Sempre ouvi falar muito de Cinque Terre e na minha mais recente viagem à Itália, pude finalmente conhecer esse lugar tão desejado por milhares de turistas do mundo inteiro.

Roteiro de viagem em Cinque Terre

Antes de mais nada, acho importante ressaltar como se faz para chegar, já que é de certa forma complicado e muita gente se confunde. O acesso pode ser feito de trem, a pé ou de barco, e, por serem cinco pequenas cidades, cabe ao turista decidir se terá tempo e fôlego para visitar todas.

Roteiro de viagem em Cinque Terre

Para chegar ao lugar, você pode pegar o trem em Santa Margherita Liguria, como eu fiz, e saltar em Monterosso, que é a primeira das cinco áreas, muito simpática, com direito à praia rodeada por enormes rochedos, que impressionam. Há também diversos cafés e restaurantes, onde você pode parar para beber ou comer alguma coisa.

Roteiro de viagem em Cinque Terre

Dali, você pode fazer a trilha a pé até Vernazza, a segunda cidade, que vai durar mais de uma hora. Em compensação, você vai poder apreciar essa linda vista, o que é impossível se for de trem, mesmo alguns deles parando em cada um dos territórios desse relevo montanhoso.

Cinque Terre

Como Cinque Terre é formada por Monterosso al Mare, Corniglia, Vernazza, Riomaggiore e Manarola, é bem legal ir de uma cidadezinha a outra pelas trilhas que as interligam, num percurso de 8km em que se aproveita e vê bastante. Já os carros não são uma grande opção, pois não podem entrar nos vilarejos, tendo de ser estacionados a 1km das entradas de cada um.

Cinque Terre

Os cinco adoráveis vilarejos de casinhas coloridas nas acidentadas encostas rochosas são quem nomeia o local (“cinco terras”). Lá, o mar talvez seja o mais azul que você possa imaginar e as ruas estreitas te levam em um roteiro incrível, dando sentido ao fato de o território ter sido considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1997.

Cinque Terre

Além das vistas indescritíveis, esse trecho da Riviera Liguria tem uma culinária maravilhosa e praias super charmosas. E também frutos do mar e vinícolas de alta qualidade, essas trazendo o tradicional sciacchetra, um vinho doce que combina perfeitamente com o famoso pôr-do-sol do lugar.

Cinque Terre

Embora o crescimento do turismo tenha tornado mais caro comer e se hospedar por ali, não é preciso se preocupar: em um dia dá pra conhecer mais ou menos tudo. E uma dica preciosa: vá bem informado e saiba antes o que quer visitar e como, assim como os horários dos trens. A Itália, assim, como o Brasil, não é o país mais organizado do mundo e muitas vezes não há ninguém nas estações para pedir informação e o atraso dos trens é comum.

Cinque Terre

Diferentes de muitos destinos com praia, por outro lado, as baías de lá são bem diferentes umas da outras e marcadas por várias ilhotas no meio do mar. As Cinque Terre são, por causa de tanta beleza, parte do Parque Nacional, assim como uma das principais atrações turísticas da Riviera Liguria.

3

Em Cinque Terre a frase vale: imagens falam mais que mil palavras!

Por Renata Araujo

Fotos: Renata Araujo e Ana Cohen

Leia também:

O que fazer em Gênova
10 restaurantes em Roma
O que fazer em São Francisco
Roteiro de Punta del Este
Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.