Pulperia Porteña no Recreio dos Bandeirantes

O You Must Go foi convidado a conhecer uma nova boutique de carnes de origem na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A Pulperia Porteña é um lugar com muito charme e bossa, totalmente autêntico, onde sentimos a tradição da cultura gaúcha presente em cada cantinho.

Pulperia Porteña no Recreio dos Bandeirantes

Os donos são gaúchos e produtores no Rio Grande do Sul. Essa é a procedência das carnes disponíveis na casa, que levam, por exemplo, o selo da raça escocesa Angus e da inglesa Hereford. Somente 8 frigoríficos no Brasil possuem esse selo. Outro selo super importante presente nas carnes da Pulperia, é o selo verde, que atesta o não uso de hormônios nos bois.

Pulperia Porteña no Recreio dos Bandeirantes 6

A Pulperia Porteña (pulperia é um tipo de venda de beira de estrada muito comum no Uruguai, uma espécie de armazém) tem muita personalidade e instantaneamente nos sentimos muito à vontade, sem contar a decoração: uma atração à parte.

Pulperia Porteña no Recreio dos Bandeirantes

Cheio de detalhes, o salão apresenta objetos saídos de antiquários, brechós, quadros de artistas que colocam suas obras em exibição nas paredes do restaurante, objetos que pertencem à família dos donos, como um rádio da década de 40, fazendo com que tudo ali nos remeta a algo de nosso passado e principalmente à cultura sulista. Até porque a casa também vende itens para churrasco: espetos, grelhas, carvão, sal grosso…

Pulperia Porteña no Recreio dos Bandeirantes 3

Além de poder escolher nas geladeiras da Pulperia qual carne comprar para levar para casa, bem como os antepastos, molhos como o chimichurri, azeitonas ou alcachofra em conserva, é muito bacana ficar por ali mesmo numa das mesas e degustar a carne preparada na hora.

Pulperia Porteña no Recreio dos Bandeirantes

Pulperia Porteña no Recreio dos Bandeirantes 5

Existe um espaço especial com uma autêntica parrilla, onde a carne é assada seguindo a tradição porteña, que é diferente do preparo de um churrasco brasileiro. De sexta à domingo tem degustação de carnes e acompanhamentos. Basta se acomodar no charmoso salão e ficar horas batendo papo, saboreando as cervejas artesanais – inclusive a Coruja, feita no Rio Grande do Sul – ou um bom vinho tinto argentino.

Pulperia Porteña no Recreio dos Bandeirantes

Pulperia Porteña no Recreio dos Bandeirantes 8

Para acompanhar, queijo coalho com melaço ou uma farofa irresistível, temperada e sem glúten. Todos esses itens podem ser comprados na loja e levados para casa. Quem curtir a proposta do espaço, pode ainda reservar a área da parrilla para pequenos eventos e reuniões com os amigos. O aluguel inclui o assador, que prepara as carnes com técnicas gaúchas. As carnes podem ser escolhidas no cardápio, que incluem outras opções como empanadas argentinas, “marmitinhas” e combos com antepastos combinados torradas, por exemplo.

Pulperia Porteña no Recreio dos Bandeirantes 4

Pulperia Porteña no Recreio dos Bandeirantes 7

Então, se você é como a gente e adora uma novidade, corre lá para a Pulperia Porteña no Recreio.

Endereço: Av. Glaucio Gil, 1246 – Recreio dos Bandeirantes

Por Monica Barros

Fotos: Monica Barros e Pablo Muller

Março de 2016

Leia mais:

Novo cardápio do Restaurante Quitéria

O novo restaurante Galani, no Hotel Caesar Park Ipanema

Novo Banana Jack da Barra da Tijuca

Le Max, hamburgueria gourmet no Centro

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.