Fomos conhecer o Menu de Inverno do L’Etoile, no Hotel Sheraton, que tem uma localização privilegiada na Avenida Niemeyer, com uma belíssima vista para a orla da praia do Leblon.

Menu de Inverno do L'Etoile, no Hotel Sheraton 12

Vista do Sheraton

O charmoso L’Etoile fica último andar do hotel e funciona todos os dias da semana em horário noturno. Como era uma degustação fechada para alguns convidados, no horário do almoço, pudemos desfrutar da linda vista durante o dia.

Menu de Inverno do L'Etoile, no Hotel Sheraton 11

L’Etoile

O convite foi para conhecer o novo menu de inverno elaborado pelo chef Jean Paul Bondoux em conjunto com o residente energético e talentoso chef argentino Emmanuel Serrano. O Jean Paul, de origem francesa, comanda também a cozinha do francês Bourgogne, na América do Sul, que tem filial em Punta del Este e no sofisticado Hotel Alvear de Buenos Aires.

Menu de Inverno do L'Etoile, no Hotel Sheraton 8

Chef Jean Paul Bondoux

Comecei com um bem equilibrado Blood Mary, enquanto esperávamos os outros convidados chegarem. Degustamos ovos, em sua própria casca, recheados com creme azedo, gema e ovas de salmão, combinação saborosa e leve ao mesmo tempo.

Menu de Inverno do L'Etoile, no Hotel Sheraton

Ovo recheado com creme azedo, gema e ovas de salmão

Nos direcionamos à mesa principal e o primeiro prato servido foi baseado na experiência de infância e região onde morava o chef Jean Paul. Fomos convidados a comer as pernas de rã com as mãos, uma experiência inusitada e ao mesmo tempo divertida. Essa acompanhada do vinho branco chileno Santa Digna, da uva Gewurztraminer, com ótima acidez e equilíbrio. Essa uva, de origem alemã, é uma das minhas favoritas, versátil, pode acompanhar frutos do mar, pratos mais ousados como o da cozinha tailandesa com presença de especiarias e pimentas, até ingredientes mais untuosos como o foie gras.

Menu de Inverno do L'Etoile, no Hotel Sheraton

Pernas de Rã

Em seguida foi servido um prato, com uma linda apresentação, de camarões VG, um delicado gnocchi de batata baroa e fondue de tomate.

Menu de Inverno do L'Etoile, no Hotel Sheraton

Camarão VG, gnocchi de batata baroa e fondue de tomate

Seguindo o curso, um palmito pupunha com vieiras e molho de coco e limão, um dos mais interessantes da tarde: textura do palmito, sabor e untuosidade das vieiras canadenses e equilíbrio no molho de coco e acidez e frescor do limão. A harmonização com o Santa Digna encaixou brilhantemente.

Menu de Inverno do L'Etoile, no Hotel Sheraton

Palmito pupunha com vieiras e molho de coco e limão

Na sequência, um galeto assado feito através da técnica tradicional da cozinha francesa, com suculência e textura perfeitas. Acompanhado de foie gras, bacon, purê de ervilhas e o molho servido pelo próprio Jean Paul na mesa.

Menu de Inverno do L'Etoile, no Hotel Sheraton 5

Galeto assado com foie gras, bacon e purê de ervilhas

Ainda não acabamos! Como último prato, foi servida a saborosa costeleta de vitela do Rio Grande do Sul à provençal com suculentos cogumelos. Essa foi acompanhada pelo vinho tinto francês Corbières do Languedoc, das uvas Caragnan, Grenache Noir e Syrah. Aromas interessantes que lembram a baunilha, café torrado e especiarias como cravo e gengibre.

Menu de Inverno do L'Etoile, no Hotel Sheraton

Costeleta de Vitela do Rio Grande do Sul com cogumelos

Finalizamos muito bem com a vicherin de mascarpone e framboesa, seu frescor e sabor arrancou suspiros femininos da mesa.

Menu de Inverno do L'Etoile, no Hotel Sheraton 7

Vicherin de mascarpone e framboesa

A tarde foi muito agradável, a cozinha francesa de Jean Paul e Emmanuel apresentou vários elementos de brasilidade e técnicas da França muito bem executadas. Isso faz o L’etoile despertar a curiosidade de importantes chefs como o Paul Bocuse, que fez questão de incluir o restaurante em seu roteiro na última visita à cidade maravilhosa. Não é pouca coisa não.

Menu de Inverno do L'Etoile, no Hotel Sheraton 9

Rodrigo Brites e Renata Araujo

O Sheraton, hotel tradicional no Rio mudou de administração e está de cara nova, com decoração moderna de bom gosto em todos seus espaços comuns, a começar pelo lobby. Para aumentar a excelência, está terminando de reformar a sua piscina, possui dois restaurantes abertos ao público: um italiano e um francês. Completando suas opções de entretenimento para hóspedes e passantes, o luxuoso Shine Spa e o Dry Martini, moderno bar de drinks, com assinatura do competente Javier de Las Muelas, onde ocasionalmente são apresentados pockets shows de jazz. Um hotel que vale a pena conhecer.

Menu de Inverno do L'Etoile, no Hotel Sheraton 13

Lobby

Por Rodrigo Brites, o @garfocarioca

Fotos: Renata Araujo e Divulgação

Maio de 2016

Leia mais:

Antiquarius e Satyricon: tradição no Rio

Lançamento do Sirha Rio de Janeiro no Hotel Grand Mercure

Novidades no cardápio do Empório Jardim

Pissani abre sua primeira loja no Rio

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.