A cadeia internacional Rosewood lançou no começo de abril o projeto que será construído até 2018 e leva a assinatura do arquiteto francês Jean Nouvel. Não é todo dia – nem todo década, eu diria – que se tem a honra de acompanhar um grandioso trabalho de restauração, conservação e construção de uma obra transformadora como será a Torre Rosewood em meio aos edifícios de inspiração florentina do complexo Matarazzo, construído em 1943, no bairro da Bela Vista.

O primeiro Hotel Rosewood na América Latina, em São Paulo

Aquele que já foi um hospital e maternidade, permaneceu décadas fechado, porém cuidado pelos moradores da região. Foi então, transformado em patrimônio histórico, e aos poucos ganhou o formato de Cidade Matarazzo que, em 27.000 m² contará, além do hotel palácio e uma torre residencial algumas lojas de luxo e um Centro de Criatividade voltado para exposições, desenvolvimento de artesanatos, moda, música e gastronomia brasileira.

O primeiro Hotel Rosewood na América Latina, em São Paulo 6

O complexo hoteleiro e residencial será um edifício paisagem, que, segundo Jean Nouvel, alimentará a exuberante vegetação dos jardins da Cidade Matarazzo sendo ele um jardim vertical – o que aumenta a sensação de continuidade entre a Torre Rosewood e seu entorno. Nouvel reforça: “O Matarazzo é um oásis em meio ao caos e é isso que vamos manter e privilegiar. ”

O primeiro Hotel Rosewood na América Latina, em São Paulo

Serão 151 quartos para hóspedes e mais 122 suítes residenciais com a estrutura de dois restaurantes, um bar e caviar lounge, três piscinas, SPA e área fitness.

O primeiro Hotel Rosewood na América Latina, em São Paulo

No dia do lançamento da pedra fundamental foram apresentadas imagens de como deve ficar o projeto ao ser concluído – e São Paulo só tem a ganhar! Jean Nouvel é um arquiteto conhecido por transformar em cartões postais as paisagens onde suas obras de desenho imponente e audacioso estão instaladas.Exemplo de suas criações são a Filarmônica, de Paris; a Torre Agbar, em Barcelona e o Pavilhão Serpentine, de Londres.

O primeiro Hotel Rosewood na América Latina, em São Paulo

O primeiro Hotel Rosewood na América Latina, em São Paulo 7

O primeiro Hotel Rosewood na América Latina, em São Paulo 8

Até mesmo uma cápsula do tempo foi providenciada para ser enterrada a 20m de profundidade no canteiro de obras, tamanha a grandeza desse projeto para a cidade. Jornais do dia, cartões com mensagens para um futuro hiper distante e até garrafas de champagne entraram na caixa de aço selada que vai residir por século abaixo das estruturas desse empreendimento que promete modificar o conceito de luxo conhecido pelos paulistanos e brasileiros.

O primeiro Hotel Rosewood na América Latina, em São Paulo 9

Pela nossa experiência, os hoteis Rosewood são fantásticos, como o Las Ventanas, em Los Cabos, o Jumby Bay Resort em Antígua e o The Carlyle, em NY.

Praia perfeita em Antígua

capa the carlyle

Por Tamy Roxo, @boccanervosa

Fotos: Divulgação e Renata Araujo

Abril de 2016

Leia mais:

5 ótimos hoteis em São Paulo

Onde comer em SP

São Paulo Airport Marriott Guarulhos

Renaissance, um hotel completo em São Paulo

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.