O que fazer na Cidade do México: passeios, museus, bares e restaurantes

Quinta cidade mais populosa do mundo, com mais de 9 milhões de habitantes, há muito o que fazer na Cidade do México. Ela tem tanto a oferecer que, independente do tempo que ficar por lá, você sairá com a sensação de que ainda faltou o que conhecer. O intuito deste post é, portanto, justamente te ajudar na sua pesquisa e indicar os melhores passeios, museus (alguns dos melhores do mundo) onde ficar e onde comer na Cidade do México. Mergulhe na cultura asteca, experimente sabores exóticos, se aventure nas pirâmides e entre no clima das tradições mexicanas. Lembre-se que está em uma cidade cosmopolita e que vale ficar sempre em alerta. E paciência com o trânsito!

Aproveite para ler também:

Se você está de viagem marcada para o México, não esqueça de reservar seu hotel AQUI com gente pelo Booking!

O que fazer na Cidade do México

O Centro Histórico

O Zócalo, ou a Plaza de La Constitución, é um dos lugares mais importantes da Cidade do México. É lá que fica o Palácio Nacional, onde estão maravilhosos painéis de Diego Rivera, e a Catedral Metropolitana de La Asuncíon de María. A praça foi construída no local onde também era o centro político, cultural e religioso da antiga cidade de Tenochtitlan, a maior da civilização mexica (ou asteca) das américas. E nada é mais simbólico do que isso em toda a Cidade do México. Vale a pena dar uma passeada por lá e visitar seus belos edifícios. Não deixe de subir nos restaurantes com vista para a praça.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Paseo de la Reforma

Uma das avenidas mais importantes e emblemáticas da Cidade do México, com uma história que remonta ao final do século XIX. A avenida foi projetada por um arquiteto francês, inspirado na avenida Champs-Élysées em Paris. Tem ótima área para circulação de pedestres e bicicletas, e é onde fica o imponente Monumento a la Revolución Mexicana.

Museus

Casa da Frida Kahlo

Certamente um passeio imperdível na Cidade do México! Existem duas filas: a de quem compra pela internet e a de quem não compra. Com ou sem tíquete comprado, chegue cedo, antes de abrir, se possível. Um dos museus mais procurados pelos visitantes e sem dúvida, dos mais emocionantes. É beleza, cultura, história e emoção num só lugar, onde morou o casal mais famoso da cena artística mexicana. E muitas, muitas cores.

End: Londres 247, Del Carmen, Coyoacán

Museo Mural Diego Rivera

Vá na sequência, já que o artista Diego Rivera, um dos maiores nomes da arte do México, foi marido de Frida. E os dois ficam bem perto um do outro. É impressionante! Além disso, depois ou antes vale uma caminhada pela Alameda Central e almoçar no San Agel Inn.

End: Calle Colón Balderas s/n, Colonia Centro, Cuauhtémoc

Museo Jumex

Museu de arte contemporânea que tem o intuito de incentivar a reflexão e o aprendizado do estilo artístico. O projeto é do arquiteto britânico David Chipperfield. Ele fica ao lado do Museu Soumaya, que você lerá abaixo. No acervo, coleção permanente e mostras temporárias. De fato, um quarteirão imperdível da Cidade do México.

End: Blvd. Miguel de Cervantes Saavedra 303, Granada, Miguel Hidalgo

Museu Nacional de Antropologia 

Um dos museus mais importantes do mundo! Você vai aprender não apenas sobre os sítios arqueológicos que for visitar depois, mas muito da cultura mexicana. Seu maior tesouro é a Pedra do Sol, que representa o calendário azteca e foi achada durante escavações na área do Zócalo, no coração da cidade. Além disso, no mesmo parque você pode visitar o Castelo de Chapultepec, construído na época do vice-reinado espanhol e reaproveitado posteriormente no período do Segundo Império, durante o reinado de Maximiliano I, um monarca importado da Europa. Portanto, já percebeu que há muito o que fazer na Cidade do México, né?

End: Av. P.º de la Reforma s/n, Polanco, Bosque de Chapultepec

Museu Soumaya

Um primor de projeto arquitetônico, com uma estrutura metálica assimétrica, com 46 metros de altura e formada por 16 mil placas de alumínio em formato hexagonal. O prédio certamente chama a atenção de quem passa pelo elegante bairro de Polanco. Na fachada, apenas uma abertura aparente, a porta de entrada para um dos mais impressionantes museus do México. O arrojado prédio, de autoria do mexicano Fernando Romero, já vale a visita. Mas é lá dentro que está o impactante acervo de artistas impressionistas. Obras francesas, italianas, inglesas e espanholas, do século XV ao XVIII. Na coleção, nomes como, por exemplo, Pablo Picasso, Henri de Toulouse-Lautrec, Claude Monet, Edgar Degas,  Pierre-Auguste Renoir, Vincent van Gogh, entre outros, não deixando nada a dever aos museus europeus.  Além disso, há também uma enorme coleção de Salvador Dalí.

End: Blvd. Miguel de Cervantes Saavedra, Granada, Miguel Hidalgo

O que fazer na Cidade do México
Projeto arquitetônico do museu

Palácio de Bellas Artes

Um dos ícones da Cidade do México, o Palácio de Bellas Artes está entre os mais exuberantes edifícios locais. Ele foi construído em 1934, em meio às celebrações do centenário da Independência do México. E foi o primeiro espaço dedicado à arte em todo o México. O Palácio chama atenção por sua estarrecedora fachada e por seus belos jardins. Lá dentro, escadarias emolduram os painéis que decoram os corredores. Hoje ele apresenta mostras temporárias, sem esquecer os grandiosos e originais painéis de Diego Rivera, José Clemente Orozco,Jorge González Camarena, Roberto Montenegro, entre outros, que adornam o interior do prédio. Além disso, há pinturas, esculturas, gravuras, fotografias e outros trabalhos nas salas de exposição. No último andar, é possível visitar uma exposição sobre a história e arquitetura do prédio. Definitivamente tem que entrar no seu roteiro de o que fazer na Cidade do México.

End: Av. Juárez S/N, Centro Histórico de la Cdad. de México, Centro, Cuauhtémoc

O que fazer na Cidade do México
O belíssimo Palácio de Bellas Artes

Os bairros Polanco e La Condesa

Separados pelo Bosque de Chapultepec, Polanco e La Condesa são certamente os dois bairros mais interessantes e agradáveis para passear e sair à noite, se você procurar o que fazer na Cidade do México. Polanco é elegante e sofisticado. É lá que ficam as grifes internacionais e provavelmente alguns dos melhores restaurantes da Cidade do México. Já La Condesa é charmoso e mais diverso. Sua zona de influência vai até a vizinha Roma Norte, que é um pouco mais alternativa. Enquanto isso, a Zona Rosa tem uma localização interessantíssima para se hospedar, porque está ao longo do Paseo de la Reforma, onde ficam as duas linhas mais importantes do metrô. Mas a cena noturna e gastronômica interessante fica mesmo em Polanco e Condesa. Portanto, tem que estar no seu roteiro sobre o que fazer na Cidade do México!

Nos arredores

Basílica de Guadalupe

Dois dos principais pontos turísticos da Cidade do México estão distante do centro, mas devem ser combinados em um mesmo passeio, que vai durar várias horas ou o dia inteiro, dependendo da sua curiosidade e disposição. Mesmo que você não seja religioso, vale conhecer a igreja, uma das mais visitadas da América Latina. A Basílica da Virgem de Guadalupe está erguida no local onde muitos mexicanos acreditam que a Virgem apareceu ao índio Juan Diego, fazendo surgir um jardim de rosas. São duas igrejas: a original está interditada por danos sísmicos; as celebrações se realizam na basílica moderna, dos anos 60. A viagem vale pelo colorido do entorno, onde você encontra barraquinhas vendendo todo tipo de souvenir da Virgem, e também pelas impressionantes demonstrações de fé.

Onde fica: no norte da cidade, a 8 km do Zócalo; dá para ir de metrô (desça na estação 18 de Março ou na La Villa-Basílica).

Pirâmides de Teotihuacán

As pirâmides de Teotihuacán estão entre as mais impressionantes do México e ficam 40 km adiante de Guadalupe. É um passeio que se aproveita melhor depois que você já está há alguns dias na cidade, mais acostumado à altitude, e portanto melhor habilitado a galgar os 248 degraus até o alto da Pirâmide da Lua, de onde se tem a vista acachapante da Avenida da Morte. Mais uma dica imperdível do o que fazer na Cidade do México.

Como chegar: o melhor é ir com passeio guiado (muitos são combinados com Guadalupe).

Onde comer na Cidade do México

A gastronomia mexicana vai muito além dos famosos tacos, tortillas e tamales. A culinária do país tem forte ligação com diversos aspectos culturais e religiosos, mas vem se modernizando e se sofisticando. Sendo assim, a Cidade do México se tornou um dos lugares mais interessante para quem gosta de comer bem! 

Bares

Handshake

O segundo melhor bar da América do Norte e 11º do mundo, segundo a lista do 50 Best Bars. Dentro do hotel NH Collection, ele segue o estilo speakeasy, ou seja, secreto. Ao fazer sua reserva (imprescindível, aliás), você será avisado que só pode ficar lá dentro por 1h30.

End: C. Amberes 65, Juárez, Cuauhtémoc

Restaurantes

Azul Condesa

Considerado um dos melhores restaurantes da Cidade do México, oferece gastronomia tradicional mexicana. A decoração é toda feita por artesãos mexicanos!

End: Av Nuevo León 68, Hipódromo, Cuauhtémoc

Blanco Castelar

Restaurante mediterrâneo contemporâneo, situado em um lindo casarão dos anos 1940, no bairro de Polanco.

End: Av. Emilio Castelar 163, Polanco, Polanco III Secc, Miguel Hidalgo

El Mayor

Fica em cima da livraria Porrúa. De lá, come-se vendo de camarote as ruínas do Templo El Mayor. Fica a dica para o seu roteiro do o que fazer na Cidade do México.

End: República de Argentina 15, Centro Histórico de la Cdad. de México, Centro, Cuauhtémoc

La Docena

Parte do 50 Best Restaurants, do chef Tomás Bermúdez, o ambiente é descolado e conta com bar de ostras e grande oferta de frutos do mar.

End: Av. Homero 135, Polanco, Polanco V Secc, Miguel Hidalgo

Máximo Bistrot

No bairro de Roma, o restaurante é descontraído, porém elegante, e traz uma ótima gastronomia italiana, com ingredientes frescos.

End: Av. Álvaro Obregón 65 Bis, Roma Nte., Cuauhtémoc

Mishiguene

Um dos melhores restaurantes da CDMX, faz parte da lista dos 50 Best LATAM e tem unidade também em Buenos Aires.

End: 11040, Pedregal 24

Pujol

Cozinha contemporânea de autor, comandado pelos chefs Enrique Olvera and Francisco Ibañez. Na lista dos 50 Melhores da América Latina.

End: Tennyson 133, Polanco, Polanco IV Secc, Miguel Hidalgo

Quintonil

Um dos melhores da cidade, com pratos tradicionais, também na lista dos 50 Best Latin America e sob o comando do chef Jorge Vallejo, que já passou pelo Nome, em Copenhague, nomeado o melhor do mundo.

End: Av. Isaac Newton 55, Polanco, Polanco IV Secc, Miguel Hidalgo

Rosetta

No casarão histórico no bairro de Roma, a cozinha é comandada pela chef Elena Reygadas, eleita a Melhor Chef Feminina de 2023 pelo prestigiado 50 Best Restaurants.

End: Colima 166, Colonia Roma Norte

San Ángel Inn

Pertinho da Casa da Frida e do Diego, no bairro San Ángel, um restaurante típico e imperdível, em um casarão belíssimo e histórico do século XVIII.

End: Diego Rivera 50, San Ángel Inn, Álvaro Obregón

Sushi Tatsugoro

Renomado restaurante de comida japonesa no luxuoso hotel The St.Regis, no centro da cidade.

End: Av. P.º de la Reforma 439-1 piso, Cuauhtémoc

Onde ficar na Cidade do México

Camino Real

Certamente o hotel mais instagramável da Cidade do México! Ele foi construído para as Olimpíadas de 1968 e soube se renovar, com um projeto arquitetônico arrojado, no estilo mexicano-moderno. No elegante bairro de Polanco, são 33 mil metros quadrados de jardins, piscinas, fontes e pátios, com cores mais quentes e intensas.

End: Calz. Gral. Mariano Escobedo 700, Anzures, Miguel Hidalgo

Marquis Reforma

Único estabelecimento na cidade que leva o selo Leading Hotels of the World, tem uma ótima localização no Paseo de la Reforma. São 124 quartos, 80 suítes e 15 Sky Suites decorados no estilo art deco com toques contemporâneos. Além disso, o hotel conta ainda com três restaurantes e spa de 1.500m².

End: Av. P.º de la Reforma 465, Cuauhtémoc

Hotel St Regis

Na mesma avenida do Marquis, no Paseo de La Reforma, este é um hotel mais moderno e luxuoso na Cidade do México. Os quartos são confortáveis, com belíssimas vistas da cidade, e a oferta gastronômica variada, com três restaurantes de culinárias distintas, como, por exemplo, francesa e japonesa, e dois bares.

End: Av. P.º de la Reforma 439, Cuauhtémoc

Four Seasons Hotel

Na mesma vizinhança, hotel moderno e sofisticado sem perder a identidade mexicana. Cercado por belos pátios verdes, conta com dois restaurantes, confeitaria e ainda o Fifty Mils, um dos 50 melhores bares do mundo.

End: Av. P.º de la Reforma 500, Juárez, Cuauhtémoc

The Ritz-Carlton

No Centro, com vistas para o Parque Chapultepec, o hotel de luxo tem decoração moderna, inspirada nas tradições e paisagens mexicanas. Além dos quartos e suítes, o hotel oferece Club Lounge, um bar e restaurante de inspiração mediterrânea, spa, piscina, academia e espaços para reuniões e eventos.

End: Avenida Paseo de La Reforma, 509

W Mexico City

No movimentado bairro de Polanco, hotel moderno, walking distance de ótimos restaurantes.

End: Campos Elíseos 252, Polanco, Chapultepec

Las Alcobas, a Luxury Collection Hotel

Hotel boutique cinco estrelas em Polanco, bem localizado pertinho do metrô e do Museu de Antropologia. Com design moderno, tem quartos aconchegantes, restaurante de gastronomia contemporânea e SPA.

End: Av. Pdte. Masaryk 390, Polanco

Dicas importantes

Transporte

Assim como Rio ou São Paulo, a Cidade do México é violenta. Portanto, há que tomar muito cuidado, principalmente à noite. Nada de dar mole andando em ruas desertas. Além disso, os taxistas são conhecidos por serem malandros. Recomendo usar o uber ou o carro do hotel. No mais, fomos muito bem tratados em todos os lugares, de museus a restaurantes. E os mexicanos, adoram os brasileiros. Tirando o futebol, não há rivalidades, muito pelo contrário. É um povo alegre e acolhedor.

Esperamos que este post tenha te ajudado com as dúvidas sobre o que fazer na Cidade do México. Portanto, conte pra gente se seguiu nossas dicas e como foi sua viagem.

Por Renata Araújo e Thalita Rebouças. Atualizado em Junho de 2023.

Fotos: Renata Araújo, Thalita Rebouças.

Salvar

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a SegurosPromo e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Avatar
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!