Agora o Jardim Botânico pode contar com um novo espaço multi cultural, o Studio 512. Novidade boa para a cidade!

Studio 512

O bairro abriga lindos casarões em meio a ruas arborizadas, e nada melhor do que um ambiente assim para dar lugar para profissionais de diversas áreas exporem seus trabalhos num clima mais descontraído. A ideia de um espaço como esse nasceu dos sócios Mônica, Renata, Beti e Felipe. Apaixonados por gastronomia, moda, arte e cultura, eles encontraram na casa de 400m2 o ponto ideal para agregar pessoas em torno de exposições, workshops, fotografias, seminários empresariais, lançamentos de livros, pequenos eventos e reuniões.

Studio 512

detalhe Studio 512

O You Must Go foi conferir de perto o centro multi uso durante a apresentação do “Saboreando História”, com a historiadora e chef portuguesa Ana Roldão, cujo curso já falamos aqui no blog, como você pode ler aqui . Ela nos levou a um delicioso passeio com o tema “Uma noite com Maria Antonieta”. Foi uma verdadeira aula de gastronomia histórica, onde pudemos não somente aprender mais sobre a rainha da França, que foi tão polêmica e marcante, mas também saborear deliciosas comidinhas no mesmo estilo em que costumavam servir na Corte de Versailles.

Versailles

O requinte do palácio, que foi o maior centro de poder da França, era muito alto, e o rigor da etiqueta e exagerados protocolos eram difíceis de serem seguidos pela rainha de origem austríaca, que chegou na França com apenas 14 anos de idade. Apesar de ter vindo de uma das cortes mais importantes de época, o Palácio de Schӧnbrunn em Viena, nada se comparava a Versailles.

Schonbrunn

Durante a palestra aprendemos sobre o serviço de mesa da Corte, os protocolos, a origem das louças e vestimentas. Maria Antonieta teve que se adaptar a isso tudo e conseguiu sobressair criando um estilo próprio que influenciou a moda e costumes de então. Com a bagagem cultural de Ana Roldão e sua forma leve de nos apresentar fatos históricos, temos a impressão de estar mesmo vivenciando uma noite na corte, principalmente com os delicados toques franceses que ela deu ao evento. Uma pequena degustação foi preparada para dar uma ideia de como cada prato era apresentado. Uma entradinha de vol au vent de brie e nozes com tâmaras de entrada e mini sanduíches de frango com estragão servidos como se estivéssemos passando uma agradável tarde nos jardins do palácio. Para que os participantes tivessem a sensação de estarem numa das reuniões informais que a rainha promovia para seus amigos mais próximos, um Apéritif à la Marie Antoinette: espumante Chandon Brutt com sprite e frutas como kiwi, carambola e morango macerado. Para fechar o evento nada mais característico do que o docinho que é a cara da França. A chef Ana serviu macaron de limão siciliano dando um toque diferente com um saboroso coulis de morango e manjericão.   

montagem studio2                        

montagem studio

O que chamou atenção foi que enquanto estávamos participando desse curso gastronômico, em outro ambiente da casa estava acontecendo outro workshop com aulas de maquiagem. Os eventos podem ocorrer paralelamente sem que um atrapalhe o outro, já que a casa possui vários ambientes em dois andares. Além de contar com uma varandinha charmosa no primeiro andar, cujo salão pode ser o lugar ideal para uma pequena festa ou coquetel.

Nota 10 para a ideia de criar um centro multi cultural na zona sul, onde várias expressões artísticas podem ser apresentadas ao mesmo tempo! E onde amigos podem se reunir para comemorações num espaço charmoso e descontraído no simpático bairro do Jardim Botânico. Para entrar no site oficial, clique aqui.

End: Rua Jardim Botânico, 512. Tel:3268 . 3095

 Texto e Fotos: Monica Barros

Leia mais:

Exposição do Salvador Dalí no CCBB

Personagem Mônica chega ao Arpoador

Ecoturismo com conforto no Rio 

A tradicional Confeitaria Colombo

 

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.