Rio de Janeiro

Onde tomar cerveja no Rio: dicas de experts para comemorar a data

Publicado por
Duda Vetere

Você sabia que hoje o Dia da Cerveja é comemorado no dia 06 de agosto? A data é comemorada sempre na primeira sexta-feira do mês. E o mercado da bebida alcóolica mais consumida do mundo tem crescido bastante, com diferentes estilos e sabores de cervejas artesanais. Portanto, reunimos alguns craques no assunto como sommeliers e jornalistas, para compartilharem as melhores dicas de onde tomar cerveja no Rio. Além, é claro, de nos contar mais sobre o que faz uma cerveja ser especial!

Aproveite para ler também:

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

Onde tomar cerveja no Rio

Para o jornalista e colunista do YMG, Bruno Agostini, o Brewteco e a Herr Pfeffer são alguns dos melhores lugares para beber cerveja no Rio. “O novo Brewteco, na Gávea, tem mais de 30 torneiras, e uma curadoria de cervejas muito bem feitas, só com rótulos cariocas. Além disso, tem a Her Pfeffer, bar onde aprendi a beber cerveja. Os pratos da culinária alemã harmonizam muito bem”, declara Bruno.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Bruno Agostini

O sommelier e gerente da Fabro Padaria, Pedro Barcellos e Rafael Cavalieri, sous chef do Grupo T.T Burguer, também incluíram o Brewteco nas suas indicações de onde tomar cerveja no Rio. “Seja em qualquer uma das quatro unidades você tem variedade grande de chopes frescos e bem tirados, novidades em lata e garrafas garimpadas pelo Rafael e também uma boa Brahma sem qualquer frescura e afetação”, diz Rafael. Não à toa, o Brewteco foi eleito o melhor bar de cerveja do Rio pela Veja Rio Comer&Beber 2020/2021.

Brewteco, bom lugar para tomar cerveja no Rio

Já o sommelier José Padilha, expert de cervejas do Zona Sul, concorda, e ainda acrescenta alguns outros, como a Narreal, em Botafogo, o brewpub Espaço Zero9, em Ipanema, Tio Ruy, na Barra, e a Hocus Pocus DNA, bar conceito da marca em Botafogo. “De fato, o Rio está cheio de bons lugares para tomar cerveja de qualidade”, completa Padilha.

Opinião de quem sabe…

Enquanto isso, a mixologista e sommelière Francesca Sanci e o jornalista de gastronomia e sommelier de cervejas Pedro Landim, elegem o Boteco do Raoni, no Grajaú, um dos melhores lugares para beber cerveja no Rio. “É um boteco que tem alma, frequentado por amantes da bebida. Além da boa comida e bom ambiente, tem todos os tipos de cervejas, e uma ótima seleção de choppes artesanais na torneira, sempre com novidades de microcervejarias”, completa Pedro.

Pedro Landim
Francesca Sanci

Já para o sommelier Edson Carvalho, do @viajantecervejeiro, o Boteco Carioquinha, na Lapa, é o point para beber uma boa cerveja. “É bem antigo, e tem várias opções de cervejas artesanais e com comida de boteco”, conta.

Edson Carvalho

E o que faz uma cerveja ser especial?

Para Padilha são vários fatores como, por exemplo, uma boa receita, ingredientes nobres e frescos e ter um rigoroso controle de qualidade na fábrica . “Mas o principal é a cerveja agradar seu paladar, isso é o mais importante“, diz. Enquanto isso, para Pedro Landim, uma cerveja feita da cabeça de um cervejeiro apaixonado, vai ser sempre uma cerveja única e com bons ingredientes. “Cerveja boa é aquela em que tudo é pensado com muito carinho e cuidado, desde a escolha das matérias primas até o envase, e quando a cerveja chega até o consumidor final”, diz Edson.

José Padilha

Mas, de fato, estas são apenas respostas técnicas. O que realmente faz uma cerveja ser especial é o momento, a felicidade e a companhia. “É aquela cerveja que te proporciona ótimas experiências e que seus aromas e sabores te fazem viajar por boas lembranças. Cerveja boa é aquela que te faz sorrir”, continua Edson. Já para Pedro Barcellos, é a junção de três fatores: o lugar, a companhia e o líquido.

Palavras de experts…

”Não existe a melhor cerveja, entretanto, existe a melhor cerveja para cada ocasião, e cada ocasião é única. Uma Brahma gelada, por exemplo, é perfeita quando estou em um boteco almoçando. Enquanto isso, uma Becks é perfeita pra um churrasco. Já uma Heinkenen, pra compartilhar com os amigos, uma New England IPA quando vou a um bar cervejeiro, uma Stout no final da noite com o meu marido e um growler de Catharina Sour quando estou na praia. Em todos esses momentos, essas cervejas são especiais”, explica Francesca. E Rafael Cavalieri completa: “Mais do que lúpulo, fermentação, malte e afins o que torna uma cerveja especial é o momento. Estar ao lado de quem você gosta, dando risadas e curtindo o que tiver no seu copo.”

Rafael Cavalieri, certamente um apreciador de cerveja

Portanto, depois de todas essas dicas de onde tomar cerveja no Rio, já dá para comemorar a data brindando em grande estilo!

Por Renata Araújo e Duda Vetere.

Fotos: Divulgação e Acervo Pessoal.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Pato com Laranja: sofisticado restaurante asiático na Dias Ferreira

A casa chega à badalada Dias Ferreira com ambiente elegante, balcão no sushibar e dj's…

8 horas atrás

Bistrô carioca Guimas chega em Cascais

O novo bistrô carioca Guimas em Cascais. O bistrô carioca, que existe desde 1981 na…

1 dia atrás

Magnólia, novo bar em Ipanema resgata a boemia carioca

Na esquina das ruas Redentor e Garcia D’Avila, o Magnólia traz um novo sabor ao…

2 dias atrás

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

4 dias atrás

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

1 semana atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

1 semana atrás