Amor, pede uma porção de batata frita? O.K., você venceu, batata frita. Mas se for para investir em algumas calorias extras, que valha a pena. Ou seja, nada de batata frita congelada e farinhenta. E nem precisa. Afinal, o que não faltam aos chefs são criatividade e técnica para deixar o pedido ainda mais irresistível. Portanto, fomos atrás das verdadeiras batatas, e listamos abaixo dicas de onde comer as melhores batatas fritas do Rio:

+Reserve aqui seu hotel no Rio pelo melhor preço.

Onde comer as melhores batatas fritas do Rio

Azur e Irajá Redux

Se tem algum chef que persegue mesmo a receita da batata frita perfeita é Pedro de Artagão. Em seu pedacinho em frente ao mar, no Azur, no Leblon, ele mantém no cardápio a batata frita de verdade! Está assim mesmo no menu. Servida com molho tártaro.

+Pré-Carnaval no Rio: shows, festas, blocos

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Já na sua mais nova praia de assinatura, o Irajá Redux, o chef se permitiu incluir no cardápio uma batatinha que demora três dias para ficar pronta. O segredo ele não conta, mas não dá para esconder que é um dos xodós da nova casa, são as Redux Fries, que acompanham o chorizo + tutano, com creme de espinafre e farofa de ovo – ou seria o contrário?

Ends: Av. Delfim Moreira, 1746 – Av. Ataulfo de Paiva, 270 – Leblon

Fairmont Copacabana

Cortadas a mão, as batatas fritas do Marine Restô e do Spirit Copa Bar, no Farimont, passam por um longo caminho antes de chegar até as mesas. Para deixar aquela camadinha crocante por fora e macia por dentro, por exemplo, elas são assadas a seco para reduzir o nível de umidade até o percentual ideal. O tempero extra é a vista, uma das mais impactantes da cidade. ”Todas saem sequinhas e são servidas acompanhadas por um aioli de pimenta fermentada feito por nós”,  diz o chef Carlos Cordeiro.

End: Av. Atlântica, 4240 – Copacabana

+ Rio Star: a nova roda-gigante do Rio de Janeiro
+ Bares pequenos e charmosos para o verão no Rio 

L’atelier Mimolette

Para Elia Schramm, chef-executivo do grupo 14zero3, não há outra receita para uma batata frita perfeita! ”Tem que ser dourada, macia por dentro e crocante”, decreta o chef, revelando como faz para chegar  ao resultado esperado.

– Tem que confitar as batatas em baixa temperatura antes  e, só depois,  fritar em óleo quente.

No L’atelier Mimolette, em Ipanema, a sugestão é o filé mignon grelhado com fritas da casa (pode ser prussiana também, tá?). O prato é servido com molhos  béarneaise, poivre ou de mostarda.

End: Rua Garcia d’Avila, 151 – Ipanema

Maria e o Boi

Seja como entrada ou como acompanhamento, certamente a batata frita recebe tratamento de prato principal no Maria e o Boi, em Ipanema. Nas duas versões, elas são cozidas e, depois, fritas duas vezes para ficarem bem crocantes. As simples são feitas com sal e vinagre. Já a batata show vem acompanhada de costela desfiada com molho de queijo e tempero especial (e secreto) da casa. Ou seja, na dúvida, vale experimentar as duas.

End: R. Maria Quitéria, 111 – 1º andar – Ipanema

+Menus de verão nos Restaurantes do Rio
+10 restaurantes japoneses no Rio

NOSSO

Numa das cozinhas mais afinadas da cidade, o chef Bruno Katz, do Nosso, tem umas batatinhas fritas bem no clima de batatas bravas. “São batatas Asterix, fritas em temperaturas de 140 e 180. Elas são servidas com um aioli de azeite e alho no sifão, que parecem uma espuma, uma salsa brava picante, e sal de togarashi”, conta Bruno.

End: R. Maria Quitéria, 91 – Ipanema

+5 restaurantes no Rio por um concierge de hotel de luxo

Rubaiyat

Ainda que apareça no cardápio como acompanhamento, a batatinha souflê do Rubaiyat Rio já conquistou lugar de protagonista faz tempo. Barrigudinhas e crocantes, elas passam pelo forno de barro para ficarem ainda mais sequinhas antes mesmo de serem descascadas e laminadas. Além disso, o encanto está  mesmo no processo de fritura, feito em duas etapas e que demora algumas horas, com direito a descansadinha da batata na geladeira entre uma imersão e outra.

End: R. Jardim Botânico, 971 – Jardim Botânico

Este post deu água na boca, né? Então aproveita e corre para experimentar as verdadeiras e melhores batatas fritas do Rio!

Por Marcella Sobral. Janeiro 2020.

Fotos: Dhani Borges, Tomás Rangel, Divulgação.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.