Hotel novo em Santa Teresa: Villa Paranaguá

Me hospedei recentemente em um espetacular hotel novo em Santa Teresa: Villa Paranaguá. Com localização facílima, perto do metrô da Glória, a hospedagem de luxo abriu as portas em 2020. Trata-se de uma mansão do início do século XX, com dez quartos, que passou por uma reforma por cinco anos. O resultado é um sofisticado Hotel Boutique & SPA,  com atendimento personalizado dos proprietários – franceses, apaixonados pelo Rio. A decoração conta com móveis e objetos de design e a gastronomia é de excelência. Portanto, leia abaixo todos os detalhes deste novo pouso exclusivo no Rio de Janeiro. Aproveite para ver também o Páreo, restaurante repaginado no Jockey e o novo bistrô no Leblon, Juliette.

Lindo o projeto!

Hotel novo em Santa Teresa

Localização

O Villa Paranaguá tem localização estratégica, no comecinho de Santa Teresa, e muito perto do metrô da Glória. Ele fica em uma casa que já funcionou como república de estudantes de arquitetura, a Mansão dos Arquitetos. Além disso, a distância até o centro é do 2 Km e até o Leblon é de 15km.

+Ferro e Farinha: nova pizzaria em Botafogo
+Novo menu de almoço do Emile, no Hotel Emiliano

Pertinho da Glória

O projeto

Os próprios donos, acompanhados de perto pelo IPHAN, foram os responsáveis pela reforma da casa. O terreno de 4.000 m² se transformou por completo! Com o compromisso com a sustentabilidade, as madeiras de descarte das obras foram reaproveitadas. Elas se transformaram em tampos para mesas, no balcão do bar e nas bancadas das pias dos banheiros. Os ambientes são espaçosos e aconchegantes e a piscina tem um arrojamento raro de se ver no Rio de Janeiro.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

+Delivery de hambúrguer no Rio: conheça os melhores

O bar
Realmente os moveis são lindos!
A piscina
Nada mal a vista!

As acomodações

Na casa principal são nove amplas suítes, com áreas que variam de 43 m² a 75 m² – e todas com varanda. Elas foram projetadas para favorecer a entrada de luz natural e se destacam pelas suas belas vistas. Quatro suítes são comunicantes e portanto, permitem acomodar famílias com conforto. Foi criado também o Pavillon, um charmoso apartamento na parte externa.

Uma das varandas
Detalhes no banheiro
Mais um quarto
Certamente a varanda é um must!
Um dos quartos

Os ambientes do Hotel novo em Santa Teresa

O hotel novo em Santa Teresa tem uma arejada sala de estar com biblioteca integrada ao salão do bar e restaurante. E o mais interessante: as refeições podem ser servidas em diferentes mesas espalhadas pela sala. Ou seja, o hóspede pode variar o lugar onde vai almoçar e jantar e ter uma sensação de um hotel chique porém casual.

A sala de estar
Almoço no jardim!

A sala se destaca por suas grandes portas e janelas em arco. Elas dão para as áreas abertas como jardim, lounge e também varanda.  

A sala
Ambientes muito aconchegantes

Os móveis e a decoração

A assinatura dos proprietários franceses se nota em cada detalhe do casarão. Como por exemplo, os móveis de ferro fundido e madeira de demolição – desenhados por Pierre e executados por Joachim, pai e filho. Já o jardim, foi plantado por Marie e Laís (sogra e nora). A decoração reúne móveis ícones do design dos anos 60, uma paixão de Pierre, como a clássica poltrona mole do brasileiro Sérgio Rodrigues. Há também a chaise longue e o sofá do francês Le Corbusier e as cadeiras do americano Warren Platner.

As poltronas de Sérgio Rodrigues

Os objetos de arte foram cuidadosamente selecionados, como, por exemplo, as esculturas em arame e outros garimpados em viagens pelo mundo. Há a coleção de garrafas da antiga farmácia da família na Rue Saint Dominique, em Paris e instrumentos musicais da famosa loja Beuscher de música, já que o pai de Pierre era luthier.

De fato, a decoração é destaque no hotel

A gastronomia

A culinária valoriza os produtores locais e o menu é sazonal. Portanto, são dois cardápios enxutos, que mudam a cada estação: um de petiscos para a piscina e outro para o almoço e o jantar. De fato, eles funcionam muito bem! As receitas, de inspiração mediterrânea, levam insumos colhidos na horta local e incluem bruschettas em pão de fermentação natural, massas frescas feitas na casa, além de pratos de pescados e carnes. O café da manhã é farto e delicioso. Além dos tradicionais pães e frutas, há também especialidades francesas, como, por exemplo, crepe doces e salgados.

Café da manhã delícia no Jardim
Pratos saborosos!
Cardápio de almoço e jantar
Uma das sugestões para a piscina

Além disso, a carta de vinhos é interessante e privilegia rótulos nacionais de qualidade.

A piscina e o jardim do Hotel novo em Santa Teresa

A belíssima piscina de borda infinita está em meio à natureza. Ela é emoldurada por um jardim com mais de quarenta espécies de plantas tropicais e árvores frutíferas, inspirado no trabalho de Burle Marx. A temperatura da água é controlada. Além disso, dela é possível avistar o Pão de Açúcar. Dar um mergulho rodeado por tanto verde certamente nos dá a impressão de estar fora do Rio.

De fato, uma bela piscina
Uma vista linda
A piscina
De fato, super fotogênica!

O Spa

Digno deu um hotel cinco estrelas, o Villa Paranaguá oferece um simpático SPA. Ele conta com duas sala de massagens onde é possível fazer tratamentos relaxantes e energizantes. Além disso, há também drenagem linfática e massagem terapêutica com cristais. O espaço fica integrado à sauna seca e à uma área fitness, com equipamentos para pilates e esteira de ioga.

Uma das salas do Spa

O atendimento

Além de todas as qualidades já mencionadas, o hotel novo em Santa Teresa se destaca por seu atendimento. Por serem franceses, os donos optaram por ter funcionários que acumulam múltiplas funções. Portanto, quem está na recepção também trabalha de garçom e por aí vai. Uma prática comum na Europa mas rara no Brasil. Isso certamente acaba aumentando a interação do hóspede com o staff, que chama o visitante pelo nome. Ou seja, mais um ponto pra Villa.

Os donos franceses
Um dos funcionários do hotel

Texto e fotos por Renata Araújo. Maio de 2021.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Canopy Jardins – hotel da nova marca lifestyle da Hilton

Me hospedei outro dia no novíssimo Canopy Jardins- hotel da nova marca lifestyle da Hilton.…

11 horas atrás

Dia do Cinema Brasileiro: 7 filmes que geram discussão

19 de Junho é o Dia do Cinema Brasileiro, portanto, vamos celebrar a data na…

2 dias atrás

Dinner in the Sky: jantar nas alturas em SP

Nesse post iremos trazer uma dica para quem quer sair da rotina. Encarar um jantar…

3 dias atrás

5 hotéis de luxo na Serra Fluminense

Listamos os melhores hotéis da Serra Fluminense para viajar. Trazemos diversas dicas de gastronomia local,…

4 dias atrás

Roi Méditerranée: restaurante francês no CJ Shops

Roi Méditerranée: restaurante francês no CJ Shops, o luxuoso shopping nos Jardins. Com DNA carioca,…

5 dias atrás