Gastronomia

Tin Building: novo mercado gastronômico de Nova York do renomado chef Jean-Georges

Publicado por
Renata Araujo

Com dois andares, 12 restaurantes e inúmeras lojas, o Tin Building é comandado por Jean-Georges Vongerichten, um dos chefs mais famosos do mundo. Este mercado gastronômico de Nova York demorou oito anos para ficar pronto e tem o mesmo conceito do Eataly, só que com uma pegada maior na área do varejo. Na minha última passagem por NYC, tive a oportunidade de experimentar dois restaurantes do mercado e ainda passeei pelas lojas, que têm os mais variados tipos de produtos. Portanto, se pensa em um programa que envolve boa culinária e compras, você não vai se arrepender deste mercado gastronômico no Pier 17, em Lower Manhattan! Leia até o final para conhecê-lo melhor.

Aproveite para ler também:

Aliás, se você tem planos de viajar para Nova York, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro! Não muda nada e desta maneira você consegue nos ajudar a monetizar nosso trabalho

Alguns restaurantes deste mercado gastronômico de Nova York

O que chama atenção neste grande mercado gastronômico nova-iorquino é a versatilidade. Além de experimentar uma culinária assinada por um chef renomado, você pode parar para tomar um drinque e dar uma volta nas dezenas de lojas do local. Portanto, como conheço e sou fã da gastronomia de Jean-Georges, fiquei curiosa para experimentar os restaurantes do Tin Building.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Renata Araújo e o chef Jean-Georges

No 2° andar, conheci o The Frenchman’s Dough, onde comi uma deliciosa salada e uma pizza de três queijos, black trufas e ovo (truffle shuffle). Aliás, comidas muito saborosas! Além disso, me aventurei nas ostras de um charmoso francês do mercado gastronômico de Nova York. Inclusive, Jean-Georges é um cozinheiro francês radicado em NYC, tem 50 anos dedicados à gastronomia e comanda 60 restaurantes pelo mundo, inclusive no Brasil.

Renata Araújo no The Frenchman’s Dough
Ostras acompanhadas de um vinho rosè
Renata Araújo e Marcelo Castello Branco
As frutas coloridas dos mercadinhos do Tin Building
São inúmeras lojas pelo mercado gastronômico

Há também o T Cafe and Bakery, com pães e doces assados servidos em um ambiente aconchegante. No andar de cima, com 19 lugares, o Fulton Fish Co. apresenta uma culinária japonesa de ponta e o balcão de mármore é convidativo para quem gosta do conceito de bar. Assim, entre lojas e restaurantes, existem também vários lugares para beber, como o Wine Bar e o Cocktail Bar. Escondido em um canto do 2° andar, o restaurante chinês House of the Red Pearl oferece rolinhos primavera de pele de tofu e cordeiro com cominho frito.

T Cafe and Bakery
Ambiente dos restaurantes
Fulton Fish Co.
Renata Araújo na frente do Tin Building
Os peixes do bar de frutos do mar

Chef Jean-Georges Vongerichten

Nascido e criado nos arredores de Estrasburgo, na França, as primeiras memórias familiares de Jean-Georges são a comida. Ele começou seu treinamento em um programa de estudo no Auberge de l’Ill como aprendiz do Chef Paul Haeberlin. Com esta impressionante experiência, mas ainda no início da carreira, Jean-Georges viajou para a Ásia, onde continuou a sua formação.

Chef Jean Georges

Foi durante esse tempo pela Ásia que Jean-Georges desenvolveu seu amor pelos sabores exóticos e aromáticos. Por isso, sua cozinha abandona o uso tradicional de caldos e cremes de carne e apresenta sabores e texturas intensas. Aliás, Jean-Georges está envolvido em todos os aspectos dos seus restaurantes – conceito, menu, design e funcionários.

Entre os 60 restaurantes pelo mundo do chef, está o Tangará, em São Paulo, no magnífico Palácio Tangará. Diga-se de passagem, o restaurante Jean-Georges, em Nova York, é um dos meus preferidos no mundo. Não à toa, faz parte da lista dos 50 Best Restaurants of the World. Certamente, sua cozinha instiga e surpreende em sabores estimulantes, que vão se revelando a cada prato. No Tangará, logo de cara a gente nota similaridades entre os dois restaurantes, já que em Manhattan a casa tem grandes janelas que dão para o Central Park, enquanto o Tangará também tem janelões com vista para o Parque Roberto Burle Max.

Sofisticado palácio
Restaurante do chef Jean-Georges
Elegância e imponência da arquitetura

A história do Tin Building

Projetado pela Roman and Williams Buildings and Interiors, o mercado gastronômico de Nova York tem 53.000 pés quadrados, onde todos os restaurantes são vinculados a Jean-Georges. Aliás, o custo total para concluir o Tin Building foi de incríveis US$ 194 milhões.

O letreiro do mercado gastronômico de Nova York
Renata Araújo visitou o Tin Building

No local do Tin Building, existia o Mercado de Peixe da Fulton Street, que foi o mercado atacadista de pescado mais importante dos Estados Unidos por mais de um século. No entanto, a transição das entregas de pescado de barcos para caminhões em meados do século, seguida por um incêndio em 1995, acelerou o declínio do edifício.

Mercado Central

Também no Pier 17 e de frente para o a porta do Tin Building, está o Mercado Central. O estabelecimento oferece carnes, queijos e alimentos prontos para consumo de origem sustentável. 

Gostou deste programa completo em Nova York? Vale a experiência, caso queira aproveitar boa gastronomia e passear por variadas lojas!

Endereço: 96 South Street, NYC

Por Renata Araújo
Colaboração: Leonardo Marchetti
Fotos: Renata Araújo e divulgação
Janeiro de 2024

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Simone: alta gastronomia italiana no Itaim

Simone: restaurante elegante e intimista liderado por um genuíno chef piemontês que traz alta gastronomia…

2 dias atrás

Pato com Laranja: sofisticado restaurante asiático na Dias Ferreira

A casa chega à badalada Dias Ferreira com ambiente elegante, balcão no sushibar e dj's…

4 dias atrás

Bistrô carioca Guimas chega em Cascais

O novo bistrô carioca Guimas em Cascais. O bistrô carioca, que existe desde 1981 na…

4 dias atrás

Magnólia, novo bar em Ipanema resgata a boemia carioca

Na esquina das ruas Redentor e Garcia D’Avila, o Magnólia traz um novo sabor ao…

5 dias atrás

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

1 semana atrás

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

2 semanas atrás