Interior do Museo

Saiba também o que fazer em Tulum, no México

Um dos mais procurados pelos visitantes e sem dúvida, dos mais emocionantes. A casa me arrebatou. É beleza, cultura, história e emoção num só lugar, onde morou o casal mais famoso da cena artística mexicana.  E muitas, muitas cores. Me irritou seriamente o fato de não poder tirar foto, só pagando. Vi um povo tirando disfarçadamente do celular, mas a galera com câmera era sempre abordada por um funcionário.
O que fazer na Cidade do México

Muitas cores ; Quarto da Frida;

O que fazer na Cidade do México

Detalhes da Casa da Frida

  • Museo Mural Diego Rivera

Vá na sequência, já que o artista Diego Rivera, um dos maiores nomes da arte do México, foi marido de Frida. E os dois ficam bem perto um do outro. É impressionante! Depois ou antes vale uma caminhada pela Alameda Central e almoçar no San Agel Inn (ver abaixo em Onde Comer na Cidade do México)

O que fazer na Cidade do México

Entrada do museu

  • Museu Jumex

Museu de arte contemporânea que tem o intuito de incentivar a reflexão e o aprendizado do estilo artístico. O projeto é do do arquiteto britânico David Chipperfield. Ele fica ao lado do Museu Soumaya, que você lerá abaixo. No acervo, coleção permanente e mostras temporárias. É um quarteirão imperdível  da Cidade do México. (Em contraste com tanta arte, um shopping de luxo com todas as grifes que você possa imaginar, ao lado dos dos museus, Shopping Polanco. Por ser parte ao ar livre, acaba se tornando um passeio agradável. O que demonstra como os programas são diversos e como há o que fazer na Cidade do México).

O que fazer na Cidade do México

Museo Jumex

O que fazer na Cidade do México

Shopping de luxo

O que fazer na Cidade do México

Contraste dos museus com o luxuoso shopping

Dica de hotel 5 estrelas em Cancún: Nizuc Resort & Spa

  • Museu Nacional de Antropologia 
Um dos mais importantes do mundo. Você vai aprender não apenas sobre os sítios arqueológicos que for visitar depois, mas muito da cultura mexicana. Seu maior tesouro é a Pedra do Sol, que representa o calendário azteca e foi achada durante escavações na área do Zócalo, no coração da cidade. No mesmo parque você pode visitar o Castelo de Chapultepec, construído na época do vice-reinado espanhol e reaproveitado posteriormente no período do Segundo Império, durante o reinado de Maximiliano I, um monarca importado da Europa. Já percebeu que há muito o que fazer na Cidade do México, né?
O que fazer na Cidade do México

Os jardins do museu

O que fazer na Cidade do México

Interior do museu

O que fazer na Cidade do México

Museu Nacional de Antropologia

  • Museu Soumaya

Um primor de projeto arquitetônico, a estrutura metálica assimétrica, com 46 metros de altura e formada por 16 mil placas de alumínio em formato hexagonal. O prédio chama a atenção de quem passa pelo elegante bairro de Polanco. Na fachada, apenas uma abertura aparente, a porta de entrada para um dos mais impressionantes museus do México. 

O que fazer na Cidade do México

Projeto arquitetônico do museu

O arrojado prédio, de autoria do mexicano Fernando Romero, já vale a visita, mas é lá dentro que está o impactante acervo de artistas impressionistas. Obras francesas, italianas, inglesas e espanholas, do século XV ao XVIII. Na coleção, nomes como Pablo Picasso, Henri de Toulouse-Lautrec, Claude Monet, Edgar Degas,  Pierre-Auguste Renoir, Vincent van Gogh, entre outros, não deixando nada a dever aos museus europeus.  Além disso, há uma enorme coleção de Salvador Dalí.

Conheça Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, no México

  • Palácio de Belas Artes

Um dos ícones da Cidade do México, o Palácio de Bellas Artes está entre os mais exuberantes edifícios locais. Ele foi construído em 1934, em meio às celebrações do centenário da Independência do México. E foi o primeiro espaço dedicado à arte em todo o México. O Palácio chama atenção por sua estarrecedora fachada e por seus belos jardins.  Lá dentro, escadarias emolduram os painéis que decoram os corredores.
O que fazer na Cidade do México

O belíssimo Palácio de Bellas Artes

Hoje ele apresenta mostras temporárias, sem esquecer os grandiosos e originais painéis de Diego Rivera, José Clemente Orozco,Jorge González Camarena, Roberto Montenegro, entre outros,  que adornam o interior do prédio. Além disso, há pinturas, esculturas, gravuras, fotografias e outros trabalhos nas salas de exposição. No último andar, é possível visitar uma exposição sobre a história e arquitetura do prédio. Definitivamente tem que entrar no seu roteiro de o que fazer na Cidade do México.
O que fazer na Cidade do México

Instalações já na frente

Basílica de Guadalupe e Pirâmides de Teotihuacán

Dois dos principais pontos turísticos da Cidade do México estão distante do centro, mas devem ser combinados em um mesmo passeio, que vai durar várias horas ou o dia inteiro, dependendo da sua curiosidade e disposição. Mesmo que você não seja religioso – o meu caso – vale conhecer a igreja, uma das mais visitadas da América Latina.

O que fazer na Cidade do México

Basílica

A Basílica da Virgem de Guadalupe está erguida no local onde muitos mexicanos acreditam que a Virgem apareceu ao índio Juan Diego, fazendo surgir um jardim de rosas. São duas igrejas: a original está interditada por danos sísmicos; as celebrações se realizam na basílica moderna, dos anos 60. A viagem vale pelo colorido do entorno, onde você encontra barraquinhas vendendo todo tipo de souvenir da Virgem, e também pelas impressionantes demonstrações de fé.

O que fazer na Cidade do México

Comerciantes no entorno

Onde fica: no norte da cidade, a 8 km do Zócalo; dá para ir de metrô (desça na estação 18 de Março ou na La Villa-Basílica). Abre diariamente de 6h às 21h.

As pirâmides de Teotihuacán estão entre as mais impressionantes do México e ficam 40 km adiante de Guadalupe. É um passeio que se aproveita melhor depois que você já está há alguns dias na cidade, mais acostumado à altitude, e portanto melhor habilitado a galgar os 248 degraus até o alto da Pirâmide da Lua, de onde se tem a vista acachapante da Avenida da Morte. Mais uma dica imperdível do o que fazer na Cidade do México.

O que fazer na Cidade do México

Renata Araújo e as pirâmides

O que fazer na Cidade do México

Pessoal encarando a subida na pirâmide

Como chegar: o melhor é ir com passeio guiado (muitos são combinados com Guadalupe). Abre diariamente das 8h às 17h. A entrada custa 57 pesos.

Leia aqui um roteiro pelas pirâmides mexicanas

O Centro Histórico

O Zócalo, ou a Plaza de La Constitución, é um dos lugares mais importantes da cidade. É lá que fica o Palácio Nacional, onde estão maravilhosos painéis de Diego Rivera, e a Catedral Metropolitana de La Asuncíon de María. A praça foi construída no local onde também era o centro político, cultural e religioso da antiga cidade de Tenochtitlan, a maior da civilização mexica (ou asteca) das américas. E nada é mais simbólico do que isso em toda a Cidade do México. Vale a pena dar uma passeada por lá e visitar seus belos edifícios. Não deixe de subir nos restaurantes com vista para a praça.

O que fazer na Cidade do México

Catedral Metropolitana

Onde comer

  • Azul Condessa 

Restaurante estrelado, comida mexicana diferentona e muito saborosa.

O que fazer na Cidade do México

Restaurante Azul Condesa

  • Bar Tomate

Restaurante espanhol contemporâneo, moderninho com tapas revisitados.

O que fazer na Cidade do México

Pratos Bar Tomate

  • San Ángel Inn

Pertinho da Casa da Frida e do Diego, no bairro San Ángel, um restaurante típico e imperdível, em um casarão belíssimo e histórico do século XVIII.

O que fazer na Cidade do México

Área externa super agradável

O que fazer na Cidade do México

Pratos do San Ángel Inn

Grand Velas, um paraíso no México

  • El Mayor

Fica em cima da livraria Porrúa. De lá, come-se vendo de camarote as ruínas do Templo El Mayor. Foi uma das melhores refeições da viagem. Minha massa com flor de abóbora e molho levemente picante de abobrinha bateu um bolão. Fica a dica para o seu roteiro do o que fazer na Cidade do México.

O que fazer na Cidade do México

Vista do restaurante

  • Pujol

Cozinha contemporânea de autor, comandado pelos chefs Enrique Olvera and Francisco Ibañez. Na lista dos 50 Melhores da América Latina.

  • Quintonil

Um dos melhores da cidade, com pratos tradicionais, também na lista dos 50 Best Latin America e sob o comando do chef Jorge Vallejo, que já passou pelo Nome, em Copenhague, nomeado o melhor do mundo.

Onde ficar na Cidade do México

Marquis Reforma

Único estabelecimento na cidade da marca Leading Hotels of the World, com otima localização no Paseo de la Reforma.

Onde ficar na Cidade do México

Entrada do hotel

Hotel St Regis

Na mesma avenida do Marquis, mais moderno, luxuoso e confortável.

O que fazer na Cidade do México

St Regis Hotel

One&Only Palmilla: luxo e conforto no México

Four Seasons

Na mesma vizinhança, moderno e sofisticado sem perder a identidade mexicana.

O que fazer na Cidade do México

Four Seasons Mexico

W Mexico City

No movimentado bairro de Polanco, hotel moderno, walking distance de ótimos restaurantes.

O que fazer na Cidade do México

Lobby moderno

Las Alcobas

Hotel boutique em Polanco, pertinho do metrô e do Museu de Antropologia.

Os bairros Polanco e La Condesa

Separadas pelo Bosque de Chapultepec, Polanco e La Condesa são os dois bairros mais interessantes e agradáveis para passear e  e sair à noite, se você procurar o que fazer na Cidade do México.

O que fazer na Cidade do México

Polanco é elegante e sofisticado. É ali que ficam as grifes internacionais e alguns dos melhores restaurantes. La Condesa, é charmoso e mais diverso. Sua zona de influência vai até a vizinha Roma Norte, que é um pouco mais alternativa.

O que fazer na Cidade do México

Restaurante Azul Condesa

O que fazer na Cidade do México

Restaurante Azul Condesa

Zona Rosa: uma localização interessantíssima para se hospedar, porque está ao longo do Paseo de la Reforma, onde ficam as duas linhas mais importantes do metrô. Mas a cena noturna e gastronômica interessante fica mesmo em Polanco e Condesa. Então, tem que estar no seu roteiro sobre o que fazer na Cidade do México!

O que fazer na Cidade do México

Paseo de la Reforma

Dicas importantes

Transporte

Assim como Rio ou São Paulo, a Cidade do México é violenta. Então, há que tomar muito cuidado, principalmente à noite. Nada de dar mole andando em ruas desertas. Além disso, os taxistas são conhecidos por serem malandros. Recomendo usar o uber ou o carro do hotel. No mais, fomos muito bem tratados em todos os lugares, de museus a restaurantes. E os mexicanos, adoram os brasileiros. Tirando o futebol, não há rivalidades, muito pelo contrário. É um povo alegre e acolhedor.

Ônibus de turismo

Sabe aquele ônibus de turismo, hip on hip off? Pois é, ele existe na Cidade do México, mas não vale a pena pegá-lo. O trânsito é tão caótico que ele fica horas parado. É preferível andar, pegar o metrô ou uber.

O que fazer na Cidade do México

Você tem acesso a bicicletas gratuitas

Spicy Food

A comida mexicana pode ser MUITO apimentada, portanto, se você não suporta pimenta, deixe isso bem claro antes de pedir os pratos. O que é leve para eles, pode ser pesado para você.

O portunhol

Os latino americanos não entendem o português como nós entendemos o espanhol. Nós pronunciamos as palavras muito diferentes de como elas são escritas, independente do nosso sotaque. Já os latinos falam de uma maneira mais clara, o que facilita a nossa compreensão. Não ache que é má vontade, eles de fato não entendem. Então, se você não fala espanhol e vai soltar um portunhol por lá, procure falar devagar e tenha paciência quando não for compreendido. Afinal, você é o visitante. Se falar devagarinho e explicadinho, todo mundo se entende.

Esperamos que este post tenha te ajudado com as dúvidas sobre o que fazer na Cidade do México. Conte pra gente se seguiu nossas dicas e como foi sua viagem.

Se está de viagem planejada para o exterior, não esqueça de comprar seu chip de telefone direto do Brasil. É só clicar neste link. Funciona em 40 países e entregam em casa.

Por Renata Araújo e Thalita Rebouças

Fotos: Renata Araújo, Thalita Rebouças e Divulgação

Julho de 2017


Leia mais:

Programa de fidelidade Livelo

One&Only Royal Mirage, o melhor hotel de Dubai

Pesquisa revela os destinos preferidos dos viajantes brasileiros

Um dos melhores restaurantes em vinícolas do mundo

Salvar

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.