Por Monica Barros

À procura de um bom programa cultural  no Rio, que tal visitar a Exposição de Salvador Dalí no CCBB?

Para comemorar os 25 anos do Centro Cultural Banco do Brasil, a instituição trouxe uma atração de peso: Salvador Dalí. São 150 obras, entre elas fotografias, gravuras, desenhos e contribuições do pintor ao cinema.

unnamed (1)
O artista catalão é a expressão máxima do movimento surrealista. Visitar uma exposição dedicada a ele é se deixar levar pela imaginação, sair do convencional e mergulhar no absurdo.
Para dar um gostinho de como funcionava a cabeça de Dalí, a réplica de uma instalação cujo original está na sua cidade natal Figueras, na Espanha, dá oportunidade ao público de vivenciar esse mundo lúdico. Ela permite que os visitantes “entrem” no rosto de Mae West, estrela do cinema americano na década de 30, e ali encontrem uma sala de estar.

unnamed (4)

A intenção da curadoria é que o público conheça a evolução do pintor e as técnicas que ele utilizava. Estão espalhadas pelo centro cultural fotografias mostrando o making of de algumas de suas obras, além de trabalhos de outras fases, como a cubista.  Faz parte dessa exibição quadros como Autorretrato cubista, Composição surrealista com figuras invisíveis e Paisagem média pagã. Entre os desenhos, estão ilustrações feitas para o livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol. Mais surreal impossível.
unnamed (3)unnamed

Os cariocas podem conferir agora praticamente a mesma exposição apresentada ano passado no Centre Pompidou, em Paris, que atraiu quase 800 mil espectadores. O CCBB se preparou para receber um grande número de pessoas. Organizada pelo Instituto Tomie Ohtake, é a maior já realizada no Brasil, com obras que vão desde 1920 até os últimos trabalhos de Dalí, falecido em 1989. As filas são grandes, mas apenas um número limitado de pessoas entra a cada vez, e um guia faz um resumo do que será visto antes de cada grupo entrar na sala principal da mostra. Bastante organizado.

unnamed (2)

Salvador Dalí ficará em cartaz no Rio até 22 de setembro, depois segue para São Paulo.

 

 

Leia também:

Restaurante de alta gastronomia em museus e espaços culturais do Rio

Pérez Art Museum: arte contemporânea em Miami

 Complexo Esquina 111: o novo gastrobar eclético de Ipanema

 

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.