Difícil um restaurante ter tanto a cara da dona como o Zazá no coração de Ipanema. Aberto há 14 anos, o lugar é descontraído, original e charmoso, e muito parecido  com a chef que deu nome ao estabelecimento: inteligente, extrovertida e inquieta, uma executiva que abandonou a carreira de marketing em uma multinacional para se dedicar ao restaurante, aberto pelo marido, Cello Macedo, (empresário de noite em SP e fundador da Devassa e do 00.

Zaza Piereck

Zaza Piereck

O Zazá nasceu depois de uma viagem que o casal fez à Tailândia, e sempre sofreu forte influência do país. Aos poucos, foi se sofisticando e virou um “contemporâneo”, como a dona mesmo descreve, sem perder a preocupação com os ingredientes saudáveis.

Zazá - um charme de restaurante em Ipanema

Decoração do Zazá

Zazá - um charme de restaurante em Ipanema

Ambiente

Autodidata, a proprietária foi aprendendo aos poucos e hoje dá seus pitacos no cardápio, sob o comando do chef Pablo Vidal. E, além das comidinhas deliciosas, ainda tem drinques deliciosos, com e sem álcool, com a carta assinada pela sommelier Maíra Freire. A decoração, que mistura objetos variados também é de sua autoria e ela vive adicionando uma coisinha aqui e outra ali, cada vez que volta de viagem.

Zazá - um charme de restaurante em Ipanema

Bar e Sommelier

Pra começar, uma verdadeira degustação de entradinhas super gostosa: croquetas de milho  com camarão e molho azedinho picante; samosas de Costelinha Desfiada, com  coentro e chutney de manga defumada; tapiocas de queijo coalho com dip de damasco e gengibre; e pastillas marroquinas (trouxinhas de frango orgânico com massala, castanhas do Pará e  pimenta doce),  servidas com frescor de iogurte e hortelã.

Zazá - um charme de restaurante em Ipanema

Entradas

Já os pratos principais, Risoto Quarta-feira do Ar (galeto com risoto de manjericão e molho de alcaparras) e camarões flambados com risoto ao limone e jardineira de legumes orgânicos eram gostosos e com toques únicos, de encher os olhos!

Zazá - um charme de restaurante em Ipanema

Pratos principais

Enquanto comíamos, não podíamos deixar de experimentar os refrescantes sucos do bistrô, de melancia com hortelã  ou gengibre e a limonada de melancia com framboesa.

Zazá - um charme de restaurante em Ipanema

Sucos

Terminando nosso almoço, as duas sobremesas que atingem a gostos bem diversificados. Pra quem gosta de algo mais light, salada de frutas com calda de capim  santo, com sorbet de graviola e gengibre cristalizado; para os verdadeiros amantes de açúcar, colherona de brigadeiro com sorvete de baunilha africana e farofa de biscoito.

Zazá - um charme de restaurante em Ipanema

Sobremesas

O Zazá, com seu ambiente hype e seus pratos que são verdadeiras experiências gastronômicas vai conquistar qualquer um!

E para quem quer ter o gostinho da Zazá em casa, é só contratar seu buffet (que também tem versão infantil), o escolhido entre diversos famosos, como Fernanda Torres, Milton Nascimento e Adriana Calcanhoto. Tel: 21 2247-9101 / 2247-9102

Por Renata Araújo

Fotos: Renata Araújo

Leia também:

Macarons da Ladurée em São Paulo
1º Festival Gastronômico da CADEG
Festival Gastronômico de Petrópolis
Pissani: massas artesanais do Leblon
Forneria São Sebastião, em Ipanema
Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.