Pulperia Porteña no Recreio dos Bandeirantes

O You Must Go foi convidado a conhecer uma nova boutique de carnes de origem na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A Pulperia Porteña é um lugar com muito charme e bossa, totalmente autêntico, onde sentimos a tradição da cultura gaúcha presente em cada cantinho.

Pulperia Porteña no Recreio dos Bandeirantes

Os donos são gaúchos e produtores no Rio Grande do Sul. Essa é a procedência das carnes disponíveis na casa, que levam, por exemplo, o selo da raça escocesa Angus e da inglesa Hereford. Somente 8 frigoríficos no Brasil possuem esse selo. Outro selo super importante presente nas carnes da Pulperia, é o selo verde, que atesta o não uso de hormônios nos bois.

Pulperia Porteña no Recreio dos Bandeirantes 6

A Pulperia Porteña (pulperia é um tipo de venda de beira de estrada muito comum no Uruguai, uma espécie de armazém) tem muita personalidade e instantaneamente nos sentimos muito à vontade, sem contar a decoração: uma atração à parte.

Pulperia Porteña no Recreio dos Bandeirantes

Cheio de detalhes, o salão apresenta objetos saídos de antiquários, brechós, quadros de artistas que colocam suas obras em exibição nas paredes do restaurante, objetos que pertencem à família dos donos, como um rádio da década de 40, fazendo com que tudo ali nos remeta a algo de nosso passado e principalmente à cultura sulista. Até porque a casa também vende itens para churrasco: espetos, grelhas, carvão, sal grosso…

Pulperia Porteña no Recreio dos Bandeirantes 3

Além de poder escolher nas geladeiras da Pulperia qual carne comprar para levar para casa, bem como os antepastos, molhos como o chimichurri, azeitonas ou alcachofra em conserva, é muito bacana ficar por ali mesmo numa das mesas e degustar a carne preparada na hora.

Pulperia Porteña no Recreio dos Bandeirantes

Pulperia Porteña no Recreio dos Bandeirantes 5

Existe um espaço especial com uma autêntica parrilla, onde a carne é assada seguindo a tradição porteña, que é diferente do preparo de um churrasco brasileiro. De sexta à domingo tem degustação de carnes e acompanhamentos. Basta se acomodar no charmoso salão e ficar horas batendo papo, saboreando as cervejas artesanais – inclusive a Coruja, feita no Rio Grande do Sul – ou um bom vinho tinto argentino.

Pulperia Porteña no Recreio dos Bandeirantes

Pulperia Porteña no Recreio dos Bandeirantes 8

Para acompanhar, queijo coalho com melaço ou uma farofa irresistível, temperada e sem glúten. Todos esses itens podem ser comprados na loja e levados para casa. Quem curtir a proposta do espaço, pode ainda reservar a área da parrilla para pequenos eventos e reuniões com os amigos. O aluguel inclui o assador, que prepara as carnes com técnicas gaúchas. As carnes podem ser escolhidas no cardápio, que incluem outras opções como empanadas argentinas, “marmitinhas” e combos com antepastos combinados torradas, por exemplo.

Pulperia Porteña no Recreio dos Bandeirantes 4

Pulperia Porteña no Recreio dos Bandeirantes 7

Então, se você é como a gente e adora uma novidade, corre lá para a Pulperia Porteña no Recreio.

Endereço: Av. Glaucio Gil, 1246 – Recreio dos Bandeirantes

Por Monica Barros

Fotos: Monica Barros e Pablo Muller

Março de 2016

Leia mais:

Novo cardápio do Restaurante Quitéria

O novo restaurante Galani, no Hotel Caesar Park Ipanema

Novo Banana Jack da Barra da Tijuca

Le Max, hamburgueria gourmet no Centro

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.