são francisco

Se tem um lugar que você precisa conhecer em San Francisco é o bairro italiano de North Beach. Conhecido por seus inúmeros restaurantes e pelo seu agito, é sem dúvida uma região muito agradável para passear e também para comer bem. Por isso, resolvi fazer um itinerário de Little Italy ou seja, um roteiro de North Beach. Lá você vai conhecer o ponto de partida do movimento Beatnick, o restaurante do Francis Ford Coppola e também onde o cineasta começou a escrever o clássico “O Poderoso Chefão”. Portanto, seja você cinéfilo ou não, acompanhe o post até o final para ficar por dentro de uma das áreas mais interessantes e gastronômicas de San Francisco. Aproveite para ler também nossas dicas de onde comer em SF e o Top 5 museus em São Francisco!

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

Localização

North Beach fica coladinho a Chinatown. Para conhecer esse bairro, o ponto de partida pode ser no cruzamento entre a rua Broadway e a Avenida Columbus. A arquitetura da Little Italy californiana é distinta do resto da cidade. Ou seja, você vai ver logo edifícios coloridos e antiguinhos. Separamos, portanto, neste roteiro de North Beach, alguns lugares bem centrais que vale a pena você conhecer. A ideia é sair caminhando e ir parando devagarzinho em cada um deles.

+Palace, tradicional hotel de luxo em São Francisco.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

chinatown
Chinatown

Atrações e restaurantes em North Beach:

Zoetrope – restaurante do Coppola

O diretor ítalo americano é seguramente um amante da boa mesa e de bons vinhos. Não à toa, ele é proprietário de uma vinícola em Sonoma, CA. Além disso, é também dono deste bistrô de estilo francês. Claro que lá também vende vinhos californianos e oferece aquela comidinha típica de bistrô, como por exemplo… Por fim, ele é decorado com cartazes de antigos filmes e é um charme! Por um minuto dá para se transportar para Paris, rs. O atendimento é bem simpático e é bem comum ver turistas sentados sozinhos – comendo ou bebendo – exatamente como fiz, rs. O famoso Zoetrope fica no majestoso edifício Sentinel que por si só merece a visita.

+Roteiro de luxo pelos EUA

Zoetrope são francisco
Renata Araújo na entrada do Zoetrope

End.: 916 Kearny St, San Francisco, CA 94133.

Livraria City Lights

Artistas, escritores, poetas, músicos, entre outros, participaram do movimento beat nos anos 50 e princípios dos anos 60. Eles subscreveram um estilo de vida antimaterialista, na sequência da 2. ª Guerra Mundial. Ou seja, a meta era criar uma literatura mais perto da realidade, portanto, uma poesia mais urbana e um estilo de escrever exclusivo, diferente de qualquer outro já criado. A livraria City Lights foi um dos pontos de partida deste movimento. Seguramente um lugar histórico e interessante neste roteiro de North Beach.

Livraria City Lights são francisco
Livraria City Lights
Livraria City Lights são francisco
Livraria histórica!

End.: 261 Columbus Ave, San Francisco, CA 94133.

Bar Vesuvio

Um clássico bar em San Francisco, centro do movimento Beat na década de 50, ao lado da City Lights. O prédio foi projetado pelo arquiteto italiano Italo Zanolini e concluído em 1916. Ele mantém a fachada toda colorida e extremamente instagramável. Se tornou, portanto, um lugar lendário que tinha que fazer parte do nosso roteiro de North Beach. Vale observar os grafites na lateral, no beco, justamente vizinho à livraria. Ao entrar, percebemos logo a vibe vintage do lugar e conseguimos respirar ainda o tanto de cultura e transformações debatidas ali ao longo das décadas.

bar vesuvio são francisco
Entrada
bar vesuvio são francisco
Bar Vesuvio
bar vesuvio são francisco
Um clássico!

End.: 255 Columbus Ave, San Francisco, CA 94133.

Washington Square

Caminhando um pouco, você chega até a charmosa Washington Square. A praça é muito simpática com a belíssima igreja de São Pedro e São Paulo. Aliás, ela certamente já apareceu em alguns filmes e foi cenário também de um dos casamentos da estrela Marylin Monroe. Se você olhar ao redor, vai perder a conta de quantos bairros e restaurantes há por ali.

Washington Square
Washington Square

Cafe Trieste

Olhando para a fachada, você não vai dar nada demais, mas o Cafe Trieste, aberto em 1956, se intitula ter sido o pioneiro do café expresso na Costa Oeste. E além disso, ficou muito conhecido pelo premiado diretor Francis Ford Coppola ter o escolhido como local para escrever a saga “O Poderoso Chefão”. Ou seja, só de pensar que o modesto lugar inspirou um dos maiores profissionais do cinema deste século já dá vontade de ir, né? Bom, pelo menos comigo foi assim! Fiz questão de provar o expresso que estava bem intenso e gostoso. O ambiente é simples porém simpático e as mesas na calçada, convidativas quando o tempo permite.

Cafe Trieste são francisco
Um clássico!

End.: 601 Vallejo St., San Francisco, CA 94133.

Tommaso’s Pizza

Seguramente uma das pizzarias mais disputadas e tradicionais de San Francisco. Portanto, esteja você sozinho, em casal, com amigos e sobretudo em família, uma ótima pedida! Inclusive, não se espante se esbarrar com algum famoso por lá.

End.: 1042 Kearny St, San Francisco, CA 94133.

Tony’s Pizza

Famosa pizzaria em North Beach que serve autêntica pizza em estilo napoletano, considerada por alguns a melhor da cidade!

Tony's Pizza são francisco
Tony’s Pizza

End.: 1570 Stockton St, San Francisco, CA 94133.

Mama’s

Confesso que não cheguei a ir no Mamma’s, entretanto, segundo minha amiga Marina Vidigal do Ideias na Mala, ele serve um brunch delicioso e muito disputado nos fins de semana.

Mama's são francisco
Mama’s

End.: 1701 Stockton St, San Francisco, CA 94133.

Conclusão

Finalmente, há muito mais bares, cafés e restaurantes em North Beach, o bairro italiano de San Francisco. Seguramente seria difícil falar de todos em um post só. Além disso, há também passeios guiados interessantes por lá. Agora me conta, já conhecia esta região? Que lugar gostou mais?

Texto e fotos por Renata Araújo. Junho de 2022.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a Seguro ilimitado e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.